Este post faz parte do BLOGMAS, um projeto com blogagens coletivas especial de natal do AML da Patrícia Silva Neto. Para saber mais acesse o grupo no facebook ou o blog.
Aqui em casa não se comemora o Natal tradicional como as famílias que tem origem católica, quero dizer… Nada de decorações até 2014 (ano passado minha mãe começou a decorar por conta do meu irmão caçula, foi nosso primeiro ano com árvore); nada de peru, arroz com passas e castanhas, nada de papai noel e presentes debaixo da árvore.
“Nossa Stephanie que chato, então como vocês comemoram?”
Minha família é de maioria cristã protestante por isso não tem nada das tradições ~normais~ deste feriado. O sentido do Natal é comemorar o nascimento de Jesus reunindo à família e agradecendo as coisas boas que Ele tem feito durante o ano.
E claro, temos nossas próprias tradições:
1 – PIKACHU EU ESCOLHO VOCÊ!
Todo ano é uma eterna discussão a escolha do lugar para passar o Natal. Até o falecimento da minha avó há anos atrás, o feriado era obrigatoriamente da casa dela e hoje é tradição passar semanas decidindo onde vão todos se reunir: Poços de Caldas (aqui em casa), Itapeva (MG, fim de mundo) ou Santo André SP (onde mora o resto da família).
2 – NADA DE CEIA
Aquela ceia de natal depois da meia noite não tem não, tem ano que tem churrasco mas na maioria deles, passamos a noite de Natal em algum evento especial da Igreja, depois vendo os fogos e indo dormir.
3 – TEM MUITA COMIDA SIM
No lugar da ceia, temos nosso Almoço Especial de Natal. Sem peru porque gostamos de pernil. Sem arroz com passas, sem lentilha e sem nozes.
Ou tem churrasco.
E sempre sobra muita coisa e sempre saímos rolando.
4 – Amigo secreto de última hora
Como cada parente mora em um canto e no final ninguém sabe quem vai mesmo pro Natal, nossos amigos de secreto são feitos de última hora. O legal é que estipulamos um preço bem baixo tipo 5 reais para estimular a criatividade. Os presentes são sempre muito engraçados, como os dos tios Corinthianos que ganham chaveiros de outros times 😛
5 – O ANIVERSÁRIO É DELE, MAS QUEM GANHA É….
Não é todo mundo não HUASHUASHU A família da minha mãe é enorme, são mais de 20 primos deste lado imagina todo mundo trocando presente com todo mundo? É muita grana hehehehe
Não é o dinheiro que nos impede de fazer a troca de presentes depois da meia noite, é que não faz parte da nossa tradição mesmo.
Mas as crianças sempre ganham presentes e é aquela alegria e festa que só elas sabem fazer 😀
E no final…
Somos como todo mundo.
Com tradições diferentes, passamos o Natal reunidos com a família e felizes.
E vocês? Compartilha comigo uma tradição de Natal da sua família?
*P.S:. Eu não passo mais os Natais junto com esta família por motivos pessoais, eu fico com a família do noivo que tem o Natal tradicional como vocês conhecem.
Um Feliz Natal à todos, que Deus os abençoe e seja um dia repleto de paz, amor e felicidades!
Respostas de 4
Oi, oi!
Eu sempre quis saber como é celebrado o Natal pelos protestantes e, finalmente, tu respondeu alguma das minhas dúvidas. 😀
Sou católico e, ó, as coisas não são muitos diferentes por aqui. Geralmente a gente deixa pra comemorar no almoço do que na virada da noite. Sei lá, faz bem mais sentidos, né?!
Sinto muito pela perda da sua avó. Espero que o espírito de amor e união permaneça por aí!
Bjs!
@Adriel Christian, feliz que gostou de saber como é o Natal da minha família e sim, espirito de amor e união permanece <3
Beijão
Eu adoro natais alternativos. Depois de anos “comemorando” o natal de pijama na frente do computador comendo coisas tipo miojo e pipoca porque a família resolveu ignorar a data, eu sou a favor de qualquer tipo de comemoração, por mais diferente que seja! Acho que as tradições são importantes, no fim das contas, dá um calorzinho gostoso no peito planejar e se preparar pra curtir um feriado especial e bacana <3
@Marcela, eu adoro as festas alternativas também. Acho importante comemorar do jeito que for para tornar o feriado especial <3
Beijão