Jostein Gaarder
Fantasia
Companhia das Letras
2003
180
Nils tem doze anos e acaba de voltar das férias escolares de verão, passadas em companhia de sua prima Berit, na cidade de Fjærland, interior da Noruega. Para não deixar de se falar, os dois decidem escrever um diário e remetê-lo de uma cidade a outra pelo correio.
Já de início, porém, parece haver algo de misterioso no diário de Nils e Berit. Ao comprá-lo numa livraria, Nils conhece uma mulher estranha, alguém que ele e Berit haviam visto de passagem durante as férias. A mulher faz questão de ajudar Nils a comprar o diário - uma esquisitice que ele não deixa de contar à prima já em sua primeira "carta".
Em Fjærland, Berit se põe a segui-la. Diante da casa da mulher, Berit "furta" um pequeno envelope da caixa de correio. Dentro, encontra uma carta vinda da Itália, endereçada a uma certa Bibbi, que menciona um sebo em Roma. O estabelecimento guardaria não apenas livros raros, mas também livros ainda não escritos. E um desses livros se refere a uma certa "biblioteca mágica".
Toda essa história Berit conta a Nils em sua primeira carta. A aventura mal começou, mas o leitor já se vê mergulhado num grande mistério. Quem é Bibbi e que biblioteca mágica é essa? É um caso para os pequenos detetives Nils e Berit investigarem a fundo - e tudo aquilo de que o leitor precisa para se divertir pelas páginas restantes. Em A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken, o grande herói é o livro e sua história, numa trama cheia de suspense e aventura.
Apesar de na sinopse do livro, dizer que Nils e Berit tem um diário, eles na verdade tem um epistolário.
Epistolário é um caderno onde se guarda cartas enviadas por outra pessoa. No livro eles enviam o mesmo caderno um pro outro, é como um diário viajante.
Esta é uma aventura para pessoas que gostam de clássicos da literatura, como os livros da Coleção Vagalume. Alguém já leu? Conhecem?
O livro é fantástico! O modo como é escrito através de trocas de cartas que os primos Nils e Berit enviam um ao outro contando as diversas aventuras que passam, vai revelando pequenas informações sobre a história.
É uma delícia de leitura, temos o vilão, a mocinha, a misteriosa Bibbi Boken…
Tudo começa quando Berit que mora no interior da Noruega encontra uma carta endereçada à Bibbi falando sobre uma tal Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken e um livro que seria publicado no futuro e ainda não tinha sido escrito. A imaginação de duas crianças dos ano 90 vão longe tentando desvendar todo o mistério que envolve Bibbi, à biblioteca e o livro do futuro.
Na segunda parte do livro, o formato da escrita por carta é substituída por uma narrativa em primeira pessoa, para que o leitor entenda todos os mistérios da história, alternando entre as visões de Nils e Berit.
O grande protagonista da história é o livro, quem é apaixonado por leitura como eu, vai adorar esta história.
“Um livro é um mundo mágico cheio de pequenos sinais, em que os mortos podem regressar à vida e os vivos podem viver eternamente.”
Alguém conhecia esta história?
Beijão
Respostas de 14
não conhecia o livro mas gostei da sinopse, deve ser mt bom!
Obrigada Grazi ♥
Muito fofo seu blog! eu AMO esse autor! é um dos meus supeeer favoritos mesmo, não tenho dúvidas que o livro seja fantástico mesmo!!
Obrigada Amanda ♥
Recomendo o livro, é fantástico!
nossa, coleção vagalume era MUITO amor. foi minha iniciação ao amor pela leitura <3 e Jostein foi um dos meus autores preferidos da adolescencia/juventude… O mundo de Sofia e o O dia do coringa foram meus preferidos! esse deve ser ótimo tambem!!
Se gosta de Jostein e da coleção Vagalume então super recomendo esta história Lorraine ♥
Nossa, nunca tinha ouvido falar do tal epistolário 😮
|Sorteio do Livro “Cartas de um escritor solitário |
|Document Your Life | Fevereiro 2016 |
| FB Page A Bela, não a Fera|
Procurei de vendia algo parecido com o que descrido no livro aqui no Brasil e não achei 🙁 Fiquei com vontade de ter um!
Não é o tipo de livro que eu leio ou que recebo indicações), mas achei bem carismática a coisa do epistolário-diário.
Nunca consegui dar conta d’O Mundo de Sofia e talvez essa seja uma opção muito mais convidativa para conhecer o Jostein Gaarder. 🙂
A leitura é tão leve e tão charmosa que você termina em uma tarde de domingo… Recomendo! Eu não conheço outras obras de Jostein Gaarder mas adorei esta ♥
Já achei fofa a ideia deles escreverem juntos esse diário!
Deve ser um amor esse livro!
Ah, e a coleção Vagalume fez parte da minha infância/adolescência. Não cheguei a ler todos, mas lembro de uns 7 ou 8.
Beijo
Ah você vai adorar este livro então, eu também li a coleção vagalume (não todos) e morri de saudades lendo este livro, de tão fofinho ♥
Depois de ler O Mundo de Sofia fiquei viciada nos livros do Jostein Gaarder, mas esse aí eu não conhecia. Obrigada pela dica de leitura 😉
Se gostou do autor, super recomendo porque é muito bacana! Eu ainda não li o O Mundo de Sofia mas quero muito 😀
Beijão Ju ♥