Acompanhe:
Viagens

Cananéia, cidade ilustre do Brasil

Quando fiquei noiva em Setembro, a ideia original de comemoração era uma pequena festa para a família e amigos já que não vamos ter festa de casamento tão cedo porque temos outros planos… Enfim, não deu certo porque o lugar que fechamos simplesmente não deu retorno nenhum pra gente.

cananéia-1

Então mesmo chateada, resolvemos a festa por uma viagem com um casal de amigos para Cananéia, litoral sul de São Paulo.

Cananéia é conhecida por ser ponto de partida para as preservadas ilhas do litoral Sul de São Paulo, como a do Cardoso, a do Bom Abrigo e a Comprida, acessíveis por barcos e escunas. A cidade oferece as melhores opções de pousadas e restaurantes da região, além de abrigar uma infinidade de cachoeiras perfeitas para os dias de calor.

O lugar é um dos 10 destinos mais procurados do Brasil, tanto que fechamos a pousada 1 mês antes da viagem nos 2 últimos quartos, a maioria das pousadas e hotéis da cidade já estava com tudo reservado até o ano que vem por conta do verão e das festas de fim de ano. E olha, que nós fomos em um fim de semana que não era feriado, dias 23, 24 e 25 de outubro.

Como chegar e sobre a cidade:

De acordo com o google maps, chegar em Cananéia deveria ser um caminho simples pela Rodovia Régis Bittencourt que levaria mais ou menos 3 horas de viagem de São Paulo, capital. Mas nosso padrinho e motorista Tiago, resolveu ir pela Rodovia dos Imigrantes para evitar o trafego de caminhões o que aumentou um cadin o tempo da viagem.
Saímos às 15h e chegamos às 20h.

25102015-IMG_0028 25102015-IMG_0034

A cidade é bem simples, nada de luxo não, o que era exatamente o que estamos procurando nesta viagem de noivado ❤️‍

Uma das vilas mais antigas do Brasil, Cananéia preserva um colorido centro histórico repleto de construções do século 17. O casario espalha-se pela Rua do Fogo, assim batizada por ter sido iluminada por lampiões durante muitos anos. Ainda no cenário colonial está a Igreja de São João Batista, erguida pelos jesuítas em 1577 e restaurada em 1769.

25102015-IMG_0037

Hospedagem:

A pousada que ficamos chama-se Pousada Retino das Caravelas, que logo de cara me encantou por hospitalidade. Como chegamos bem mais tarde que o previsto, o dono estava nos esperando na porta com todas as informações sobre o local, ele também foi atencioso ao indicar lugares para comer (o que é muito importante) e passeios pela cidade e ilhas próximas.

pousada

O lugar ofere wi-fi (muito importante para blogueiros que levam notebook para trabalhar na viagem de noivado); piscina, café da manhã e um ambiente muito bonito! 🌴
O preço da hospedagem varia conforme a época do ano, pagamos R$550,00 (2 quartos – 4 adultos) com o desconto para os Escoteiros do Brasil, do site Hotel Urbano.

Alimentação:

Eu tinha na cabeça que estava na praia e que era a terra das ostras e como boa Chef de Cozinha, eu me entupi de frutos de mar 🍤 mas vou contar em detalhes como foi a alimentação:

20151023-IMG_0018

  • Sexta à noite quando chegamos fomos jantar – gente, eu só não lembro o nome de nenhum restaurante que fomos 😥 – escolhemos porção de camarão para entrada, peixe à parmigiana com fritas e os padrinhos escolheram yakisoba.
    Obs: O garçom deste restaurante quase derrubou refrigerante na minha camera e eu só não fiquei muito puta porque salvei a camera antes.
  • Sábado tomamos café na pousada, almoçamos na Ilha do Cardoso e jantamos moqueca de camarão, porção de ostras fresquinhas e os padrinhos, frango à parmigiana. Saí rolando deste restaurante.
  • Domingo tomamos café na pousada, almoçamos ~camarão cremoso~ (parecia ser um molho branco com catupiri que estava divino) e os padrinhos, comida normal (lê-se prato comercial) antes de irmos embora.
  • Como boa mineira, eu comi bastante biscoito de polvilho durante a viagem 😳

24102015-IMG_0242 24102015-IMG_0251

Em todas as refeições gastamos em média R$80,00 ~ 150,00 (os 4 juntos) – os pratos estavam acessíveis, os frutos do mar em geral que são mais caros por serem o carro chefe da cidade.

Passeios

20151024-IMG_0009

Sábado pulei todo mundo cedo da cama porque no meu roteiro estava pegar o barco e ir até a Ilha do Cardoso conhecer lá – o lugar é tão lindo e mágico que vai ter post só para ele – aguardem!

Programa obrigatório na área é passear de barco em direção às ilhas dos arredores. Cardumes de golfinhos costumam acompanhar os tours que levam às piscinas naturais da Ilha Comprida ou aos cenários intocados da Ilha do Cardoso, que abriga um parque estadual emoldurado por mata Atlântica, poços, trilhas e praias.

Dentro da cidade, não encontramos tantas opções de passeios – demos uma voltada pelo centro histórico que tem as casas portuguesas coloridas mais lindas que já vi; visitamos lojinhas de lembrancinhas da cidade e bem, só.

O tempo estava bem feio, nublado e garoando então nada de cachoeiras nem parques. Mas foi a melhor viagem da minha vida e quem quer conhecer um lugar barato e ilustre, conheça Cananéia!

20151024-IMG_0166

E com isto, eu risquei Ubatuba dos lugares da lista 25 antes do 25 anos – troquei Ubatuba por Cananéia por ser um destino pouco conhecido.
Um beijo

créditos: Férias Brasil


Compartilhe:
Comente:
Post Anterior Próximo Post

Você também pode gostar de:

8 Comentários

  • Responder Juliana Rabelo

    Gente, que cidade mais lindinha! Quando tava em SP, fui pra Paranapiacaba, e tive a mesma sensação que tô tendo agora, lendo seu post: é um mundo paralelo! Adorei =~)

    27.11.2015 às 19:10
  • Responder Patricia Leardine

    Cananeia é muito boa mesmo. Adorava ver os barquinhos, ou pegar a balsa para Ilha Comprida e Ilha do Cardoso. Só não tenho boas lembranças da pousada que ficamos, mas fora isso dá uma vontade de voltar. Faz alguns anos que fui… Poxa, nada melhor que praia e água para curtir esses dias quentes por vir. Nunca tinha visto uma “viagem de noivado” mas achei muito criativa e bem aproveitada a ideia. Parabéns para os noivos <3

    28.11.2015 às 14:08
    • Responder Stephanie Ferreira

      @Patricia Leardine, brigada Patrícia <3 A ideia de comemorar o noivado veio porque não vamos fazer festa de casamento... Enfim, Cananéia e a Ilha do Cardoso são realmente lugares maravilhosos, espero voltar lá de novo *-*
      Um beijo

      03.12.2015 às 10:30
  • Responder Clay

    Que delícia de lugar!!!

    29.11.2015 às 10:02
  • Responder Bia Lopes

    Adorei o post Stephanie!!! Descobri essa cidade há um mês e desde então, decidi juntar dinheiro para conhecê -la e suas dicas ajudaram mais ainda haha

    Beijão,
    http://www.falandoemturismo.tk

    29.11.2015 às 21:20
  • Deixe uma Resposta