Querido Diário para ansiedade 1

Dividi com vocês que, um dos usos para o meu Planner Realize 2018 do Ateliê Donna Rita foi transforma-lo em um journal, ou seja, no bom e velho diário. Mas não qualquer diário, que relate meu cotidiano que nem é interessante assim, e sim um diário para ansiedade.

É comprovado que escrever um diário faz tão bem para sua saúde mental por tantos motivos, que não consigo me expressar o suficiente o quão maravilhoso é se descarregar o estresse diário e evitar uma crise de ansiedade. O journal/diário para ansiedade te da uma visão mais criativa e permite que você olhe pra trás para refletir sobre padrões pessoais de comportamento, crescimento e como você superou suas metas e objetivos.

Como iniciar um journal/diário

Existem diferentes materiais e técnicas que você pode usar para deixar o diário do seu jeito, a ideia aqui é deixá-lo o mais pessoal possível, não é pra ser bonito ou prático, não é um planner, é uma extensão da sua mente. O meu é uma bagunça porque descarrego todos meus medos, anseios e sentimentos de uma vez. Às vezes ele ta bonitinho porque estou num bom momento, as vezes são rabiscos que me salvam de uma noite de insônia. Enquanto isso o planner continua na mesa de trabalho, prático e bonito, com minhas tarefas a serem feitas.

Querido Diário para ansiedade 2

Você pode começar pequeno e, se você está se perguntando o que escrever, dê uma tarefa simples, como escrever 5 pessoas com quem falou nesse dia. Entrar no hábito de escrever no diário é o primeiro passo. Aqui estão algumas dicas para iniciar sua jornada no diário.

  1. Tire um tempo pra você. Escrever 5 minutos por dia te ajuda a criar um hábito diário. Eu preciso escrever sempre que sinto que vou explodir.
  2. Use somente papel. Eu escrevo em qualquer lugar, no saco de pão, no guardanapo e depois colo tudo no meu diário. Não use um computador ou o celular, você precisa escrever com calma para ajudar os pensamentos a fluir.
  3. Não esqueça de datar. Colocar data vai ter ajudar na hora de analisar como estava se sentindo em diferentes momentos da sua vida.
  4. Releia. Sempre. Isso vai ter oferecer uma visão diferente em um momento que mais precisa.
  5. Seja você. Não se culpe de aceitar o que você esta realmente sentindo. Você é humano! Tire seu tempo, avance e deixe a verdade fluir.
  6. Busque inspirações. No pinterest tem diversas inspirações do que escrever, de decorações, de materiais para usar. Eu estou usando de tudo, colagens, fotos, canetas coloridas, giz de cera, aquarela… O que tiver ao meu alcance.

Querido Diário para ansiedade 3

Porque manter um diário?

Escrever ajuda a sua criatividade fluir. Isso ajuda você a resolver problemas, rastrear seus padrões pessoais de comportamento e ser honesto consigo mesmo sobre o que você está sentindo em sua vida cotidiana. Manter um diário permite que você escreva pensamentos e sentimentos honestos que você não pode compartilhar com os outros.

Um diário da ansiedade (ou journal ou como você quiser chamar), também ajuda você a entender melhor o que está sentindo. Ao escrever as coisas, você pode tirar vantagem das emoções tóxicas e obter clareza sobre as etapas futuras que você precisa tomar. Você também pode olhar para trás em suas entradas no diário para ver o quão longe você veio, como seus desafios manipulados e quais padrões pessoais se tornaram obstáculos em sua vida pessoal e profissional.

Seu diário é um lugar para seus sonhos e idéias, mas também é um lugar para deixar sentimentos e decepções negativas. Todas essas coisas são importantes para acompanhar e refletir.

Querido Diário para ansiedade 4 Querido Diário para ansiedade 5

Algumas entradas que tem no meu próprio diário são:

Quando não consegui dizer tudo o que queria no aniversário da minha mãe e um abraço aperto pareceu suficiente por estar carregado de amor, eu escrevi tudo o que significou pra mim. Quando eu queria acordar minha melhor amiga no meio da noite pra desabafar sobre alguma frustração que me fez perder o sono, eu escrevi uma página que dediquei só a ela ❤

E tem várias outras entradas de momentos que eu ia surtar e escrever sobre este turbilhão de sentimentos, pra depois num momento de paz, reler e ver que ta tudo bem. O mundo não acabou ali.

O melhor do planner que estou ajudando pra isso, é a gramatura da página 90g que me permite usar diversos materiais diferentes, como aquarela e muita colagem. E o tamanho dele cabe certinho na minha bolsa, então já me peguei sentada no ônibus somente com um lápis, relatando tudo o que estava sentindo.

Alguém aqui escreve um diário? Vamos compartilhar experiências ❤