Acompanhe:
Filmes & Séries

O Lar das Crianças Peculiares (um filme de Tim Burton)

O Lar das Crianças Peculiares - Poster

Título original: Miss Peregrine’s home for Peculiar Children
Tradução: O Lar das Crianças Peculiares
Direção: Tim Burton
Roteiro: Jane Goldman
Distribuição: 20th Century Fox
Ano: 2016
Duração:
127min

Sinopse: Quando seu querido avô falece deixando pistas sobre um lugar mágico, Jacob viaja para uma ilha galesa e encontra um orfanato abandonado. Lá, o mistério e o perigo se aprofundam quando ele começa a conhecer o local e seus moradores: crianças com poderes especiais conhecidas como peculiares e a Senhorita Peregrine, uma peculiar que comanda o orfanato e cuida dos jovens. Jacob também conhece os inimigos poderosos de seus novos amigos, e, em última análise, descobre que apenas a sua própria peculiaridade especial pode salvá-los.

Antes de tudo vamos combinar uma coisa: Dê uma chance ao filme, mas não espere uma adaptação perfeita.

Quando começaram a sair releases sobre o filme todos os leitores começaram a entrar em pânico ao encarar as diferenças entre o roteiro do filme e a história do livro. A mais gritante delas sendo a troca de um dos personagens principais: A Emma do livro é a Olive do filme e vice-versa.

Eu sinceramente ainda estou em negação com essa mudança, então fui assistir o filme pronta para a maior decepção cinematográfica da minha vida. E fui logo na estréia porque se tem uma coisa que eu não sou é obrigada a esperar pra ser feita de idiota.

E, meus queridos, eu bem fui feita de idiota mesmo. Saí da sessão extremamente surpresa e com vontade de ver de novo.

A história é completamente diferente. É como se pegassem (quase) os mesmos personagens e criassem toda uma nova história (até mesmo o final do filme é diferente do final dos livros!) mas, não deixa de ser um ótimo filme. E, o que foi bastante importante pra mim é que o filme foi todo construído para ter todas as pontas bem amarradas. Não é o tipo de filme que deixa questões para as quais só existem respostas nos livros.

O filme tem começo, meio e fim e apresenta, em pouco mais de duas horas, o resumo da história dos dois primeiros livros da série (posso estar enganada, mas não me lembro de nenhum elemento presente no terceiro livro que apareça no longa). Alma Peregrine (Eva Green) é mais jovem do que a apresentada nos livros e carrega em cada centímetro de seu figurino, maquiagem e postura, força e um ar de soberania.

Miss Peregrine, dona do meu mundo, rainha do meu coração

Miss Peregrine, dona do meu mundo, rainha do meu coração

Apesar de serem muitos, mesmo os personagens secundários são bem desenvolvidos. Especialmente as crianças. Suas personalidades são marcantes e suas ações sempre coerentes. Com exceção da mudança entre Emma x Olive e o maior destaque para os Gêmeos (que aparecem muito pouco nos livros e aparecem como personagens secundários importantes no filme), suas personalidades e peculiaridades se mantém como na história original.

O Lar das Crianças Peculiares - Crianças

A história se desenvolve com rapidez e mistura momentos de tensão com cenas de ação ao mesmo tempo que pega o público de surpresa com um momento engraçado (em um desses momentos, se você estiver atento, vai encontrar Burton fazendo uma pontinha no filme).

O filme aposta em vários efeitos especiais, especialmente quando os Etéreos entram em cena: marcas de suas pegadas na neve e pessoas sendo empurradas por criaturas invisíveis, sombras se movendo e revelando sua localização.

Eu escolhi assistir o filme em 2D, já que filmes em 3D geralmente resultam em crises de enxaqueca, mas algumas das cenas fizeram com que eu me arrependesse dessa decisão. Então, caso seja possível, recomendo que assistam em 3D <3

Resumo da ópera: 

  • É uma história completamente diferente dos livros? É.
  • É uma história boa? É.
  • É um filme bom? Muito!
  • Eu quero casar com Miss Peregrine? Quero.
Funko Miss Peregrine

Rainha soberana <3

Ainda não se convenceu?

Segura esse trailer então:

Se você já assistiu, compartilha aqui nos comentários o que achou do filme!


