Acompanhe:
Cotidiano

Eu tenho diabetes e agora?

diabetes-doenca

Descobri que eu tenho diabetes a poucas semanas, eu já desconfiava da doença há alguns meses mas era somente um erro de exame, até ser confirmado o diagnóstico… Eu tenho diabetes e agora?
Uma das primeiras coisas que me disseram após a confirmação da diabetes foi: agora você não pode mais comer doce!
Como assim meu deus??
Eu não sou a pessoa mais formiguinha que existe, mas sempre gostei de doces. A verdade é que ninguém pode se acabar em açúcar, sendo diabético ou não. Essa história de que diabético não pode comer doce é mito a muitos anos! Quem possui a doença tem que manter uma alimentação balanceada como qualquer pessoa saudável.

O que eu mudei na minha alimentação?
Refrigerante. Mesmo não tendo o costume, aqui em casa não falta refrigerante aos finais de semana. Mas se é só aos finais de semana, porque mudar? Porque o açúcar que contem um copo de refrigerante não faz bem para ninguém. Agora somente Zero. Eca!

Para quem está um pouco perdido, vou explicar que a diabetes é a elevação da taxa de açúcar (glicose) no sangue = hiperglicemia. Porque o meu corpo não usa todo esse açúcar e esse excesso vai todo pro sangue.
Existem dois tipos das doença: Tipo 1 e Tipo 2.
Tipo 1: Mais comum em jovens, esse é o tipo mais grave da doença, onde a pessoa precisa de injeções diárias de insulinas para manter o nível de glicose no sangue controlado. Deixar de tomar uma das injeções pode levar a morte.
Tipo 2: Corresponde a 90% dos casos de diabetes, o que é o meu caso. O meu corpo ainda produz insulina, mas pouco o que causa a hiperglicemia.

E agora?
Diabetes é uma doença silenciosa que pode levar a morte, geralmente não apresenta sintoma nenhum até estar bem grave podendo atingir o coração e o cérebro. As causas da doença podem ser desde maus alimentares, sedentários, stress da vida urbana até o histórico familiar, como no meu caso que tenho metade da família com a tal da diabetes…

A minha atitude é:
Alimentação saudável, exercícios físicos e me cuidar melhor. Não tenho medo se eu me amar. Dia 14 de novembro é o Dia Mundial das Diabetes!
Você pode ajudar quem não conhece a doença, postando uma foto vestindo azul com a tag #SextaAzul
Fuga dessa doença! Mantenha uma vida saudável!

Qualquer dúvida sobre a doença, comente!
Um beijo


Compartilhe:
Comente:
Post Anterior Próximo Post

Você também pode gostar de:

2 Comentários

  • Responder Lyli

    Não será nada mal mudar a alimentação, infelizmente as vezes tem que acontecer alguma coisa pra gente mudar a “força”.Descobri que tenho hipertensão também a pouco tempo, devido a má alimentação. Confesso que foi um pouco difícil no começo, mas pensando bem, hoje me sinto melhor comendo bem. Ha muito tempo não bebo refrigerante e não como fast food. Já se foram uns bons kg, e minha saúde física e mental melhorou bastante.

    17.11.2014 às 13:58
    • Responder Stephanie

      Eu já me alimentava bem, o mais dificil foi cortar o refrigerante mesmo só tomando às vezes 🙁
      Boa alimentação faz bem para qualquer pessoa saudavel ou não <3
      Um beijo

      19.11.2014 às 15:00

    Deixe uma Resposta