Quarto Book Cover Quarto
Emma Donoghue
Drama
Verus
2011
350
Quarto — Emma Donoghue 1

Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la.

O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar.

52 Livros em 52 Semanas

“Quarto” é narrado por Jack, um menino que acabou de completar cinco anos e tudo que ele conhece é o pequeno cômodo em que vive. Sua mãe foi sequestrada há sete anos e Jack nasceu ali mesmo, no tapete. Sua mãe o educa como pode, limitando sua televisão e estimulando suas habilidades, promovendo exercícios e escondendo-o do Velho Nick, que é como Jack chama o homem que visita sua mãe toda noite e faz a cama chacoalhar.

Como Jack está maiorzinho, sua mãe acredita que talvez ele já possa saber de sua história e, talvez, ajudá-la em um plano de fuga.

Eu gostaria de dar mais detalhes sobre a história e sobre as surpresas que tive ao decorrer do livro, mas se o fizesse estaria arruinando a maior parte destas surpresas para vocês.

Fiquei impressionada pela força dos personagens de “Quarto” e, especialmente, pela força e dedicação da Mãe em relação ao desenvolvimento de Jack. Apesar de não ter noção do que há no mundo lá fora, Jack é bastante inteligente, bem mais do que se espera de um menino que viveu a vida toda em um cubículo, tendo contato apenas com sua mãe e influência de poucos canais de televisão.

A história é bastante comovente, especialmente por explorar o ponto de vista do menino, que desconhece completamente o que é possível ou não no mundo fora do Quarto. Seus conflitos internos são bastante presentes e a descrição de suas emoções é muito bem trabalhada pela autora, facilitando a transmissão destes sentimentos ao leitor.

O livro foi adaptado para o cinema, e a adaptação é igualmente incrível. Mas sugiro a leitura antes do filme, visto que o livro permite um aprofundamento maior nos pensamentos e sentimentos de Jack, dando às coisas uma perspectiva muito interessante.