Compartilhe:
Comente:
Post Anterior Próximo Post

Você também pode gostar de:

29 Comentários

  • Responder Vickawaii

    Que legal ver uma crítica positiva! Eu quero ver mais pelo saudosismo (veja bem, saudosismo, do que ficou para trás D:) que tenho do Tim Burton do que pela história em si, já que não li os livros (nem sabia que tinha mais de um, na verdade rsrs). Eu gosto bastante da Eva Green e da estética do Tim Burton, então vou conferir o filme 😀

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    07.10.2016 às 08:48
    • Responder Ana P.

      Oiê!
      Ai, sim. Rola sempre um quentinho no peito quando se trata de Tim Burton hahaha fiquei bem feliz de não ter me decepcionado com ele!

      Espero que também goste (:

      Beijos!

      11.10.2016 às 21:20
  • Responder Katarina Holanda

    Eu tinha ouvido falar muito mal do filme, com uma boa indicação fiquei mais curiosa pra ver 🙂

    07.10.2016 às 11:50
    • Responder Ana P.

      Oi Katarina!
      Então, é um bom filme. Eu gostei bastante. Mas ele é MUITO diferente dos livros, então se for avaliar como adaptação, é uma péssima adaptação (?)

      Espero que goste!

      11.10.2016 às 21:22
  • Responder Auana Lucena Sonsin

    Tá de brincadeira que já tem Funko dela? O_O Caraca!!
    Eu terminei de ler o livro ontem (sério, ontem msm!) e vi vários comentários mesmo de que o filme é bem diferente. Eu tô louca pra ver, mas já to pronta pra ver algo diferente do livro pra não ter surpresas negativas!!!

    Beijo
    http://www.vitaminatrendy.com

    07.10.2016 às 13:49
    • Responder Ana P.

      TEEM! Tem da Emma, Jacob, dos Gêmeos e do Barrow também, mas aí o que não tem é dinheiro pra comprar tudo de uma vez 11.10.2016 às 21:00

  • Responder Dai Castro

    Eu realmente estou apreensiva para ver esse filme. Primeiro como assim Tim? Pra que inverter as peculiaridades das personagens? Mas, ok, eu vou ao cinema na próxima semana de coração aberto para ver uma obra completamente diferente dos livros. hahaha Estou especialmente ansiosa para ver a atuação da Eva Green, acho a srta. peregrine um pouco sumidinha nos livros, acho que vai ser interessante dar mais destaque a uma personagem tão forte e querida! Beijos!!!

    07.10.2016 às 16:23
    • Responder Ana P.

      Siim, eu ainda estou em negação com isso de inverter as peculiaridades. Um amigo meu super entendido de cinema tentou me explicar milhares de hipóteses que podem ter levado a isso, mas me recuso a aceitar HAUAHAU

      Mas vai esperando algo super diferente que aí fica mais fácil de gostar.

      E SIIM, e Miss Peregrine da Eva é muito mais mulher-forte-independente. Que meio que é o que o livro falava que ela era mas ela não demonstrava (?). Eu tô completamente apaixonada pela Miss P da Eva (já virou até wallpaper do PC por aqui <3)

      11.10.2016 às 21:27
  • Responder Ana caroline ramalho de sena

    eu não li o livro, e adorei o filme, sério, só pelo fato de ser de Tim Burton já me deixou com muita expectativa que eu tinha medo de não serem alcançadas, mas adorei, veria de novo com certeza.

    Blog Entre Ver e Viver

    08.10.2016 às 02:18
    • Responder Ana P.

      Oi Ana!
      Eu tô super me coçando pra ver de novo haha falta é tempo pra ir no cinema.

      Beijos!

      11.10.2016 às 21:33
  • Responder Paula Reggiori

    Ainda não vi mas quero muito ver, SOS! XD

    Beijos,
    Foca no Glitter

    08.10.2016 às 12:18
  • Responder Aline Amorim

    Eu fiquei um pouco triste com o filme, pois foi muita expectativa após ler o livro.
    Gostei muito da Srta. Peregrine, odiei a troca de peculiaridades entre Emma e Olive.
    Beijos

    10.10.2016 às 11:01
    • Responder Ana P.

      Oi Aline!

      Eu também gostei bastante da Srta Peregrine e detestei a troca de peculiaridades ):
      Mas como fui sem expectativa nenhuma, acabei gostando bastante do filme.

      Beijos!

      11.10.2016 às 21:34
  • Responder Betty Gaeta

    Tim Burtom anda me decepcionando. Ele acabou com o livro “Alice no País das Maravilhas” quando o filmou. Depois dele, me recuso a assistir estas interpretações que Tim Burton vem fazendo.
    Bjs

    10.10.2016 às 11:53
    • Responder Ana P.

