Acompanhe:
Livros

Fellside — M. R. Carey

Título: Fellside – Estranhos visitantes
Autor: M. R. Carey
Primeira publicação: 2016
Editora: Rocco
Ano: 2016
Páginas: 464
Classificação: 5/5
Skoob | Goodreads

Sinopse: Fellside é uma prisão de segurança máxima localizada nos confins da Inglaterra. Não é o tipo de lugar que você gostaria de terminar, mas é o lugar onde Jess Moulson irá passar o resto de seus dias. Acusada de ter incendiado o seu apartamento e matado por acidente uma criança, Jess é jogada ao esquecimento atrás de celas escuras e na companhia das prisioneiras mais perigosas do bloco de segurança máxima. Ela não pode confiar em ninguém. Exceto na companhia de uma criança. Uma criança morta.

*livro recebido em parceria com a editora

Não sei se vocês lembram, mas em 2015 eu me apaixonei completamente por “A menina que tinha dons”. Então sequer pensei duas vezes quando encontrei Fellside no catálogo de dezembro da Editora Rocco. Acontece que os dois livros não poderiam ser mais diferentes. Enquanto “A menina que tinha dons” é uma distópica ficção científica, Fellside é classificado como uma história de fantasmas.

O livro começa com a personagem principal, Jess, acordando no hospital e descobrindo aos poucos o que a levou até lá: um incêndio em sua casa que levou à morte de seu vizinho de 10 anos. Jess é julgada e condenada pela morte de Alex e é admitida ao bloco de segurança máxima de Fellside. Decidida a se matar, Jess inicia uma greve de fome que lentamente enfraquece seu corpo.

Entretanto, uma visita estranha a obriga a desistir desse plano: O fantasma de Alex lhe pede que descubra o que realmente aconteceu com ele e não vai deixá-la morrer até que tudo seja esclarecido.

A partir daí o livro troca a rotina da enfermaria pela rotina da prisão: o controle de poder, a corrupção dos funcionários, as brigas e as histórias das detentas com que Jess convive trazem riqueza para a história e lhe dão uma estrutura sobre a qual se desenvolver, mas isso acontece de forma descentralizada, quase que como uma novela: vários núcleos acontecendo com histórias paralelas e que irão se colidir futuramente.

Essas histórias paralelas, ao mesmo tempo que ajudam a construir uma história que pareça mais real, também tornam o livro mais lento à medida que afastam o leitor do plot principal. Isso acabou me decepcionando um pouco, frente às expectativas que eu tinha do autor após me apaixonar pelo seu primeiro livro: um livro acelerado, focado e bem amarrado.

Don’t get me wrongFellside é um ótimo livro! Inclusive, se você pensa em ler Orange is the new black esperando que seja tão interessante quanto à série, não perca seu tempo e leia Fellside. O livro de OITNB é entediante e só se destaca pelo relato real da dinâmica de uma prisão. Fellside trás essa mesma visão da dinâmica de uma prisão, com um adicional de fantasmas e mistério.

Onde encontrar: Amazon | Submarino | Americanas | Saraiva | Livraria Cultura


Compartilhe:
Comente:
Post Anterior Próximo Post

Você também pode gostar de:

2 Comentários

  • Responder Lívia Madeira

    nossa bem interessante, é uma tematica de terror diferente do que costumo ler, mas fiquei bem curiosa

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    04.02.2017 às 14:11
    • Responder Ana P.

      Apesar de TEORICAMENTE ele ser um livro de terror, eu não classificaria ele como terror jamais hahaha pra mim acaba sendo apenas um livro fantástico

      22.02.2017 às 09:29

    Deixe uma Resposta