Acompanhe:
Livros

Buddhism: For Beginners! — Dominique Francon

52 Livros em 52 Semanas

 

Buddhism for Beginners

Título: Buddhism for Beginners: The ultimate guite to incorporate Buddhism into your life
Autora: Dominique Francon
Editora: Amazon
Ano: 2014
Páginas:
108
Classificação: 2/5
Skoob | Goodreads

Sinopse (tradução minha): Você já ouviu falar sobre Budismo? Sim, você provavelmente já ouviu. Talvez você já tenha até formado uma vaga ideia do que o budismo representa ou, ainda mais, você até é um “praticante” e tenta aplicar os ensinamentos de Buddha em sua vida diária. Veja bem, na vida TODOS estamos no mesmo jogo, mas muitas pessoas não percebem isso. A maior parte das pessoas não para nem para pensar em como podem melhorar a própria existencia. A maior parte das pessoas sequer sabem o que quer dizer “viver no presente”. E é exatamente por isso que grande parte da população mundial precisa desesperadamente do budismo. Eles não estão vivendo, apenas sobrevivendo, transitando vidas repletas de ódio e dor.

~

Desde o final do ano passado eu venho procurando entender um pouco melhor o budismo e o que ele significa. E existem diversos portais budistas online que fornecem milhares bytes de informações, mas eu precisava de um livro com começo meio e fim, para tentar ordenar esse aprendizado, porque era tanto material que eu não fazia ideia de por onde começar.

O budismo é considerado tanto uma filosofia como uma religião não teísta, ou seja, sem a existência de um deus. “Mas e Buddha?” Buddha não é um Deus. Buddha é, digamos, o guardião do conhecimento. Diz a narrativa convencional que Buddha era um príncipe que, aos 29 anos, começou a sair do palácio diversas vezes e, com isso, tomou conhecimento sobre o sofrimento das pessoas comuns. Concentrando-se na meditação, Sidarta descobriu o que hoje é chamado de “caminho do meio”, que é o equilíbrio entre o apego e a negação.

“A lenda diz que Sidarta conheceu a dúvida sobre o sucesso de seus objetivos ao ser confrontado por um demônio chamado Mara, que simboliza o mundo das aparências, a tentação, comparado ao papel da Satanás no cristianismo, muitas vezes representado por uma cobra naja. Mara teria oferecido todos os tipos de prazeres e tentações a Sidarta, que implacavelmente repeliu Mara. Vencido Mara, Sidarta acordou para a Verdade, a Verdade da origem, da cessação e do caminho que levava ao fim do sofrimento, e se iluminou. Assim, por volta dos quarenta anos, Sidarta se transformou no Buda, o Iluminado.” (Wikipedia)

Comprei este ebook na Amazon porque queria algo barato e que me desse uma introdução mais didática do que o grande volume de informações que encontrei nos artigos “introdutórios” sobre o Budismo.

O livro é interessante, mas bem superficial. Ele se concentra bastante na meditação, explicando algumas técnicas e a lógica por trás da canalização de mente e espírito. O que é interessante se você quer aprender a meditar. A meditação é uma grande parte do budismo, mas eu esperava aprender sobre a essência e os ensinamentos budistas antes de ser introduzida a um intensivo sobre meditação.

Paguei 4 dólares, então não me decepcionei tanto, mas fiquei sentindo falta de explicações melhores sobre os “preceitos” do Budismo.

Recomendo para: Quem já tem algum conhecimento sobre o Buddismo, e quer saber mais sobre meditação.

Onde comprar: Amazon


Compartilhe:
Comente:
Post Anterior Próximo Post

Você também pode gostar de:

Nenhum Comentário

Deixe uma Resposta