Foto por Maria Eduarda Nogueira @ Flickr

Faz exatamente dois anos que voltei de minha primeira viagem ao exterior. Passei alguns dias em Orlando junto com meu pai e meu irmão e, um pouco por saudades, um pouco por querer compartilhar com vocês a experiência, decidi condensar toda essa experiência em uma série de posts.

Bom, nós saímos de São Paulo no dia 21 e iríamos chegar de volta no dia 30, mas teríamos apenas 6 dias inteiros em Orlando (entre os dias 23 e 28). E daí meu pai veio com a questão: Decidir quais parques iríamos.

Orlando tem muitos parques. Além do Walt Disney World (composto por 4 parques e mais 2 parques aquáticos), e Universal (composto por 2 parques), ainda têm Sea World (que inclue Bush Gardens, Sea World, Discovery Cove e Aquatica), Lego Land, Wet ‘n Wild e Kennedy Space Center.

Como iríamos no inverno, já descartei logo todos os parques aquáticos e, como sou um tanto contra aos shows de Orcas e sabia que as montanhas russas do Bush Gardens seriam emoção demais para todo mundo, decidi pelo óbvio: fazer os 4 parques da Disney e os da Universal em 6 dias. Com isso, colocamos os passeios de compras e alimentação em segundo plano.

Chegada, estadia e rotina geral

Saímos de Guarulhos às 23h e chegamos em New Jersey no dia seguinte pela manhã. Voamos pela United Airlines e o voô foi bem tranquilo só que minha sorte atacou e passei as 10 horas de voô com a TV travada em um único canal e sem um pingo de sono. -_o_-

Chegamos em New Jersey logo depois de uma nevasca histórica, então vários voôs foram cancelados e outros tantos sofreram atrasos (como o nosso, que deveria sair as 10h e acabou saindo só perto das 17h).

Ou seja: Um dia em que passaríamos a tarde aproveitando para visitar algum outlet foi por água abaixo e chegamos no hotel perto das 22h.

Alugamos um carro no Dollar Rent a Car e nos hospedamos no Floridian Hotel & Suites, que ficava há uns 10 minutos dos parques da Universal.

O hotel é bem simples, mas o suficiente para deitar e desmaiar até o dia seguinte. A hospedagem oferece café da manhã, com waffles (<3), cereais, pães e frutas.

@Floridian Hotel & Suites

Nós geralmente comíamos pelo menos um waffle e meio e embolsávamos uma fruta cada um para o lanchinho da manhã nos parques. Almoçavamos nos parques e acabamos saindo dos parques em torno das 17h todos os dias, então aproveitávamos para visitar alguma loja ou outlet e passar no WalMart comprar alguma comida congelada (a variedade é impressionante, e são bem gostosas!) para jantar no hotel.

Roteiro

Krissy Venosdale @ Flickr

Para definir a ordem dos parques, dei uma pesquisada em sites gringos que fazem crowd prediction (ou previsão de multidão). Ou seja: Com base no “histórico” do parque e da época do ano, atribuem aos dias uma nota de lotação para cada parque. Fui listando os três mais vazios de cada dia e então escolhi a ordem com base nisso: Hollywood Studios, Magic Kingdom, Animal Kingdom, Islands of Adventure, Epcot e Universal Studios.

Vale lembrar também que os horários dos parques e as atrações variam de acordo com a época, bem como a manutenção de alguns brinquedos.

Com a ajuda destes sites também, fiz uma lista das atrações que não podia perder e das que deveriam ser evitadas. Alguns inclusive sugeriam uma ordem específica para evitar filas e davam dicas sobre utilização do FastPass, um “fura fila” que pode ajudar muito na otimização do tempo.

Coisas a saber

— FastPass: Em cada um dos parques da Disney você tem direito a usar três FastPasses. Logo na entrada dos parques há alguns cast members que vão te redirecionar para o posto mais próximo de FastPass. Ali é provável que haja fila, mas há outros postos caso não queira perder tempo. Converse com o cast member que está programando seu FastPass, escolha as três atrações e peça que ele opine sobre qual a melhor logística em relação à ordem e horários. Os parques são grandes e você não vai querer ter que correr para atravessar o parque todo. Caso não utilize um Fast Pass (aconteceu de chegar na atração e a fila estar com menos de 15 minutos de espera), você pode trocar por outro! <3

Os parques da Universal têm um sistema parecido, o Universal Express, mas este é pago :/

Freebies: Logo que entrar no parque (ou na saída), pergunte onde fica o Guest Services, lá você vai pedir bottons de graça. Há uma série de bottons para comemorar um aniversário, casamento, reunião de família, uma celebração qualquer ou a primeira visita, por exemplo. Também na entrada do parque estão disponíveis os mapas em diversas línguas. Eu sempre pegava uns três e escondia um na mochila para guardar (porque um seria destruído de tanto dobrar e desdobrar, e outro seria perdido).

@ Disney Addicts

Single Riders: Caso você vá sozinho a uma atração, ou não se importe de se separar de seu grupo (eles sempre perguntam quantas pessoas estão contigo antes de te deixar entrar), têm a opção de ir à fila de Single Rider. Ela geralmente é mais rápida do que a fila normal, mas não existe em todos os brinquedos.

— Guarda-volumes: Se eu tenho duas dicas sobre os parques da Universal é: Leve uma capa de chuva para a River Adventures e evite mochilas grandes. Só precisamos guardar nossas coisas uma vez nos parques da Disney, e depois vimos que nem seria tão necessário. Mas nos parques da Universal é proibido ir à algumas das atrações com seus pertences. Nessas atrações há sempre armários por perto disponíveis para guardar suas coisas, mas o tamanho deles é limitado, então menos é mais!

— My Disney Experience: Os parques têm Wi-Fi! (E ela funciona bem na maior parte dos parques). E isso possibilita usar o aplicativo My Disney Experience, então você pode acessar os mapas, horários de atrações e tempos de espera direto do aplicativo!

— Compras: Grande parte dos itens disponíveis nas lojas dos parques (tanto da Disney quanto da Universal) estão disponíveis também na loja online, então é possível planejar seus gastos com calma. Também é possível comprar online, mas as lojas são incríveis, então não vale evitá-las completamente! Só não esqueça que neste valor ainda são somados os impostos que, em Orlando, são de cerca de 6% do valor total.

_____

A ideia era fazer apenas um post, mas só isso já deixou o post enorme, então os dias nos parques ficarão para os próximos posts!

Caso tenham alguma pergunta, deixem aqui nos comentários que procurarei responder nos próximos posts!