Acompanhe:
Dicas Gerais

Como ser mais produtivo usando um planner

Encerrando essa série de posts sobre planner que fiz para o ano novo, vou dar 4 dicas para ser mais produtivo usando um planner, mas antes você pode conferir os posts anteriores:

*Fotos Reprodução Kikki K

Praticar uma boa organização é essencial para sentir produtivo e no controle, seja no trabalho ou na vida pessoal. Ser capaz de gerenciar nosso tempo, gera menos estresse e mais positividade. Isso, por sua vez, libera nossas mentes para que possamos nos concentrar nas coisas maiores.

Mas claro que ser produtivo depende muito das ferramentas que você escolheu usar para essa organização, por isso separei essas dicas para quem opta por usar um planner.

Escolha uma decoração que trabalhe por você

Acontece muito das pessoas encontrarem grupos de apaixonados por planner e papelaria no facebook e querer comprar todas as canetas, washi tapes, clips e itens de decorações possíveis. Aconteceu comigo e isso não é problema quando você gosta. Se torna um problema quando você troca o foco do planejamento por uma decoração bonita.

Claro que existem pessoas que tem planner só pra decoração, eu sonho em ter um Happy Planner só pra isso. Mas se quer se organizar melhor, use os post it bonitos pra marcar compromissos, canetas diferentes para tarefas diferentes, adesivos funcionais para lembretes… Enfim, monte uma decoração que trabalhe por você.

Cheque seus compromissos todos os dias

E defina qual o melhor horário pra você. Tem pessoas que checam os compromissos todos os dias pela manhã e a noite antes de dormir, eu checo todas as manhãs. Defini que o período da manhã é o meu melhor horário, então repasso as tarefas do dia, checo se não esqueci alguma coisa do dia anterior e assim vai… O importante é criar o hábito de fazer isso todos os dias, senão o planner fica esquecido e perde seu propósito.

Anote 3 prioridades do dia

Continuando a dica anterior, escreva todos os dias três tarefas prioritárias daquele dia. Lembrando de cada pessoa tem as suas prioridades então não tenha vergonha de escrever que aquele dia sua prioridade seja algo simples como lavar os cabelos (eu escrevo toda vez). Isso evita a procrastinação porque cumprindo as três tarefas mais importantes do seu dia, você consegue gerenciar o restante das horas para cumprir tarefas menores.

Leve a sério sem ser sério

Tenha uma hora da semana para avaliar sua produtividade usando o planner. Analisar se o horário que você checa suas tarefas está te ajudando, checar se sua decoração está te ajudando e deixando o planner bonito ou só ta tudo lindo mas te atrapalhando…

Tire essa hora pra analisar as tarefas realizadas, remova tudo o que não está te ajudando ou que você não precisa mais. Verifique seus próximos compromissos e tire um tempo para pensar nos seus objetivos a longo prazo. E o mais importante leve a série sem ser sério, se seus métodos de organização não estão sendo produtivos, você é livre pra se encontrar e ser livre, não se cobre.

Eu sou apaixonada por planner espirais mas não funciona comigo, do mesmo jeito que tentei vários jeitos de planejar minha semana até achar os inserts pra mim. Espero que essas dicas sejam úteis para vocês de forma que, quem esta começando a usar um planner, encontre o melhor jeito de aproveita-lo 💙


Compartilhe:
Comente:
Post Anterior Próximo Post

Você também pode gostar de:

19 Comentários

  • Responder Mari

    Eu amo decorar (pelo Insta dá pra ver isso né? Hahahaha) mas tem semana que deixo um pra decorar – porque sou dessas doidas que tem mais de um – e outro vai só com as anotações mesmo. E ajuda bastante colocar tudo ali, no planejamento. Minha produtividade realmente aumenta.
    Beijos!

