Acompanhe:
Design, Livros

O que é o design editorial? (feat. box Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children)

Desde que eu comecei a colaborar com o blog – mais de um ano atrás – venho adiando esse post. Como eu não vou saber explicar o que é o Design Editorial de um modo melhor do que já expliquei no relatório do meu TCC, vou copiar abaixo uma parte:

O Design Editorial, ou de Publicações, é um dos campos mais tradicionais da atuação do designer gráfico. As publicações trabalhadas são definidas por Samara (2011) como aplicações extensas de texto e imagem, que implicam em uma grande quantidade de questões que o designer deve considerar na elaboração do projeto gráfico; essa definição envolve livros, revistas, e jornais, dentre outros.

Desde 2012 eu sou apaixonada por essa área. Essa paixão vem influenciada pelo meu amor por livros, que começou lá quando eu tinha 9 anos e desde então só cresceu. E assim foi com o Design Editorial também.

As decisões tomadas pelo designer podem facilitar ou prejudicar a leitura do material. E, apesar de muitas vezes passar despercebido, alguns projetos gráficos se destacam e impressionam. Que é o caso do box de Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children, publicado pela Quirk Books, obra do designer (e também autor, ilustrador e comediante) Doogie Horner.

Miss Peregrine 01Estas não são as capas dos livros, são as sobrecapas (ou dust jackets). Elas são bem comuns em livros de capa dura, com o objetivo de proteger da poeira a capa “real” que frequentemente tem uma aplicação em tecido. Alguns autores defendem que a sobrecapa deve ser algo temporário, que precisa ser removida do livro depois que ele é comprado. E de fato é mais prático ler o livro sem a sobrecapa, mas essas vão ser impossíveis de jogar fora.

Eu já estava apaixonada antes. Daí, quando fui tirar os livros da caixa, vi essas cores maravilhosas das capas, escondidas embaixo das sobrecapas. E, tirando a sobrecapa, cada um dos livros tem uma (ou várias, no caso do terceiro) assinaturas:

Miss Peregrine 01

MP 1

MP 2 MP 3

Passado o alvoroço das capas, o miolo dos livros é ainda mais incrível. Cada livro tem uma estampa de padronagem nas páginas de abertura de capítulos, mas para não deixar o post muuuito cheio das imagens, tirei foto apenas das aberturas de capítulos do primeiro livro.

Miss Peregrine 01

O rodapé com o número de páginas e os adornos da abertura do capítulo têm o mesmo estilo das padronagens, cheio de classe <3

E, como mencionei na resenha do primeiro volume, no meio do livro há algumas fotos dos peculiares e, no primeiro livro, uma carta que foi enviada ao avô de Jacob.

Miss Peregrine 01

 

Ou seja, além de ter uma história maravilhosa (assim que eu terminar de ler os outros dois livros vou resenhar aqui no blog!), os livros também têm um projeto gráfico incrível, e isso é responsabilidade do Design Editorial. (;


Compartilhe:
Comente:
Post Anterior Próximo Post

Você também pode gostar de:

1 Comentário

  • Responder Dai Castro

    Esse box é realmente sensacional! Já tinha visto lacrado na livraria e não conhecia por dentro, estou apaixonada! Acho que a edição que eu tenho de Cidade dos etereos lançados pela intrinsica é bem parecido com a original, tem capa dura, essa cor linda e a sobrecapa! <3

    11.07.2016 às 17:32
  • Deixe uma Resposta