Acompanhe:
Tecnologia

A vida no tempo da internet discada

Durante – quase – toda a minha vida, lembro de ter internet em casa… Ela chegou lá em 1995 quando eu mal tinha completado 3 anos de idade. O meu pai sempre trabalhou com computadores então tinha esta necessidade de estar conectado.

typing-desks-working

Foto via Visual Hunt

Agora acredito que todos sabem, o rumo que a internet no Brasil quer tomar, as tão temidas franquias. Apesar da Anatel ter suspendido a ideia da franquia por tempo indeterminado, não foi para dar voz aos consumidores.
A blogagem coletiva desde mês do grupo de Blogueiros Geek propôs que falássemos como era a vida no tempo da internet discada, já que se os planos de franquias forem para frente, nossa vida vai regredir e voltar a ser como os tão sofridos anos 90.

Só que muito pior do que os anos 90.

Como disse, eu era um criança nesta época, só usava a internet após muitas tentativas de discagem (quem lembra do barulhinho?) e só depois da meia-noite. Meus pais eram até legais neste quesito porque eu estudava a tarde, então podia usar a internet assim bem tarde da noite um pouquinho.

internet

Os meus sites favoritos da época eram barbie.com e bratz.com ambos em inglês. Não havia muitos sites em português, para crianças então nem se fala.
O segredo da época era ter paciência. Paciência para deixar o site carregar. Paciencia para não chutar tudo quando a conexão caia…

Naquele tempo quando as tardes eram livres, nada de jogar LoL ou Dota não. Os jogos eram todos offline e a maioria das brincadeiras de criança eram na rua mesmo. O computador passava a maior parte do dia desligado e sem internet ilimitada, o pacote Office era o software mais usado e mais importante de todos.

Quando criei meu primeiro blog, lá em 2003, já tínhamos banda larga em casa e ilimitada. Com meu IQC, depois o MSN, Orkut, Fotolog… Eu nunca tive um limite do que podia criar. A internet chegou na minha vida para me conectar com o mundo, assim como na vida de todo mundo.
Lá nos tempos da internet discada, quando precisava de notícias do meus avós que moravam bem no interior aqui de Minas Gerais ou ligávamos depois da meia-noite durante os fim de semana ou gastava cartões e cartões telefônicos nos orelhões.

Com a internet ilimitada até meu avô e seus quase 80 anos tem whatsapp.

Photo credit: Skley via Visualhunt / CC BY-ND

Hoje dia 3 de Maio, comemoramos o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. Liberdade essa que vai ser tirada com as franquias!
Não quero ter que escolher entre quais vídeos ou não poderei assistir, quais sites acessar, se poderei ou não atualizar o blog e nossa, será que com o limite da franquia poderei subir um vídeo no meu canal do Youtube? Estas escolhas eu deixei no século passado, quando as nossas vidas não eram tão dependentes da internet como é hoje.

A hashtag #internetjusta está fazendo barulho e não podemos parar. Vocês podem ajudar acessando a página Movimento Internet Sem Limites.

Como era a sua vida nos tempos da internet discada?

barra_bg


Compartilhe:
Comente:
Post Anterior Próximo Post

Você também pode gostar de:

20 Comentários

  • Responder Lorraine Faria

    eu acho esse assunto da limitação tão absurdo que nem sei o que dizer :~ retrocesso bruto, no mínimo!

    03.05.2016 às 09:21
  • Responder Bruna

    Eu me lembro bem do barulhinho e da raiva da net caindo e nada carregando… como vc disse eu tbm era criança e a gente não tinha essa necessidade e dependência toda que temos hoje mas, é algo impensável porque isso também vai atrapalhar empresas não somente nós, vai virar uma bola de neve bizarra porque, do jeito que eles falam parece que só o ‘lazer’ será prejudicado. Nem dá pra comentar muito sem ficar brava =/

    03.05.2016 às 17:41
    • Responder Stephanie Ferreira

      Vai realmente virar uma bola de neve sem precedentes 🙁 E super te entendo, não da nem pra conversar muito sem ficar muito brava com essa palhaçada

      08.05.2016 às 15:36
  • Responder Chell

    Que post bacana!! Me deu vontade de fazer um 🙂
    Eu usava internet depois das 2h da tarde de sábado, aí eu ficava até as 4 e meu irmão até as 6. Só quando fiz 11/12 anos que tivemos internet em casa, mas penso como.vc. quanta coisa aprendi com a internet ilimitada.

