Acompanhe:
Dicas Gerais

5 fatos sobre ar-condicionado que você não sabia

Photo: Flickr

A gente acha que o ar-condicionado é só pra dias quentes — eu sempre pensei nisso. Ok, é um fato mas não uma verdade absoluta, porque ele é um regulador de temperaturas tanto pra dias frios como pra dias quentes, além disso ele traz outras vantagens, como limpar o ar de impurezas e bactérias…. Eu não tinha ideia que ele fazia mais do que deixar o ambiente geladinho no verão por isso trouxe esse e outros fatos pra dividir com vocês.

1 — Ele não foi criado para isso

O ar-condicionado não foi criado para o que a gente conhece hoje. O seu criador, Willis Carrier, desenvolveu um protótipo, em 1902, para resolver um problema das indústrias gráficas. É que com o ambiente mais quente, o calor e a umidade estragavam as impressões. Alguns anos depois, a indústria têxtil adotou a mesma solução para manter os tecidos conservados. Em 1920 percebeu-se o valor do ar-condicionado para o conforto térmico humano, sendo inicialmente instalado nos cinemas de Nova York. É que, no verão, os telespectadores fugiam das salas quentes e abafadas.

2 — A potência BTU/h

A autonomia de um ar-condicionado não tem haver com alterar mais ou menos a temperatura e, sim da abrangência para determinado metro quadrado. Vou explicar… Todo ar-condicionado é desenvolvido dando a referência, ao consumidor, da potência BTU/h. Esta sigla significa British Thermal Unit e representa a unidade térmica britânica, que acabou sendo usada em todas as partes do mundo para referenciar ar-condicionado. Quanto maior for o valor de BTU, maior é a capacidade de expandir o ar frio ou quente tratado para um cômodo.

Parece difícil de entender, eu sei porque sou de humanas, mas o site da Polo Ar, que é referência em venda de equipamentos, traz uma calculadora interativa bem interessante.

3 — A cortina de ar

Sabe quando você entra numa loja, no shopping ou no supermercado que tem aquela cortina de ar na porta? Então, este é um dispositivo que não interfere na temperatura e sim, mantém. A cortina é um bloqueio para que o ar frio tratado do ambiente não se misture com o ar externo, que pode estar abafado ou quente, mesmo com as portas abertas. Além disso, impede a entrada de mosquitos… credo!

4 — Os tipos de ar-condicionado

É um modelo mais diferente do que o outro, não é mesmo? Há anos atrás o queridinho das casas e dos escritórios era o de janela. Mas para usá-lo era preciso quebrar paredes, o que deixava o visual externo nada bonito. Em vários condomínios, o modelo foi abolido, não só pela questão estética como também pela estrutural.

Daí surgiram outras soluções no mercado. Hoje o mais popular é ar-condicionado split. Ele divide o funcionamento em dois mecanismos desacoplados, chamados de condensadora e evaporadora. A condensadora fica na área externa pré-determinada (não necessariamente próxima da janela ou parede), enquanto a evaporadora é instalada dentro. É ela que vai distribuir o ar e permitir ao usuário controlar temperatura, fluxo e umidade (disponível em alguns modelos).

A evolução desta tecnologia é o ar-condicionado multi-split. Ideal para casas, apartamentos, escritórios e outros estabelecimentos comerciais. Ele permite que, com uma única condensadora a instalação de várias evaporadoras, em ambientes distintos, como quartos, salas, salões e similares. Isso significa vantagens nas contas de energia elétrica, pois é como se tivesse dois ou três equipamentos ligados, simultaneamente, pagando o equivalente ao consumo de um.

5 – As marcas

São diversas as marcas mundialmente conhecidas referências em ar-condicionado. Várias delas apostam e muito no modelo multi-split, desenvolvendo uma série de soluções, independente se o local de instalação é comercial ou residencial. Entre estas marcas, destacam-se a Samsumg, a LG, a Midea, a Carrier, a Daikin e a Fujitsu.

Fato Bônus:

Existem várias lojas na internet vendendo ar-condicionado. Mas preço baixo, entrega rápida, pagamento facilitado e atendimento diferenciado só existe na Polo Ar. Todos os equipamentos são vendidos em até 10 vezes sem juros nos cartões ou ainda com desconto para pagamento à vista.

Beijos


Compartilhe:
Comente:
Post Anterior Próximo Post

Você também pode gostar de:

2 Comentários

  • Responder Carol Justo

    Amei esse post. Eu nunca tinha parado para pensar nos objetivos do ar condicionado.
    Eu confesso que não gosto muito, deixa o ambiente seco demais e eu sempre fico mal por isso, to sempre doente por culpa do ar condicionado do meu trabalho 🙁

    Carol Justo | Pink is not Rose

    27.10.2017 às 11:41
  • Deixe uma Resposta