Essa receita de quirera com costelinha é muito fácil de fazer, para quem não conhece a quirera por esse nome pode conhecer como canjiquinha de milho, canjiquinha mineira ou canjiquinha amarela, é tudo a mesma coisa, fácil de preparar e uma delícia. Vamos aos ingredientes?

  • 1kg de costelinha de porco
  • 500g de quirera 
  • Óleo para fritura
  • Cerca de meia cebola.
  • Tempero à gosto.

Sugestões de tempero: sal, pimento do reino, colorau, folhas de louro, caldo de carne, pimenta calabresa e limão (para temperar a carne).

Modo de preparo:

Na véspera do preparo, temperar as costelinhas à gosto e deixar marinando na geladeira, a carne de porco demora para agregar sabor, por isso o ideal é temperar na véspera. Um dia antes do preparo também, colocar a quirera em um pote cobrir com água e deixar de molho.

No dia do preparo, vamos usar uma panela grande e fritar as costelinhas por imersão até ficarem bem douradas. Quando estiverem prontas, retire a maior parte do óleo da panela, deixe somente o suficiente para refogar a cebola, não retire as costelinhas. Todo o resido da fritura vai dar mais sabor a quirera.

Acrescente as cebolas e refogue junto com as costelinhas, depois é só colocar a quirera já escorrida, temperar e cobrir com água. Deixar cozinhar.

O ponto de cozimento é igual do arroz, então não tem como errar, você pode deixar al dente ou mais molinho. Quando estiver no ponto escolhido, é só corrigir o sal e servir quente.

Esta receita rende para família inteira. Se for faze-la para 2 ou 3 pessoas, faça metade ou menos, a proporção é sempre o dobro de carne do peso da quirera.

Minha história:

Antes de brasileiro descobrir arroz era a canjiquinha mineira que sustentava para um dia inteiro de trabalho, não é preciso servir como nenhum acompanhamento. Este prato te sustenta para o resto do dia e eu adoro comer durante o inverno.

Conheci esse prato com minha avó, que o preparava no fogão à lenha, com panela de barro pro meu avô ir trabalhar na roça. Fui conhecer as variações dele na escola, onde serviam com frango ou invés de costelinha para as crianças.

Você pode trocar as costelinhas por frango, paio, carne seca ou pode acrescentar vegetais. Fica uma delicia. A quirera é fácil de encontrar no mercado, a marca mais famosa é yoki.

E você conhecia a quirera? Já experimentou? Conte-me mais nos comentários.