Olá, eu sou a Chef de Cozinha que virou Web Designer… Loucura né? Mas trabalhar como Web Designer pareceu sempre o meu destino, se é que você acredita nessas coisas…
Começou há muito e muito tempo quando criei meu primeiro blog, na época todo blogueiro tinha que saber um pouquinho de html e no mínimo um paint… Quem foi estudando, buscando tutoriais, arriscava mexer no Photoshop, então surgiu os layouts cheio de glitter e profundidade.
A questão é que o Desenvolvimento Web é uma área que muda o tempo inteiro e a profissão de Web Design é quase obsoleta.
Mas se você quer trabalhar com isso, entenda o porquê:
Com o passar dos anos, quem entendia muito de códigos, virou o WebDeveloper e quem entende de imagem e beleza, passou a ser Designer. Porque quem mexe com dois, geralmente não entende perfeitamente de nenhum (eu disse geralmente, não é uma regra).
Se aprofundar em uma área é sempre a melhor opção. Você vai desenvolver melhor o seu trabalho. Tanto que os cursos de informática dos início da década passada, se transformaram em Sistemas da Informação, Ciências da Computação e tem aquele só pra design: Design Gráfico.
Da pra trabalhar como Web Designer? Sim, eu trabalho assim. Mas executo várias funções ao mesmo tempo, o que não é um problema pra mim que ama aprender, sou ao mesmo tempo: webdeveloper, designer, editora de vídeo, fotógrafa, mexo com o SEO, o blog e se bobear, a gente faz até o café pra dar conta de tudo.
Na definição do wikimédia, o Web Designer é?
“uma extensão da prática do design gráfico, onde o foco do projeto é a criação de websites e documentos disponíveis no ambiente da World Wide Web.
O web design tende à multidisciplinaridade, uma vez que a construção de páginas web requer subsídios de diversas áreas técnicas, além do design propriamente dito. Áreas como a arquitetura da informação, programação, ergonomia, usabilidade, acessibilidade entre outros.
A preocupação fundamental do web designer é agregar os conceitos de usabilidade com o planejamento da pessoa em destaque interface, garantindo que o usuário final atinja seus objetivos de forma agradável e intuitiva.”
O que reforça que: esteja pronto para fazer de tudo um pouco para manter o site funcionando. De fotografia à codificações complexas em jQuery.
Não é toda empresa que exige todas essas competências, mas é o que se espera este profissional.
Eu to conseguindo dar conta porque aqui na firma, são todos muito queridos e sempre estão prontos pra dar suporte em todas estas áreas.
Eu me aprimoro investindo em cursos online em todas estas áreas e tudo que aprendo, também insiro no blog pra manter o crescimento aqui.
Acredito então, que é muito melhor investir em ser ou programador ou designer e, ter dois profissionais perfeitos na equipe. Ou você se joga em aprender de tudo um pouco, o que é uma delícia e eu to amando.
Aguarde que em breve, faço post sobre minha rotina de trabalho como Web Designer!
Beijos
Respostas de 6
Ste, que legal saber dessa mudança de carreira! Eu queria muito fazer o mesmo mas não sei por onde começar…
Miga começa por uns cursos básicos, depois faça uns freelas na área antes de mudar de vez!
tenho varios amigos designer e acho super bacana essa parte de quem trabalha com web, mt legal o post bem explicadinho sobre a profissao
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
Fico feliz que curtiu ♥
Primeiro: sucesso pra você!
Trabalhar com web + design é gratificante, pois você vê o seu projeto sair do estático pra ganhar forma ficando clicável e acessivel pro mundo!
Só win win pra você, Steh!
Obrigada sua linda ♥