Acompanhe:
Escotismo

Celebridades Escoteiras: Suzanne Collins

The-Hunger-Games_-Catching-Fire-11
SuzanneCollinsSuzanne Marie Collins, americana, 52 anos é escritora e roteirista, seu trabalho de maior sucesso é a trilogia Jogos Vorazes. Ela é filha de um oficial da Força Aérea americana, vive em Connecticut com o marido e os dois filhos.

“A ideia para escrever a trilogia Jogos Vorazes nasceu quando ela estava passando os canais da televisão. Em um canal, viu pessoas competindo num reality show, e em outro viu cenas gravadas na Guerra do Iraque. As duas coisas se misturaram e a trilogia começou a se formar. O mito de Teseu e o Minotauro também serviu de inspiração. A autora descreve Katniss como um “Teseu futurístico”. No mito, Atenas era obrigada a enviar 7 rapazes e 7 moças para Creta, onde eram lançados no labirinto para serem devorados pelo Minotauro. Creta era cruel e impiedosa, assim como a Capital na trilogia de Suzanne Collins. O fato de seu pai ter lutado na Guerra do Vietnã a ajudou a entender melhor sobre pobreza, fome e os efeitos da guerra.”

Descobrir que Suzanne Collins foi uma Girl Scout (Bandeirante) não foi difícil… Na verdade todo mundo do movimento escoteiro desconfia ao ler o livro e confirma ao assistir o filme. Ser bandeirante foi uma grande inspiração para Suzanne para escrever a trilogia, ela soube explicar técnicas de sobrevivência que todo escoteiro/bandeirante sabe e vive na pratica, além que o pai militar a influenciou nesse aspecto.
Mas o que é mais marcante do escotismo no livro é nosso ~sinal secreto de escoteiro~ sem usado por Katniss.

“Então tão algo inesperado acontece. No mínimo, eu não esperava porque não pensava no Distrito 12 como um lugar que se importa comigo. Mas uma mudança tem ocorrido desde que eu subi para tomar o lugar de Prim, e agora parece que eu tenho me tornado uma pessoa preciosa. O primeiro, depois outro, então quase todos os membros da multidão tocaram os três dedos do meio das suas mãos esquerdas para os seus lábios e seguram por mim. É um velho e raro gesto usado no nosso distrito, ocasionalmente visto em funerais. Significa obrigada, significa admiração, significa adeus para alguém que você ama.”
COLLINS, Suzanne. Jogos Vorazes, pág 40.

 

Suzanne Collins - Girl Scout

Suzanne Collins – Girl Scout

Este mesmo sinal, é o sinal da Promessa Escoteira, que significa Família, Deus e a Pátria, e o maior sempre protege o menor. A diferença é que o sinal escoteiro é feito com a mão direita, não esquerda como no livro.

*Para saber mais sobre os Escoteiros do Brasil acessem a tag escotismo do Quase Mineira

Um beijo!


Compartilhe:
Comente:
Post Anterior Próximo Post

Você também pode gostar de:

Nenhum Comentário

Deixe uma Resposta