Sob o Céu de Novgorod Book Cover Sob o Céu de Novgorod
Régine Deforges
Ficção Histórica
Nova Fronteira
1989
296
Sob o Céu de Novgorod — Régine Deforges 1

Biografia romanceada de Ana de Kiev, neta do famoso Vladimir de Kiev, que em 1044 foi entregue em casamento a Henrique I, rei da França. Ana abandonou a sofisticada corte russa para viver numa França ainda fortemente dominada pelos bárbaros, casando-se com um homem extravagante e conhecido pelo desprezo pelas mulheres. Enquanto busca fugir do cotidiano sufocante, sonha em reencontrar seu amado Felipe e retornar a Novgorod.

Sob o Céu de Novgorod — Régine Deforges | Quase Mineira

Régine Deforges, como contei para vocês em vários posts, é a minha autora favorita. Eu sou fã desta mulher muito mais do que sou fã da JK ou da Cassandra Clare por exemplo (amo todas, mas Régine tem um lugar especial no meu coração) e por isso estou colecionando todas as obras já publicadas em português por ela…
Esta sendo bem difícil porque ela não é tão conhecida no Brasil e nenhuma editora publica mais nada dela, então estou me aventurando em sebos e no meio desta aventura literária que descobri ‘Sob o Céu de Novgorod’.

Como a própria autora diz na orelha do livro, esta é a história romântica mais bela de todas ❤

Como característica de Régine, muito mais que uma história de amor, esta é uma biografia de Ana, princesa da Rússia que teve que se casar com o rei da França, Henrique.

A história se passa na Idade Média, metade do século XI e a autora consultou diversos especialistas  para tornar este livro um relato rico de detalhes dos costumes da época. Mesmo que você não goste de romances, este não é um romance comum, é uma história precisa da tradição do romance histórico francês.

Sob o Céu de Novgorod — Régine Deforges | Quase Mineira Sob o Céu de Novgorod — Régine Deforges | Quase Mineira

Como leitor, a gente se perde nas aventuras, paixões, cavaleiros, monarquia, batalhas, rituais de bruxaria e paixões arrebatadoras. O melhor do livro é entender como a vida naquela época é diferente da Idade Média que estamos acostumados à ver em filmes e livros – que geralmente se passa no século XVI. 

Eu gostei da corajosa princesa Ana logo no começo, por ser diferente das princesas que conhecia que viveram neste período. Esta gostava de cavalgar livremente pelas terras da Rússia e participar da caçadas junto do pai. Mas então, ela se casa e descobre que lugar de mulher é dentro do castelo, bordando, supervisionando os criados e dando herdeiros ao trono. E passa seus dias sonhando em voltar para a sua querida cidade, Novgorod.

— Muitas vezes, à noite, desperto pensando: um dia voltarei a viver sob o céu de Novgorod…
— Nunca voltará. É a rainha da França, seu país é este para sempre.

Este último item: ‘dar herdeiros ao trono’, foi o mais difícil porque o rei não esconde de ninguém que gosta de homens mesmo correndo o risco de ser excomungado da Igreja.

Todos os personagens da histórias são cativantes, mesmo os vilões, justamente ninguém se prende no título de herói e vilão. Um capitulo você odeia Raul de Crépy, o conde que sonha em possuir a princesa a qualquer custo e em outro, você passa a gostar dele. Doidera né? Mas a leitura flui bem e consegui terminar em poucos dias.

Para os apaixonados por história, este livro é ótimo! O final é o mais emocionantes, surpreendente e lindo de qualquer outra história de amor antiga.

BEDA 2016 | Quase Mineira