Acompanhe:
Livros

Mestre-Cuca Larousse

Mestre-cuca Larousse Book Cover Mestre-cuca Larousse
Larousse Editorial
Culinária e Gastronomia
Larousse
2007
1119

Um livro completo, com mais de 1800 receitas explicadas passo a passo, com tempo de preparo e de cozimento. Ideal tanto para o iniciante amador quanto para o profissional, pois revela segredos para o preparo de uma variedade imensa de tipos de carne, hortaliças, legumes, verduras, sobremesas. O livro apresenta receitas de base para tortas, crepes, bolos, biscoitos, carolinas, bolinhos, pão-de-ló, suspiros, macaron. Clássicos da culinária internacional (blanquette de veau, paella, estrogonofe, foie gras, polenta piemontesa, arroz à indiana) e da culinária brasileira (bobó de camarão, moqueca de peixe, feijoada, carne-seca com pirão de leite). Pratos contemporâneos como nhoque de mandioca, musse de manga, flã de milho verde com molho de camarão, cebolas glaçadas, sorbet de pêra. Especialidades da cozinha do mundo e da cozinha brasileira (ratatouille, pato no tucupi, flamiche, caruru, haligot, acarajé, vatapá). Sobremesas - suflê de chocolate, ilha flutuante, halvah de semolina, crème brûlée. Orientações minuciosas sobre o preparo das receitas em todas as etapas, tudo explicado passo a passo e com ingredientes adaptados à culinária brasileira. Um capítulo especial de cozinha rápida - mais de 60 pratos saudáveis e saborosos, como cuscuz paulista, mil-folhas de tomate com hortelã, carne com chili, wok de porco ao leite de coco, cuscuz de palmito com camarão, gratinado de banana com presunto, papillote de peixe com camarão, bolo fofo de maçã e compotas de frutas.

Eu estava devendo começar esta categoria de Livros aqui no blog. A ideia não é transformar o Quase Mineira em um blog literário, e sim postar resenha de livros que tenham haver com Gastronomia
Vou começar com um simples para quem não entende muitos dos paranauês, o Mestre-Cuca Larousse.

A Larousse sabe falar de Gastronomia, os livros da editora são sempre ricos em informação e práticos para amadores e profissionais. O Mestre Cuca começa com o ‘Conhecimento de Base’ onde reúne informações nutricionais que explica o que é proteína, carboidratos, lipídios…; O conhecimento de base engloba materiais culinários, cozimento dos alimentos, compras e conservação e um glossário, muito útil quando na hora de ler a receita você não saber o que é ~macerar~ por exemplo.

“Para cozinhar bem, é preciso conhecer as regras da arte culinária, além de dispor do material necessário para a realização das receitas. Os diversos utensílios devem ser resistentes e de facil manuseio e manutenção.”
Mestre Cuca Larousse, pág. 14.

Se o livro promete mais de 1800 receitas, eu não contei kkk… Mas tem muita receita mesmo! Elas são divididas em carnes, aves, massas, molhos e muito mais. Não é um livro de se ler ~inteiro~, ele é ótimo para deixar na cozinha e naquela hora que você não tem ideia do que fazer com aquele frango na geladeira, procurar uma receita nele… também não é ideal de ser carregando para cozinhar nos amigos, com tanto receita assim, é um livro pesado, de brochura, o que dificulta a leitura.

Um dos capítulos mais legais é o de ‘Cozinha Rápida’ que tem receitas com tudo o que você tem em casa com preparação rápida e fácil. Excelente para quem esta começando!

“Quem já não voltou para casa, cansado após um dia de trabalho, com esta pergunta insistente na cabeça: “O que vou fazer para o jantar hoje à noite?” […]”
Mestre Cuca Larousse, pág. 1046.

Sem dúvidas o meu capitulo favorito é o ‘Técnicas Culinárias’, o único do livros com imagens, e não quaisquer imagens, e sim um passo-a-passo incrível de técnicas de cozinha, desde como rechear um frango, desengordurar um caldo à preparação de molhos.

Resenha Mestre Cuca - Larousse

O livro perde uma estrelinha porque podia ser encadernado ao invés de brochura 🙁 A falta de fotos das receitas não me incomoda porque elas são bem explicadinhas, fácil de fazer mesmo os pratos mais complexos como os que vão carne de rã… hmm kkk

E então o que acharam do livro? Eu recomendo por ser super completo!
Um beijo.


Compartilhe:
Comente:
Post Anterior Próximo Post

3 Comentários

  • Responder Clay

    Minha mãe comprou essa Biblia digamos e eu comecei a folhear e adorei =D

    08.11.2014 às 16:35
    • Responder Stephanie

      Parece uma bíblia mesmo kkk
      Mas é muito completo, bom mesmo!
      Um beijo

      12.11.2014 às 11:17
  • Responder Quase Mineira - Gastronomia, Escotismo e o cotidiano de uma paulista em Minas

    […] começar bem o ano. Completando o kit do sorteio, temos o Livro Mestre Cuca Larousse que já teve resenha aqui no blog, com mais de 1800 receitas e técnicas de gastronomia para amadores e profissionais da área. Para […]

    05.01.2015 às 11:43
  • Deixe uma Resposta