Acompanhe:
Livros

Diário em Tópicos — Rachel Wilkerson Miller

Diário em tópicos: guia prático Book Cover Diário em tópicos: guia prático
Rachel Wilkerson Miller
Desenvolvimento pessoal
Sextante
2017
256

Você sabe o que é um diário em tópicos?

É uma mistura de agenda, diário e lista de afazeres que virou febre entre as pessoas que querem organizar sua vida de um jeito interessante e criativo.

Também conhecido como Dot Journal e Bullet Journal, ele reúne em um único caderno tudo o que você considera importante: compromissos, tarefas, eventos, pensamentos, metas e o que mais desejar.

Já falamos bastante aqui sobre o quanto, tanto eu como a Stephanie, somos loucas por planners e organização pessoal, né?

Leia também: Como ser mais produtivo usando um planner

Foi por isso que o livro Diário em tópicos: guia prático me chamou a atenção. Mesmo já tendo me adaptado a um modelo de planner (falei sobre isso aqui), não consegui segurar a curiosidade e acabei comprando em uma das últimas promoções da Amazon.

Vamos lá: Este livro tem a proposta de ser um aliado na hora de iniciar um Bullet Journal (ou bujo), explicando um pouco sobre a estrutura desse método de organização e apresentando algumas possibilidades para provar que o bujo é muito mais do que uma lista de afazeres.

Conheça o hotsite do livro: http://diarioemtopicos.com.br/

As primeiras quinze páginas são uma contextualização geral para poder situar o leitor, apresentando o vocabulário e simbologia que geralmente são utilizados, bem como um pouco do propósito e história do método.

Encerrado isso, o restante do livro consiste em uma lista de ideias de páginas para o seu bujo, apresentando algumas formas diferentes de layoutar/desenhar essas páginas.

Preciso confessar que fiquei um tanto quanto decepcionada com o livro. As ideias de páginas são básicas e não fogem do lugar comum: páginas anuais, mensais, semanais, diárias, acompanhamento de hábitos, saúde, finanças e por aí vai. Eu sinceramente esperava algumas ideias inovadoras, que me fizessem pensar “uau! eu não fazia ideia que poderia fazer isso!”. O livro faz exatamente o mesmo serviço que um board bem recheado de dicas no Pinterest.

Acho que Diário em tópicos: guia prático é um bom ponto de partida pra quem NUNCA teve contato com planners e nunca ouviu falar sobre Bullet Journal. Pra quem já se aventura nesse universo, o livro é raso e acaba não acrescentando muita coisa.


Compartilhe:
Comente:
Post Anterior Próximo Post

Você também pode gostar de:

6 Comentários

  • Responder Patricia Leardine

    Primeiro: gostei muito do visual novo do blog. Adoro esse estilo mais clean.
    Passei algumas vezes por esse termo “bullet journal” mas ignorei, literalmente. Parecia algo interessante, mas nunca pesquisei sobre o assunto até encontrar o post. E agora estou me sentido “ah então era isso” talvez um pouco da sensação que o livro transmitiu.
    Eu já tive várias fases de organização. Já planejei (ou tentei) cada centímetro do dia. Depois decidi que “deixaria rolar”. Hoje sinto necessidade de anotar ideias porque SEI que você esquecer depois. Aqueles insights? Todos anotadinhos. Para não desculpa de não-ter-o-que-fazer ou estar-sem-inspiração.

    03.10.2017 às 15:07
  • Responder Pathy Guarnieri

    Ana Paula, não conhecia esse livro, mas não me chamou a atenção não. 🙁
    Nunca tive contato com planners e não será desta vez que terei kkkkkkkkkkkkkk.

    Beijo!
    Cores do Vício

    04.10.2017 às 07:23
  • Responder Monyque Evelyn

    Que legal, ainda não conhecia. Vai ficar mais prático de organizar as minhas anotações. Obrigada pela dica 😀

    04.10.2017 às 08:51
  • Responder Elaine

    Isso é mesmo muito interessante, não tinha visto nada igual ainda.

    Bjim…
    >>blog Usei Hoje<<
    > Instagram<

    05.10.2017 às 09:09
  • Responder Lala Ismerim

    Achei interessante esse livro.
    A capa é super fofa né?!
    Beijo

    05.10.2017 às 14:48
  • Responder Dani Ramos

    Já havia visto esse livro para comprar e até peguei na mão para folhear, achei bem interessante.

    Dani Ramos
    http://donaengenhosa.com.br/

    12.10.2017 às 22:34
  • Deixe uma Resposta