    03.05.2016 às 20:44
  • Responder Mayara Cristina

    Eu lembro muito pouco de como era a vida com a internet discada já que nasci em 97 só peguei o finalzinho, mas o barulho que fazia é inesquecível. Essa ideia das franquias é absurda e eu espero sinceramente que a Anatel não venha à aprovar isso. http://www.falamaya.com/

    03.05.2016 às 22:36
    • Responder Stephanie Ferreira

      Não podemos deixar que isto aconteça Maya, tem que assinar a petição contra este absurdo 🙂
      Beijão

      08.05.2016 às 14:35
  • Responder Lanna

    Saudades do Fotolog.
    Eu acessava um site extremamente pesado ALWAYS CELEBRITY onde ficava o dia inteiro salvando fotos do Orlando Bloom e Jhonny Deep ♥
    Saudades!
    A net no interior é lenta então não sei o que são 10 megas. O máximo aqui é 8 e uso 4.

    04.05.2016 às 10:20
    • Responder Stephanie Ferreira

      Aqui em Poços de Caldas, também não temos 10 megas, mas 4 megas nem de longe se compara com os tempos de internet discada. E nossa, Orlando Bloom é um dos meus primeiros crush ❤️‍ ❤️‍ ❤️‍ tinha várias fotos salvas dele também hehehe
      Beijão

      08.05.2016 às 14:24
  • Responder Camila Faria

    HAJA paciência ~ é a primeira coisa que eu penso quando lembro da internet discada. Tudo demorava tanto tempo, a gente acabava até desistindo das coisas… Mas, em compensação, fazíamos tão mais coisas offline, né? Cada época tem suas vantagens e desvantagens…

    04.05.2016 às 15:20
    • Responder Stephanie Ferreira

      Aah é verdade, fazíamos mais coisas offline e também não dependíamos tanto da internet como hoje 🙁 Eu não teria a mesma paciência de antes para lidar com a conexão discada…

      08.05.2016 às 14:21
  • Responder Anne

    Nem preciso comentar o tamanho do absurdo que seria limitar o acesso à internet com franquias!
    Minha vida com internet discada incluía acessar a internet só depois da meia-noite e nos fins de semana, porque era bem mais barato! Passei incontáveis madrugadas na internet batendo papo e vendo sites, acho que foi uma época em que a internet era um ambiente mais amigável. Lembro que assim que o ICQ se popularizou, o pessoal aqui da minha cidade saía se adicionando mesmo sem se conhecer, e foi por ali que eu fiz vários amigos e conheci meu primeiro namorado. Hahah
    E o barulhinho do modem enquanto tava conectando? Quase deu saudade agora! =D
    Beijo

    04.05.2016 às 17:44
    • Responder Stephanie Ferreira

      HEhehehe te entendo bem Anne, tenho saudades mas não quero reviver isso não, por isso é importante assinar a petição 😀
      Beijão

      08.05.2016 às 14:20
  • Responder Babee

    Eu raramente usava internet nessa época, porque eu sou a mais nova, tinha que competir com meus irmãos e os melhores horários eram de noite, hora de criança dormir 🙁 Mas me lembrei super do site das Dolls! Nossa, como eu ficava horas e horas caçando dollsmaker pra brincar :O

    04.05.2016 às 23:56
    • Responder Stephanie Ferreira

      Nossa eu AMAVA o site da Dolls, é o primeiro site em português que lembro de ficar horas brincando #saudades
      Beijão

      08.05.2016 às 14:08
  • Responder Mila

    Eu lembro dessa época e odiava quando a conexão caia! Se deixarmos eles franquiarem a net, não vamos só regredir como vc disse mas será pior. Teremos que limitar nossas criações e amizades!!!
    Eu já assinei a petição!
    Bjs

    05.05.2016 às 02:15
    • Responder Stephanie Ferreira

      Naquela época, a ‘raiva’ não era tão grande porque não dependíamos tanto da internet como hoje, por isso será bem pior. Também assinei a petição e vamos fazer barulho 💪

      08.05.2016 às 14:02
  • Responder Crystal Spinelli

    Que visão interessante! hahaha
    Nem passava pela minha cabeça ter um blog na época em que a internet era discada!
    Eu tinha apenas uma amiga que tinha um blog e que era um diariozão dela mesmo…
    Acho que o primeiro registro de blog assim foi o fotolog que comecei em 2007 hehehe

    07.05.2016 às 19:18
    • Responder Stephanie Ferreira

      Meu primeiro blog era bem diário também, eu só contava como tinha sido na escola mesmo HAUSHASUHA
      Beijão

      08.05.2016 às 13:06

    Deixe uma Resposta