Falei sobre Cananéia, uma cidade do litoral sul de São Paulo, neste post aqui.
Mas vamos recapitular:
Cananéia é conhecida por ser ponto de partida para as preservadas ilhas do litoral Sul de São Paulo, como a do Cardoso, a do Bom Abrigo e a Comprida, acessíveis por barcos e escunas. A cidade oferece as melhores opções de pousadas e restaurantes da região, além de abrigar uma infinidade de cachoeiras perfeitas para os dias de calor.
Como a Ilha Comprida, nós todos já conhecíamos de outra viagem, no roteiro estava passar o dia na Ilha do Cardoso e com sorte, ver os golfinhos da região 😍
No pier de Cananéia tem diversas opções para ir até as ilhas e logo que chegamos formos abordados por um dos barqueiros que foi super simpático ao explicar que a Ilha do Cardoso tem diversos lugares para ir. O mais perto e barato era a Baía dos Golfinhos, onde fomos.
A comunidade do Marujá, a maior e mais conhecida da Ilha Cardoso ficava há 3 horas de barco de distancia e muito mais caro, então deixa pra próxima.
O passeio de ida e volta custou R$30,00 por pessoa.
Para atravessar até a ilha, levou cerca de meia hora com parada para ver os golfinhos. E gente, que lugar mágico 😍 Ver golfinhos tão de perto foi como um filme… Como a natureza é maravilhosa. Mas olha, que difícil tirar fotos deles rsrs
Chegando lá, o barqueiro explicou que não é boa ideia ir fundo ao mar porque o mar ~despenca~, tanto que os barcos consegue atracar bem pertinho da areia, porque não é como na praia normal que você vai andando e indo cada vez mais fundo, neste você andou 2/3 metros e puf, caiu no fundão.
Bem, não estava sol para arriscar mesmo sabendo nadar então ficamos curtindo o mal até os joelhos mesmo e aproveitando para tirar bastante foto porque o lugar é lindo!
No almoço, a única opção daquela parte da Ilha é um restaurante mantido pelos moradores de lá, comida simples e deliciosa com bastante frutos do mar do jeito que adoro!
Custou R$ 30,00 + bebidas.
Depois do almoço, seguindo a dica dos guias que trabalham na Ilha, fizemos uma trilha de mais ou menos 1km dentro de um manguezal de carangueiros 😱
Toda a natureza nativa da Ilha é muito bem preservada, o lugar é tão selvagem que encontramos lagartos que passava pela gente e ainda corríamos o risco de encontrar com uma Jaguatirica (uma mini-onça pra quem não conhece).
No final do passeio, eles mantêm um museu com animais empalhados nativos da Ilha e o mais legal, uma ossada de uma baleia que encalhou na própria Ilha um tempo atrás.
Quem gosta de natureza como eu, vai adorar conhecer a Ilha do Cardoso – lugar onde terminava o Tratado de Tordesilhas e dividia as terras espanholas das portuguesas.
E aí, curtiram?
Um beijo
Respostas de 3
Não conhecia o lugar, mas achei lindo! Eu amo golfinhos, já tive a sorte de ver alguns quando fiz um passeio de barco quando era criança e é uma sensação única mesmo.
Beijos
@Bianca, eu nunca visto mas vou guardar a sensação pra sempre de tão incrível <3
Um beijo
Amei as dicas sobre a ilha do Cardoso! Parabéns!