Acompanhe:
Viagens

Conhecendo o mundo pedalando

Andar de bicicleta em um dos lugares mais lindos do mundo deve ser uma experiência única e reveladora!

Sem dúvida Paris é uma das cidades que eu quero conhecer. Conhecida por ser uma das mais belas do mundo, com seus locais históricos e museus repletos de obras de arte raras criadas pelos mais famosos artistas que já existiram. Seu charme singular e a espetacular gastronomia elevam a capital francesa ao destino mais procurado pelos turistas todos os anos.

Outro atrativo de Paris são suas ruas e avenidas repletas de lugares que merecem ser visitados. Parece que pontos turísticos brotam de cada esquina da cidade! O Eixo Histórico é um caminho que leva para muitos monumentos e marcos famosos, como a Avenida Champs-Élysées e o Arco do Triunfo. Essa belíssima paisagem estimulou uma atividade muito prazerosa: o passeio de bicicleta. É comum ver os parisienses pedalando pela cidade e esta prática também vem conquistando os turistas.

Você já pensou em conhecer Paris e outras cidades da França com o transporte mais saudável que existe?

Unir uma atividade saudável e divertida a um lugar maravilhoso é uma experiência única que deve ser vivida pelo menos uma vez na vida. Realizar um passeio desse tipo não é nenhuma “missão impossível”. Algumas agências de turismo já vendem o pacote com o passeio de bike incluso! E, se você, assim como eu, acha que não tem fôlego para aguentar a jornada, lembre-se que as vias de Paris são todas planas (ufa!). Veja o roteiro que você pode fazer em cima da “magrela” em um dos lugares mais visitados do mundo:

  • Meia-noite em Paris by Bike

Não é à toa que a capital francesa é conhecida como a “Cidade Luz”. A noite parisiense é agradável e repleta de lugares interessantes para curtir e passear com sua bike. A excursão dura em torno de três horas e passa pelos principais pontos turísticos da cidade. Poder ver a cidade em todo seu esplendor, com suas luzes brilhantes e as ruas mais tranquilas, é um privilégio inesquecível.

É possível fazer quase todo o percurso em ciclovias de forma bastante segura. Lembre-se de levar casaco porque as noites em Paris são frias. A excursão organizada pela brasileira Fernanda Hinke passa pelos lugares mais famosos como:

  • Torre Eiffel
  • Champs Elysées
  • Catedral de Notre Dame
  • Arco do Triunfo
  • Museu do Louvre
  • Jardim des Tuileries.

  • Paris Charme e Segredo

Pela cidade é possível alugar bicicletas por até uma semana, mas é altamente aconselhável fazer esses passeios em grupo e com um guia para descobrir alguns lugares menos conhecidos. Sair um pouco do óbvio em Paris pode revelar muita coisa boa que você nem imaginava. Algumas curiosidades podem ser conhecidas no Tour Paris Charme e Segredo, que passa por um castelo que conta a história de um príncipe criado como uma menina e também visita o Le Procope, primeiro café parisiense, entre outras atrações.

  • Os Jardins de Monet

Não é só em Paris que você pode fazer passeios fantásticos de bicicleta. Na cidade de Giverny, onde morou o célebre pintor Claude Monet, é possível passear pelos jardins da casa que inspirou o mestre em várias obras. Giverny fica a 75 km da capital, mas não se desespere! Pegue um trem de Paris até Vernon, e de lá é só pegar sua bike e passear por 7 km em uma ciclovia com uma paisagem estonteante até chegar a casa e aos jardins de Monet.

  • Parque de Vincennes

Também conhecido como Bosque de Vincennes, é um parque com 9.947 km² que fica a leste de Paris. Possui quatro lagos, cascatas, grutas e um vasto gramado, ideal para fazer piquenique ou apenas relaxar. O lugar também abriga o Castelo de Vincennes e o Zoológico de Paris. Com um clima mais ameno de maio até setembro, o parque é muito procurado para passeios de bicicleta em família. Fazer o percurso com um guia também é recomendado! Existem pacotes com piquenique incluso e bikes com cadeirinhas para transportar os pequenos,  se for o caso.

  • Vale do Loire

Este vale possui uma área de aproximadamente 800 quilômetros, situada a 130 km de Paris. É repleta de castelos construídos entre os séculos XV e XVIII. Um lugar mágico, com clima agradável e gastronomia saborosa e sofisticada. Além dos mais de 200 castelos, o vale possui várias aldeias e vilas famosas por sua arquitetura renascentista e seus vinhos de qualidade.

O Vale do Loire passou para a lista da Unesco como Monumento da Humanidade em 2000. O lugar também é conhecido como o Jardim da França e recebe muitos turistas durante o ano. Um dos passeios que apresenta o que o local tem de melhor, é o tour de bike feito em uma ciclovia com 105 km entre as cidades de Blois e Tour. Ao todo são três dias e duas noites conhecendo lugares fantásticos que remetem ao Renascimento e Iluminismo.

O percurso é extenso, mas sem subidas ou descidas. A média durante o dia é de 25 a 45 km pedalando, com paradas em várias atrações turísticas e descanso em dois confortáveis hotéis. Recomenda-se certa prática em bicicletas e um treino antes de viajar para verificar se está em bora forma.

Eu nunca havia pensado em aliar o turismo com o ciclismo, mas acabo de incluir isso na lista de coisas que preciso fazer na próxima viagem! Esse contato mais próximo com a cidade torna toda a experiência da viagem diferente e muito mais profunda!


Compartilhe:
Comente:
Post Anterior Próximo Post

Você também pode gostar de:

1 Comentário

  • Responder Lívia Madeira

    nossa que demais esse projeto! o melhor jeito de conhecer essas cidades sempre achei que era caminhando, mas com certeza pedalando deve ser uma experiencia incrível demais!

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    31.10.2017 às 08:50
  • Deixe uma Resposta