Acompanhe:
Escotismo

O Tema Anual dos Escoteiros do Brasil

tema-anual-escoteiros

Nesta categoria do blog, vocês conhecem mais sobre os escoteiros, então não deixem de ler o Guia Rápido: Escoteiros do Brasil e se tiver alguma dúvida, só deixar nos comentários!

Dentro do movimento escoteiro trabalhamos diversas áreas do desenvolvimento da criança como o físico, afetivo, social, espiritual, intelectual e o caráter. O objetivo aqui é tornar o jovem o melhor cidadão possível para a sociedade.

O Escotismo é uma escola de cidadania através da destreza e habilidade em assuntos mateiros. — Robert Baden-Powell

Tudo dentro do movimento segue um Programa Educativo, que segue nove princípios fundamentais, um deles é:

  • Para todos: precisa adaptar-se às diferentes realidades, atendendo jovens de todos os segmentos da sociedade;

Onde eu quero chegar?

No Tema Anual, que é um único tema de uni todos os grupos do Brasil, o principal objetivo é trabalhar um mesmo motivo em todos os estados, unindo as diversas culturas brasileiras.

Achar criatividade para manter ciclos de atividades não é fácil, então o Tema Anual é uma forma de diversificar as atividades.

Quem decide o tema anual é o pessoal da União dos Escoteiros do Brasil e sempre no final do ano escoteiro é divulgado direto no site deles, inclusive é lá no escoteiros.org que vocês tem acesso à tudo sobre o movimento escoteiro.

tema-anual-escoteiros-2

Estes cartões das fotos, contem o número de registro da UEB, um número único que cada membro do movimento tem, é a nossa identidade escoteira. E todo ano são diferentes, porque vem ilustrado o Tema Anual.

  • Em 2013 o tema foi: “Água: o mundo que queremos”, porque a Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu o decênio de 2005 a 2015 como a “Década Internacional da Água” e, ao ano de 2013, reservou a nomenclatura comemorativa de “Ano Internacional da Cooperação pela Água”.
  • Em 2015, foi um dos meus temas favoritos: “Movidos pelo Escotismo”

Neste ano em especial, cabe a nós mostrarmos ao mundo o que o Escotismo tem a oferecer, a razão por termos tanto orgulho em fazer parte desta fraternidade, e o porquê da paixão que carregamos no peito e que nos faz afirmar: “Sou apaixonado pelo Movimento Escoteiro! Sou movido pelo Escotismo!”.

Este ano, em 2016 o tema anual é “Diversidades que nos unem”:

o Movimento Escoteiro pode contribuir, de fato, para a construção de um mundo mais equitativo e respeitoso frente às diferenças, independentemente das suas características, sem rótulo ou exclusão. E é isso o que verdadeiramente somos: uma imensa fraternidade mundial, na qual todas as pessoas, com a riqueza de suas particularidades e individualidades, se unem por laços de compreensão mútua, em um ambiente de respeito e bem-querer, com a proposta de tornarem este mundo melhor para todos. Embora possa parecer um paradoxo, essa diversidade é exatamente o que nos une!

Alguma aposta para o tema de 2017?


Compartilhe:
Comente:
Post Anterior Próximo Post

Você também pode gostar de:

2 Comentários

  • Responder Livia

    nossa, qd era novinha eu sempre quis ser escoteira, super legal o tema ser diversidade!

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    24.11.2016 às 14:38
    • Responder Stephanie Ferreira

      Que bacana Lívia! Mas ó, escoteiros são para todas as idades viu? Eu mesma comecei só depois dos 20… 😀

      26.11.2016 às 15:15

    Deixe uma Resposta