Acompanhe:
Livros

Vingança Mortal (Raquel Machado)

Em Janeiro deste ano (2015, para quem esta lendo do futuro) o blog fechou parceria com a escritora Raquel Machado e falo sobre isto aqui. Então ela me enviou o ebook para ler no kindle e eu e a Ana Paula resolvemos fazer uma resenha dupla para contar o que cada uma achou da história.

Livro: Vingança Mortal
Autor: Raquel Machado
[rating:3/5]
Editora: Amazon
Ano: 2014 / Páginas: 120
Sinopse: Vingança Mortal – Ao receber uma ligação sobre a morte de sua melhor amiga, Brenda volta a sua cidade natal, Lageado Grande. Lá ela vai ao velório de Nicole, onde encontra seu rosto marcado por facas. Uma dúvida surge: será que realmente foi um acidente como todos falam?
Ao voltar para casa algumas pistas aparecem, e Brenda fica obstinada a investigar a morte de Nicole. Ela decide então voltar as suas raízes. Porém, o tempo parece ter mudado muitas coisas, inclusive as pessoas que ela imaginava conhecer.
Envolvida em uma rede de intrigas, dinheiro, drogas e traição, ela se vê prestes a montar um quebra-cabeça, onde cada peça parece se encaixar com extrema exatidão. E a solução para esse mistério, pode revelar um segredo escondido há muito tempo.

Minha Opinião

O livro é bem curto, li em poucas horas e fiquei perdida no começo com a passagem de tempo. Tudo acontece muito rápido mas fiquei com vontade de ler mais.
Brenda foi a menina mais popular da escola e se casou logo depois de formar, com Alan, um rapaz super gato do Futebol e se mudou para a cidade grande.

Todo o mistério começa quando uma das suas melhores amigas de infância sofre um acidente e, mesmo com a certeza de todos da sua antiga cidade, de que foi de fato um acidente, Brenda desconfia e começa a investigar por conta própria.

Eu já desconfiava logo no começo o desfecho da história, mas a autora soube colocar os fatos para confundir. São amigos que vão e vem e a personalidade de cada um não é tão trabalhada, então você não os conhece para tirar conclusões até o final do livro, isso prende o leitor.

O livro é narrado em primeira pessoa pela Brenda, mas tem cenas de quando ela era jovem narrado por outros personagens. Em geral, eu gostei muito e recomendo.

Opinião da Ana Paula

Assim como a Stephanie, também li o livro em poucas horas. E devo dizer que gostei muito da ideia do livro, mas a maneira como a ideia foi abordada não me agradou tanto.

Eu tenho, pessoalmente, um sério problema com histórias com muitos personagens. Por isso que quase sempre tenho problemas para gostar / acompanhar livros policiais. E é o que aconteceu com este livro. Ainda no prólogo todos os personagens foram apresentados, pareados e citadas suas características. Eu li o prólogo em um minuto. Gravei alguma coisa? Nadica. Senti falta de um desenvolvimento mais lento dos personagens, caracterização deles quanto à suas maneiras de agir e falar, por exemplo.

O ritmo do livro é acelerado. Não tem variação, a história engata a primeira marcha e vai embora. Fica a impressão de que a autora queria apenas chegar ao final do mistério o quanto antes. Uma mistério envolvendo (de formas diferentes) pelo menos sete pessoas poderia ser tido mais alternância de ritmos, envolvendo mais o leitor.

Se posso deixar alguns conselhos para a autora, seriam os seguintes: O livro tem um potencial grande. E eu sei como as vezes nossos pensamentos são muito mais rápidos do que conseguimos escrever, então minha dica é parar por um momento, traçar a linha que vai seguir para resolução do mistério e daí fazer ramificações, fazendo o pensamento do leitor dar voltas e duvidar das concepções que faz. Além disso, recomendo uma edição textual, pois alguns maneirismos (Ex: usar “pediu” no lugar de “perguntou”) podem atrapalha um pouco a leitura, bem como a falta de revisão textual e editorial mais meticulosa atrapalhou um pouco a minha leitura (atenção aos travessões de transição entre Fala – Ação – Fala).

Eu gostaria muito de ler esse livro novamente caso a autora decida trabalhar em uma segunda edição.


Alguém já leu a obra de Raquel Machado? O que achou?
Um beijo


Compartilhe:
Comente:
Post Anterior Próximo Post

Você também pode gostar de:

Nenhum Comentário

Deixe uma Resposta