    19 de janeiro de 2017 às 09:27
    • Responder Stephanie Ferreira

      Suas decorações são linda Mari, fico babando e desejando ter mais um só pra abusar na decoração ❤️
      Beijão

      21 de janeiro de 2017 às 18:23
  • Responder Stephanie Vasques

    Já tentei usar planner por algumas vezes mas não consegui me adaptar muito. Costumo anotar minhas tarefas em uma folha e ir riscando conforme for concluindo. Porémmmm, ultimamente tenho me achado muito descompromissada com as coisas, e acabo acumulando algumas tarefas do dia a dia. Acho que vou tentar personalizar um planner semanal, do meu gosto, e tentar mais uma vez 😀

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

    19 de janeiro de 2017 às 09:33
    • Responder Stephanie Ferreira

      Isso, tenta sim xará! É a melhor coisa pra visitar seus compromissos da semana inteira! Beijão

      21 de janeiro de 2017 às 18:20
  • Responder Chell

    Cara, esse é meu problema. Se eu tenho um planner lindão assim eu gasto mais tempo arrumando ele do que usando auhauahuahua Sabe comé… rsss
    Mas ai, o que eu faço agora é usar on-line mesmo. Faço tipo um bullet journal e vou clucando nas caixinhas no google keep, se não me enrolo toda rsss

    19 de janeiro de 2017 às 10:46
    • Responder Stephanie Ferreira

      Por isso o ideal é começar com um mais simples, assim você não foca tanto em decoração e sim no planejamento… Mas eu entendo, a Ana também prefere usar recursos online do que no papel 😀

      Beijão Chell

      21 de janeiro de 2017 às 17:53
  • Responder Jade Amorim

    Eu sou super maluca por organização, mas ultimamente não tá dando certo. Eu to lá com a lista de coisas pra fazer, e prefiro simplesmente jogar a bagunça no chão, sentar no sofá e ficar lendo. E é isso aí.
    Ou dormir, como eu to dormindo ultimamente. Socorro.
    Preciso recuperar meu foco na vida porque coisas para fazer não me falta nem um pouco. 🙁
    Uma coisa que eu tenho dúvida é, colocar ou não colocar coisas do dia a dia como “lavar louça, varrer a casa, pintar a unha”?

    Beijos.

    19 de janeiro de 2017 às 12:05
    • Responder Stephanie Ferreira

      Quando é rotina diária eu nem coloco, quando faço só em dias específicos como lavar os cabelos, eu coloco. Espero que ajude Jade, beijão

      21 de janeiro de 2017 às 17:51
  • Responder KARINE

    apaixonada pelas fotos LINDAS desse post <3
    amei as dicas, miga! vou levá-las para minha vida usando o buJO 🙂

    19 de janeiro de 2017 às 13:27
  • Responder Stephanie viviane

    Goste! Dicas super valiosas você escreve muito bem. Parabéns

    19 de janeiro de 2017 às 14:42
  • Responder Bruna Letícia da Silva

    Flor amei as dicas, e estou louca para pegar meu planner. Também comprei o mesmo planner que você só que fui taxada 🙁

    19 de janeiro de 2017 às 15:43
    • Responder Stephanie Ferreira

      Poxa que pena! Eu não fui taxada, mas foi sorte porque todo mundo que conheço é taxada com a Kikki K 🙁

      21 de janeiro de 2017 às 17:47
      • Responder Bruna Letícia da Silva

        Quem bom né. Todas as meninas na internet que vi não foram taxadas ai comprei pensando que também não seria taxada 🙁

        21 de janeiro de 2017 às 23:25
  • Responder Clayci

    Fotos maravilhosas Ste *_*
    Culpa sua estou com vontade de usar planner e espero que dê certo <3

    19 de janeiro de 2017 às 16:27
    • Responder Stephanie Ferreira

      As fotos são da marca, eles arrasam ❤️ Espero que você goste Clay (de se planejar e não só de decorar rsrs xD)
      Beijos

      21 de janeiro de 2017 às 17:46
  • Responder Claudia Hi

    Morro de vontade de comprar um planner bem fofinho e de quebra vários adesivos e canetas coloridinhas pra escrever bonitinho em todas as páginas, mas a realidade é que só vou escrever por um dia e depois esquecer o coitadinho do lado… essa é a minha triste realidade haha

    Seu planner é muito lindo! A capa parece ser bem reforçada e a cor é linda! Fora os detalhes de gatinho, muito amor!

    20 de janeiro de 2017 às 13:40
    • Responder Stephanie Ferreira

      Brigada Claudia, a capa e qualidade da Kikki K é excepcional ❤️ Acredito que seja questão de hábito, começar por um planner mais simples com menos decoração pra pegar o jeito de planejar mesmo, depois comprar várias coisas pra decorar 🙂

      Beijão

      21 de janeiro de 2017 às 17:44

    Deixe uma Resposta