Uma história de Extraordinário
R.J. Palacio
Infantojuvenil
Intrínseca
2015
136
Em Shingaling, temos a oportunidade de conhecer melhor Charlotte, uma das crianças que recebem Auggie, o garoto de feição incomum de Extraordinário, no dia em que ele vai conhecer a escola.
Charlotte conta sobre sua amizade com Summer (as duas solucionam um mistério juntas) e sobre como foi, para as meninas da escola, começar a conviver com Auggie. Ela aproveita para mostrar sua mania de fazer diagramas e explicar como elaborou o preceito citado no final de Extraordinário: "Não basta ser amigável. Você tem que ser amigo."
Shingaling é mais um braço da história de “Extraordinário”.
O personagem principal de Extraordinário é Auggie Pullman. Auggie nasceu com deformidades faciais que tornaram seu convívio social bem difícil. Este livro principal traz um pouco do início da experiência de Auggie na escola — já no quinto ano, depois de ter estudado por um bom tempo em casa — e as dificuldades que ele enfrenta para convencer a todos que, apesar de sua aparência incomum, ele é igual a todos.
Com o sucesso de Extraordinário (vai ter filme ano que vem!), vieram os spin-offs: O capítulo Julian, Shingaling e Plutão.
Dos três spin-offs, Shingaling talvez seja o que menos tem a ver com Auggie Pullman.
Charlotte é uma das colegas de sala de Auggie, mas ele sequer aparece na história, sendo mencionado apenas algumas vezes. Apesar de recontar alguns fatos dos demais livros — dessa vez do ponto de vista de Charlotte — o foco principal do livro são as amizades de Charlotte. Sua melhor amiga, Ellie, é “roubada” pelas garotas populares, o que deixa Charlotte enciumada.
É quando Charlotte, Ximena e Summer são selecionadas para a apresentação de dança para o baile beneficiente da escola que vemos o nascimento da um novo laço de amizade entre três garotas completamente diferentes.
♠
Sem lições de moral explícitas e com uma narrativa leve, R. J. Palacio traz em Shingaling mais uma história rápida e cativante sobre amizade e superação de diferenças entre as pessoas.
Entretanto, o início do livro conta novamente a mesma história que “Extraordinário” — e que é revisitada nos outros spin offs também. Isso torna o início do livro entediante — especialmente se você leu uma das outras histórias recentemente — além de ser completamente irrelevante para a história de Charlotte e sua apresentação de dança. Talvez desvincular essa história do complexo “extraordinário” e aprofundá-la mais produziria um ótimo livro infanto-juvenil, em vez de simplificar a história para mantê-la pegando carona no sucesso de seu irmão mais velho.
Respostas de 15
De todos eu só li Extraordinário e amei <3 Desse eu nem sabia. Obrigada pela indicação e resenha! 😀
Todos esses “spin offs” são super fofinhos e rapidinhos de ler <3 são ótimos!
Que história fofa!
E super curtinha, né?
Adorei conhecer o livro!
Um beijo!
http://www.impulsofeminino.com/
Eu ainda não li o Extraordinario
bjs
R. J. Palacio consegue nos divertir e passar uma lição de vida através destes personagens. O que mais me chama atenção é como ele deixa claro a importância que uma amizade verdadeira tem pra nossa vida. E no fim é mesmo isso.
Adorei a resenha <3
Um beijo
Obrigada, Stedhanie <3
OWM pena que é curtinha, mas é muito fofa!
Com certeza eu leria esse livro, adoro a continuação do filme e aprendi muito com a histórias e personagens.
Beijos. ♥
Diário da Lady
Oi Sté!
não acredito que eu não sabia desse livro!
Extraordinário é um dos livros mais amorzinho que eu já li, com personagens extremamente cativantes. Qualquer tipo de coisa que envolva a trama com certeza me interessa. JÁ QUEEERO!
beeeeijo
beinghellz.com
Tem várias side stories assim <3 Elas foram lançadas em eBook, mas tem a "coletânia" delas no livro "Auggie & eu". Super vale a pena <3
essa ainda não li esse (na vdd nem sabia), só o extraordinário mesmo e ameeei <3
ansiosa pelo filme
Beijoss
Tali
CEREJA ROCKS
Siim. Tô prevendo muitas lágrimas durante esse filme haha
Que legal!
Eu vi o desenho da capa, mas achei que era mais um daqueles livros “inspirados” (cópia, cof,cof) sabe?
Agora, achei a ideia muito boa! Pq é um personagem que não parecia que iria ganhar um livro próprio, né? Mas é legal pq dá uma outra visão da situação… gostei!
Beijos Ana! 🙂
Andréia Campos
http://petitandy.com
Sei bem! haha super pensei a mesma coisa quando vi pela primeira vez.
É muito gostoso ver a história de outro ponto de vista
Beijos!
Não sabia da existência desse livro. Achei interessante ter um outro ponto de vista. Gostei! =]
Beijinhos ♥
Contadora de Histórias