Acompanhe:
Gastronomia

Aquilo que ninguém te contou sobre Gastronomia

Créditos: Flickr

Créditos: Flickr

Desde a minha participação no 2nuts4spices onde contei um pouquinho da faculdade de gastronomia, recebi vários emails e mensagens de pessoas querendo saber mais sobre o curso, onde eu fiz e o que esperar depois de formado.

Para começar, vou te contar o que falo para todos os que me perguntam. Gastronomia não é nada do glamour que a mídia passa. Ser chef vai muito além da faculdade.
Ter esse titulo exige anos de experiência. Ou seu próprio restaurante. Sabem qual é a idade media de novos restaurantes em São Paulo? 2 anos. Então abrir seu próprios restaurante assim que sair da faculdade, sem experiência nenhuma para ter um titulo de chef não é viável.

Tudo que fazemos na vida, deve ser feito com amor. Na gastronomia esse amor tem que ser puro e verdadeiro. Ser cozinheiro no Brasil significa que você vai ganhar mal, trabalhar muito mais que 8h diárias e só não vai morrer de fome porque você vai saber cozinhar.
Além de ser uma profissão concorrida, só em Sp temos mais de 20 opções de faculdades de gastronomia. Imagina quantos cozinheiros são formados por semestre? Só os melhores e os mais apaixonados sobrevivem no mercado.

Algumas faculdade exigem estágios obrigatórios. A minha não, mas eu fiz estagio porque experiencia é tudo. Os estágios se não de graça, chegam a ter oferecer de R$100 à R$200 de salário, quanto melhor o restaurante pior ele te paga. Ele te oferece o nome dele no seu currículo que para uma carreira sólida é muito importante.
Não vou citar nomes, mas o melhor restaurante de SP e um dos melhores do mundo, oferecem estágios de 45 dias sem te pagar nada, nem a condução, somente o almoço que quem prepara é você e os outros estagiários, seu período lá ira se resumir em limpar frango e cortar cebola. No final você tem o nome do melhor do mundo no currículo. Simples.

Pode parecer que estou sendo pessimista, mas não estou. Eu amo a minha profissão. Cozinhar é minha vida <3

Meus pratos na faculdade

Meus pratos na faculdade

Eu me formei no Grupo Educacional HOTEC. Uma faculdade renomada que fica no centro de SP. Em qualidade, só perde para o SENAC mas isso quer dizer pouca coisa, quem faz a faculdade é você. Eu escolhei estudar em SP ao invés de MG porque São Paulo é Capital Mundial da Gastronomia, aqui tem os melhores cursos, os melhores restaurantes e os melhores estágios. Eu dou esse conselho de quem puder, estude aqui. Vale a pena.

O curso é tecnólogo e dura 2 anos. Além das aulas praticas de cozinha quente, fria, confeitaria, carnes e etc… Tive aulas de direto, biologia, matemática, história e administração.

Muita gente termina a faculdade se achando profissional, na pratica a vida é outra. Poucos param pra te elogiar ou te ensinar, os pratos tem que sair rápidos e perfeitos. Só quando você entra na cozinha de verdade que vai descobrir se é nessa área que você quer ficar mesmo. Meu primeiro estagio fui escalada para trabalhar no Natal! E foi ai que descobri que é isso mesmo que eu quero.

Vou continuar escrevendo sobre o tempo que passei na faculdade em outros post senão esse fica enorme.
Ficou alguma dúvida? Converse comigo no comentários 😀


Compartilhe:
Comente:
Post Anterior Próximo Post

Você também pode gostar de:

5 Comentários

  • Responder Suzanne B.

    “quanto melhor o restaurante pior ele te paga” ihhh mana, na realidade acho que toda loja é assim tb viu, pq sempre que mudava pra uma loja mais conhecia e tudo mais eu me ferrava’ ainda mais, o trabalho aumentava e o salário diminuia #escravidão E_E… é tenso o negócio…
    acho que tem que ter muuuuuuito amor por comida pra trabalhar com gastronomia, coisa que eu não tenho afinal 🙁 … ahuahuahahuha sorte ai ^^!

    15.08.2014 às 09:56
    • Responder Stephanie

      Super triste isso né 🙁 Ficamos numa expetativa que aquele nome famoso vai trazer vantagens e acaba que só ferra x.x é tenso mesmo
      Orra, muito muito amor e ainda é pouco, como eu disse na gastronomia só sobrevive os verdadeiros apaixonados 😀
      Muito obrigada pelo comentário, beeijos

      15.08.2014 às 12:56
  • Responder Roberta Kley

    Gostei muito do seu texto e do seu blog, me identifiquei bastante pois também faço gastronomia na Hotec (estou no terceiro semestre) Parabéns!!!

    22.08.2014 às 16:40
    • Responder Stephanie

      Ah que bom que estou do blog, estou sempre com novidades? Que incrível que estuda na HOTEC e achou o blog, fico muito feliz 😀 Qualquer dica, duvida e talz, sobre a facul pode me contatar, vc me acha facil no twitter @teefah ou no instagram @quasemineira
      Você viu aqui no blog a entrevista com o professor Chris? Ele vai te dar aulas no quarto semestre, vale a pena conferir http://quasemg.tk/1vh8C3w
      Beijos e brigada *-*

      22.08.2014 às 18:59
  • Responder Quase Mineira | GASTRONOMIA, ESCOTISMO E COTIDIANO DE UMA PAULISTA EM MINAS » Arquivo

    […] você pretende cursar Gastronomia, eu escrevi Aquilo que ninguém te contou sobre Gastronomia e alguns leitores me procuraram com dúvidas sobre o curso, o mercado de trabalho e qual a vibe da […]

    05.11.2014 às 15:41
  • Deixe uma Resposta