Acompanhe:
Livros

Livro: Mestre Cuca Larousse

Eu estava devendo começar esta categoria de Livros aqui no blog. A ideia não é transformar o Quase Mineira em um blog literário, e sim postar resenha de livros que tenham haver com Gastronomia
Vou começar com um simples para quem não entende muitos dos paranauês, o Mestre Cuca Larousse.

Resenha Mestre Cuca Larousse - Quase Mineira

Mestre Cuca Larousse - Quase MineiraLivro: Mestre Cuca Larousse
[rating:4/5]
Editora: Larousse
Ano: 2007
Sinopse: Um livro completo, com mais de 1800 receitas explicadas passo a passo, com tempo de preparo e de cozimento. Ideal tanto para o iniciante amador quanto para o profissional!
Mestre Cuca Larousse revela segredos para o preparo de uma variedade imensa de tipos de carne, hortaliças, legumes, verduras, sobremesas. Este livro, em edição especial, traz as receitas clássicas do Brasil e do mundo, além de receitas de base, pratos contemporâneos, orientações sobre o preparo e um capítulo especial sobre cozinha rápida.
Mestre Cuca Larousse é ideal para os amantes de Gastronomia e, possui uma grande variedade de receitas para bases de torta, crepes, bolos, biscoitos, carolinas, bolinhos, pão de ló, suspiros e macarons. Apresenta também os clássicos da culinária internacional, pratos contemporâneos, especialidades da cozinha regional, sobremesas e orientações minuciosas sobre o preparo das receitas em todas as etapas, tudo explicado passo a passo e com ingredientes adaptados à culinária brasileira.
E mais! Um capítulo especial de cozinha rápida com mai de 60 pratos saudáveis e saborosos, como cuscuz paulista, mil-folhas de tomate com hortelã, carne com chili, wok de porco com leite de coco, cuzcuz de palmito com camarão, gratinado de banana com presunto, bolo fofo de maçã e compotas de frutas.

Minha opinião:

A Larousse sabe falar de Gastronomia, os livros da editora são sempre ricos em informação e práticos para amadores e profissionais. O Mestre Cuca começa com o ‘Conhecimento de Base’ onde reúne informações nutricionais que explica o que é proteína, carboidratos, lipídios…; O conhecimento de base engloba materiais culinários, cozimento dos alimentos, compras e conservação e um glossário, muito útil quando na hora de ler a receita você não saber o que é ~macerar~ por exemplo.

“Para cozinhar bem, é preciso conhecer as regras da arte culinária, além de dispor do material necessário para a realização das receitas. Os diversos utensílios devem ser resistentes e de facil manuseio e manutenção.”
Mestre Cuca Larousse, pág. 14.

Se o livro promete mais de 1800 receitas, eu não contei kkk… Mas tem muita receita mesmo! Elas são divididas em carnes, aves, massas, molhos e muito mais. Não é um livro de se ler ~inteiro~, ele é ótimo para deixar na cozinha e naquela hora que você não tem ideia do que fazer com aquele frango na geladeira, procurar uma receita nele… também não é ideal de ser carregando para cozinhar nos amigos, com tanto receita assim, é um livro pesado, de brochura, o que dificulta a leitura.

Um dos capítulos mais legais é o de ‘Cozinha Rápida’ que tem receitas com tudo o que você tem em casa com preparação rápida e fácil. Excelente para quem esta começando!

“Quem já não voltou para casa, cansado após um dia de trabalho, com esta pergunta insistente na cabeça: “O que vou fazer para o jantar hoje à noite?” […]”
Mestre Cuca Larousse, pág. 1046.

Sem dúvidas o meu capitulo favorito é o ‘Técnicas Culinárias’, o único do livros com imagens, e não quaisquer imagens, e sim um passo-a-passo incrível de técnicas de cozinha, desde como rechear um frango, desengordurar um caldo à preparação de molhos.

Resenha Mestre Cuca - Larousse

O livro perde uma estrelinha porque podia ser encadernado ao invés de brochura 🙁 A falta de fotos das receitas não me incomoda porque elas são bem explicadinhas, fácil de fazer mesmo os pratos mais complexos como os que vão carne de rã… hmm kkk

E então o que acharam do livro? Eu recomendo por ser super completo!
Um beijo.


Compartilhe:
Comente:
Post Anterior Próximo Post

Você também pode gostar de:

3 Comentários

  • Responder Clay

    Minha mãe comprou essa Biblia digamos e eu comecei a folhear e adorei =D

    8 de novembro de 2014 às 16:35
    • Responder Stephanie

      Parece uma bíblia mesmo kkk
      Mas é muito completo, bom mesmo!
      Um beijo

      12 de novembro de 2014 às 11:17
  • Responder Quase Mineira - Gastronomia, Escotismo e o cotidiano de uma paulista em Minas

    […] começar bem o ano. Completando o kit do sorteio, temos o Livro Mestre Cuca Larousse que já teve resenha aqui no blog, com mais de 1800 receitas e técnicas de gastronomia para amadores e profissionais da área. Para […]

    5 de janeiro de 2015 às 11:43
  • Deixe uma Resposta