      Oi Betty!
      Um amigo meu que manja dos paranauês do cinema me explicou que nem é culpa dele. Que a culpa é, na verdade, da roteirista (que não é o Burton).
      Não sei se foi o caso em Alice, mas enfim…

      Beijos!

      11.10.2016 às 21:35
  • Responder Babee

    Não assisti, mas super pretendo depois que terminar de ler o livro, não pra comparar, mas porque eu adoro ver como outras pessoas imaginaram o que eu imaginei, sabe? Vi o trailer só agora e já estou lendo, gostei do que vi, nunca vai ser fiel mas a gente segue a vida admirando os dois nas suas qualidades 😀

    10.10.2016 às 15:54
    • Responder Ana P.

      Oi Babee!

      É bem por aí mesmo! Desde Harry Potter eu meio que me forço a esquecer a história do livro na hora de ver o filme. Aí aproveito os dois, em vez de ficar me estressando que não foi uma reprodução fiel hahaha

      Espero que goste!

      11.10.2016 às 21:37
  • Responder Clayci

    Triste porque ainda não assisti? ssim
    Esse post me deixou com mais vontade ainda? Claro aahuhauhauhauha

    10.10.2016 às 21:06
  • Responder Priscilla

    Estou ansiosa pra assistir esse filme, mas confesso que queria muito ter lido o livro primeiro. Agora não sei o que faço! kkkkk … mas gente, esse fuko é muito fofo, quero :3

    11.10.2016 às 09:49
    • Responder Ana P.

      Oi Priscilla!
      Acho que não tem muito problema ver o filme antes do livro não. Os dois são tão diferentes que bem que poderiam ser histórias completamente separadas HAHAHAH ver o filme antes talvez até ajude na hora de ~imaginar as coisas descritas no livro, já que – por se tratar de fantasia – acaba sendo difícil imaginar algumas coisas.

      Beijos!

      11.10.2016 às 21:39
  • Responder Andréia Campos

    Ai Ana…. eu odiei o filme, hahahaha! Mas acho que é exatamente pq você foi assistir com as expectativas lá no chão XP
    Eu vi várias pessoas questionando se vão fazer mais 2 filmes, que nem os livros, mas eu penso um pouco que nem você… eu acho que o Tim Burton pegou um pouco do 1º e 2º livro e fez um filme meio que “paralelo” a história original. Por isso não acho que vai ter continuação. (ou se tiver o próximo roteirista está ferrado, hahahaha!)

    Beijo Ana!!!
    Andréia Campos
    http://petitandy.com

    13.10.2016 às 22:33
    • Responder Ana P.

      Ai Andy, que pena :~ Eu tenho uma habilidade muito grande de assistir filme sem esperar nada, então quase nunca me decepciono HAUHAUA
      Eu quero só ver agora o autor falou que vai sair uma segunda trilogia o que que vai acontecer com a adaptação. HAUHAUA

      Beijo! <3

      08.11.2016 às 20:52
  • Responder Débora

    Ainda não entendi qual foi o motivo de fazer um filme tão diferente do livro. Mesmo assim continuo curiosa para assistir. Não sei se vou gostar mas tenho que ver para tirar minhas conclusões. =]
    Beijinhos ♥

    Contadora de Histórias

    20.10.2016 às 23:31
    • Responder Ana P.

      E aí, Débora? Já conseguiu assistir o filme?

      Espero que tenha gostado <3

      08.11.2016 às 20:54
  • Responder Juliana

    Eu tava meio assim de assistir por ter ouvido comentários negativos de quem leu o livro, mas seu post me deixou com mais vontade 🙂
    Geralmente não gosto quando mudam muito a história na adaptação, mas tem vezes que até dá certo. Pelo visto foi o que aconteceu dessa vez!
    E até agora não tinha visto nem o trailer acredita?
    Eu acho que vou dar uma chance ao filme! Mas como você falou que ele é tipo uma mistura entre o primeiro e o segundo livros, acho melhor ler o segundo antes de ver pra não pegar algum spoiler, mesmo que a história seja um pouco diferente.

    Beijos!

    22.10.2016 às 17:50
  • Responder Vitória Bruscato

    Que ótimo ver alguém que tem a mesma opinião que a minha <3

    23.10.2016 às 13:21
    • Responder Ana P.

      AI ME ABRAÇA
      Todo mundo fala que tu tô louca ):

      08.11.2016 às 20:57

    Deixe uma Resposta