Acompanhe:
Cotidiano, Escotismo

Outubro Rosa

Outubro Rosa - Quase Mineira

Eu adoro oportunidades de fazer o bem, faz parte de quem eu sou e do valor de ser uma escoteira.
Quando o Rotaroots propôs falar sobre o Outubro Rosa, eu já estava com post pronto porque essa campanha não é somente sobre divulgar, fazer o bem ou só mais uma postagem coletiva… Ela é pessoal.

Segundo o INCA, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e no Brasil sua taxa de mortalidade ainda é muito elevado por conta do diagnóstico tardio.
Isso significa que apesar de muita gente pensar que “isso nunca vai acontecer comigo”, pode acontecer sim, tanto em mulheres quanto em homens, apesar desse ser bem raro. Por isto a importância da prevenção. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo.

Atenção que prevenção não é igual a autoexame! Quando o tumor está grande o bastante para ser apalpado, já não esta no estagio inicial e as chances de curas não são tão altas! E essa informação precisa ser passada adiante, 85% das mulheres ainda acham que a detecção precoce é feita através do autoexame e não da mamografia.
Somente com a mamografia é possível ver os tumores logo no estagio inicial, por isso é fundamental fazer o exame uma vez por ano.

No Brasil, é direito de toda mulher fazer a mamografia uma vez por ano a partir de 40 anos, o exame pode ser feito pelo SUS. As chances são raras em mulheres abaixo de 35 anos, mas mulheres que possuem histórico de câncer de mama na família, obesidade, a menarca precoce (antes dos 11 anos), a menopausa tardia (após os 55 anos), gravidez após os 30 anos ou nunca ter engravidado após os 30 anos tem maior chance de devolver a doença.

Eu tenho histórico familiar, minha mãe já operou 3 vezes com nódulos benignos e esta se preparando para uma próxima cirurgia… para ela seria muito mais seguro a retirada completa das mamas e a colocação de próteses, mas isso o governo não cobre e não temos condições para a pagar particular.
Minha irmã de 19 anos está se preparando para cirurgia também para retirada de nódulos benignos.
Apesar de serem nódulos benignos, mas não diminui a importância da conscientização, pelo contrário, só aumenta. Você não quer ver sua família passando por isso, é muito triste.

O Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização da importância da mamografia e do diagnóstico precoce. É o mundo todo te falando que pode acontecer com você! Se informe, se previna! Passe isso para frente!

Os Escoteiros do 100º Ge – 1º Centenário de Poços de Caldas apoiam essa campanha.

Este post faz parte da blogagem coletiva do Rotaroots. Um grupo de blogueiros que querem resgatar a era de ouro de blogosfera. Para saber mais acesse nosso grupo do facebook e o site.


Compartilhe:
Comente:
Post Anterior Próximo Post

Você também pode gostar de:

1 Comentário

  • Responder Clay

    Excelente publicação =)
    Precisa de uma atenção sim =D

    Beijos

    13.10.2014 às 21:23
  • Deixe uma Resposta