Acompanhe:
Livros

Eu te darei o sol — Jandy Nelson

Eu te darei o solTítulo: Eu te darei o sol
Autora: Jandy Nelson
Primeira Publicação: 2014
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 384
Classificação: 4/5
Skoob | Goodreads

Sinopse: Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia. Mal-entendidos, ciúmes e uma perda trágica os separaram definitivamente. Trilhando caminhos distintos e vivendo no mesmo espaço, ambos lutam contra dilemas que não têm coragem de revelar a ninguém.

~

Acho que a primeira coisa que você deve saber sobre “Eu te darei o sol” é que a narrativa tem não só pontos de vista como tempos alternados. Noah e Jude são irmãos gêmeos, e enquanto a narrativa de Noah conta a história que ocorre quando ambos têm 13 anos, Jude conta a história aos 16 anos.

Mas calma: Eu sou uma plena odiadora-de-pov-alternado e não fiquei incomodada com a narrativa neste caso!

“O amor é apenas a metade da história”, nos avisa a capa do livro. E eu arrisco dizer que, neste livro, é até menos que a metade. A história gira muito mais em torno da relação entre os dois irmãos, e a alternância da narrativa permite uma comparação muito clara do passado e presente dos gêmeos.

Noah tem um talento muito pronunciado na pintura, e mesmo não sendo um livro ilustrado, ele utiliza a descrição de seus desenhos para expressar seus sentimentos durante sua narração, mas enquanto sua irmã é mais extrovertida e social, Noah só tem a seus desenhos e a ambição de ser aceito na CSA, a “Escola Californiana de Artes”. É só quando Brian se muda para a casa ao lado que Noah começa a entender como é ter um amigo.

Assim como toda sua vida, entretanto, ele se vê em uma nova disputa com sua irmão, agora pela atenção de Brian, por quem ele está se apaixonando.

Em comparação, aos 16 anos, Jude se torna a típica garota popular do colégio, mas a narrativa pessoa permite ver através de sua postura, conhecendo suas mágoas e o sentimento de culpa que ela carrega em relação à tragédia que ocorre no período intermediário entre as narrativas.

 

O que me deixou mais surpresa no livro foi exatamente a escolha do tema. Ao passo que o título do livro transmite uma ideia do romance tórrido eu-faria-tudo-por-você, logo no começo é possível entender que, na verdade, a frase refere-se à relação dos irmãos (em um jogo que levam desde criança, eles brincam de dominar o mundo, trocando partes dele por coisas que lhe interessam). E eu posso afirmar que nunca havia lido um livro que focasse nessa temática de conflitos familiares. É uma leitura gostosa, leve e de fácil compreensão, que certamente é capaz de agradar todo mundo. <3

Onde comprar: Amazon | Submarino | Americanas | Saraiva | Livraria Cultura

52 Livros em 52 Semanas


Compartilhe:
Comente:
Post Anterior Próximo Post

Você também pode gostar de:

5 Comentários

  • Responder Adriel Christian

    oi, oi,

    achei a história tão interessante, inclusive anotei o nome do livro aqui. <3 pra mim não incomoda histórias onde os capítulos são narrados por diferentes pessoas. se for bem construído, fica é interessante. mas eu entendo o seu lado por não curtir tanto. 😉

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    29 de abril de 2016 às 11:08
    • Responder Ana P.

      Oi Adriel! Eu acho incrível e detesto ao mesmo tempo haha como não tenho um horário reservado para leitura, acabo parando no meio do capítulo, daí até entender de novo quem está falando/pensando quando retomo a leitura, já perdi um tempão ):
      Mas este vale muito a pena, viu <3

      Beijos!

      9 de maio de 2016 às 13:16
  • Responder Daniela Cruz

    Já estava louca para ler essa história, com sua resenha então fiquei com mais vontade ainda e como eu já amo quando o livro é contado por mais de um ponto de vista, acho que vou mesmo amar esse livro!

    Beijos
    Dani Cruz
    http://blog-emcomum.blogspot.com.br/

    29 de abril de 2016 às 17:40
    • Responder Ana P.

      Aposto que vai amar sim, Dani! (: Aproveite a leitura!

      9 de maio de 2016 às 13:17
  • Responder Carol

    Eu já queria muito ler esse livro, acho a história muito interessante e agora, depois da sua resenha, quero ainda mais 😀
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    30 de abril de 2016 às 10:55
  • Deixe uma Resposta