Hoje eu tenho 25 anos. E isso é uma coisa muito estranha, porque quando me olho no espelho, vejo a mesma pessoa que via há seis anos, ainda com 19, quando comecei a ter que pensar antes de responder sobre a minha idade.
Mas, parando pra pensar, desde meus 19, muita coisa mudou. Em 2010, com recém-completados 19 anos, eu estava me mudando para Florianópolis para começar a faculdade. Agora, com 25, continuo morando aqui, mas a faculdade já acabou há mais de um ano. Há 6 anos eu não tinha a menor ideia de com que eu trabalharia dentro do design. Nesse meio tempo eu não só descobri o que queria fazer como consegui trabalhar na área desde então. Aos 19 eu sofria horrores por amor e mantinha a pose e, apesar de ter adorado o tanto que escrevi nessa época, fico feliz de saber que passou.
A verdade é que, apesar de ser um número bonitinho, os 25 anos não são cosmicamente especiais (nem os 15, nem os 18). Nenhum aniversário é o ano que vai mudar sua vida, porque sua vida vai mudando aos pouquinhos a cada dia. E se assim já é difícil de lidar, imagina se fosse tudo de uma vez?
De qualquer modo, mesmo que eu não tenha qualquer autoridade no assunto, achei apropriado aproveitar a data pra dar alguns conselhos não requisitados:
Algumas coisas parecem erradas e não são. E algumas coisas parecem certas e não são. Infelizmente o único modo de saber é insistindo e avaliando a situação. Seu curso parece ter sido a escolha errada? Calma. Pensa bem. Pode ser que realmente tenha sido, mas pode ser que você ainda não tenha encontrado tua paixão naquilo ali. Isso vale pra tudo na vida.
Não tenha medo de abandonar coisas, pessoas, empregos, cursos, livros ou séries. Parecia certo, mas na verdade era errado? Deixa pra lá então. Quando eu tinha uns 10 ou 11 anos, tinha acabado de descobrir o gosto pela leitura, e sofri por mais de três meses lendo um livro porque não queria abandonar a leitura. Terminei o livro pensando “talvez eu releia daqui uns anos e entenda melhor”, fiz isso duas vezes, anos depois. Sigo não entendendo nada e ele segue na minha estante. Deixar as coisas pra trás assusta, porque nos obriga a sair daquela zona familiar (que nem sempre é confortável, mas é) mas, na maioria das vezes, é para melhor.
Também aconselho seriamente encontrar algum tipo de “ritual” que te desligue das tuas preocupações. Atividades físicas funcionam muito bem pra isso, te fazendo focar no esforço físico e não dedicar tanta energia às preocupações. No meu caso, yoga e natação são as melhores coisas em dias estressantes.
Saiba quando deixar o trabalho de lado. Se você trabalha em casa isso é ainda mais dificil, mas não dá pra viver uma vida inteira dentro do expediente. Começou a sonhar com trabalho? Tá na hora de repensar as coisas.
Ah! E sabe aquela coisa que todo mundo fala quando você tá no começo da adolescencia e come sem engordar? “Aproveita enquanto pode”? Então, aproveita mesmo. Porque é bem provável que com os aninhos chegando o metabolismo vá desacelerando. </3 E aproveita teu aniversário pra isso, inclusive. Ano passado eu fui em todos os lugares em que mais gostava de comer no dia do meu aniversário. Terminei o dia passando mal, mas bem feliz.
E não se preocupe tanto com as cobranças, ninguém precisa ter a vida resolvida aos vinte-e-cinco. Preocupe-se com seus objetivos e com a sua qualidade de vida (:
Respostas de 26
Isso ai, Ana! Objetivos e uma vida bem vivida em primeiro lugar <3 Acho que quando a gente vai chegando nessa idade surgem alguns novos medos e outros nós acabamos deixando de lado. O importante é saber que tudo é fase, depende da gente saber lidar e passar por isso com tranquilidade 🙂
Beijo
http://www.vitaminatrendy.com
Pois é, acho que essas incertesas da vida sempre serão presentes, é questão de aproveitar cada fase ao máximo <3
Que post gostoso!
É assim mesmo, aquela frase boa é boba mas ´verdade: a gente leva da vida a vida que a gente leva =D
Que bom que gostou, Chell <3 é bem isso aí mesmo!
Parabéns Anaaaa <3 e aproveita muito seu dia, seus 25 e os próximos que virão!
beijo
Obrigadinhaa <3
Que texto lindo!
Eu tenho a mesma idade que você e conheço bem todas essas situações. A gente passa por muita coisa a vida toda, coisas boas, rins, tristes, inesperadas, etc. Acho que meu maior aprendizado (nesse momento), é viver com intensidade as coisas mais simples e bobas da vida como um pôr-do-sol ou um sonho bom que tive a noite, e não coisas mirabolantes.
Sobre deixar pra trás, é a melhor coisa que podemos fazer por nos mesmos.
Um beijo!
http://www.impulsofeminino.com
Oi Thais! Que bom que gostou do texto <3
É mais ou menos por aí mesmo! Talvez seja a melhor maneira de aproveitar a vida (:
Feliz aniversário!!! Que Jesus te abençoe infinitamente!!!
Tem que mudar a sua idade no perfil alí do lado!!!
Também reparei que com 25 anos não posso comer tantas besteiras como antes, pois comer ser engordar já não existe mais!
E achei legal você ter ido no ano passado comer em todos os lugares que você gosta, mesmo passando mal deve ter sido um dia muuuito legal.
Eu amo o dia do meu aniversário! Mesmo que ele venha com algumas ruguinhas a mais. hahahaha
Beijos
Obrigadinha!
Eu gosto bastante desse “ritual” de fazer o dia do meu aniversário diferente de alguma forma, mesmo que não seja especificamente para comemorar…
Beijos!
Feliz aniversário, Ana!
Estou chegando aos 30 e a cada ano que passa tenho mais certeza das coisas que você disse (quase ningue´m da minha faixa etária está com a vida resolvida também). Você já descobriu coisas demais aos 25 e tenho certeza que vai saber aproveitar cada ano da sua vida e ser muito, muito feliz!
Obrigadinhaa <3
É sempre bom saber que tem gente da nossa idade / mais velha que a gente que ainda não tem muitas certezas e definições na vida né?
Gattaaaa, tenho tanto pra dizer com esse post mas nem sei por onde começar. Primeiro, que seu layout/blog está maravilhoso!! Amei esse tema, super clean! O header maravilhoso também! Parabéns!
E falando em parabéns, yeaaaahhh, hoje é o seu dia que dia mais feliz!!! Que Deus te abençoe, te proteja e te conceda muitas alegrias, saúde, paz, sabedoria, fé, esperança, sonhos e conquistas!!! \o/
Olha, é engraçado quando a gente para pra ver se houve mudanças de um ano pro outro, um mês para outro e às vezes não houve – pelo menos nenhum significativo. Mas se pegarmos um conjunto de anos ou de meses a gente consegue ver como a vida é repleta de mudanças. E, como você disse, isso porque a vida acontece de pouquinho, devagarzinho pra gente não se assustar e sair correndo (claro que há as exceções).
Eu fico imensamente feliz que você tenha experiência suficiente pra nos passar as dicas de vida que com certeza valem para ela inteira! Olha, se eu tivesse prestado atenção em deixar pra trás o que não nos faz bem, acredita que muita coisa na minha vida seria diferente? Pensando bem, acho que ela inteirinha. Eu e meu medo idiota de não desistir, não deixar de lado, não largar… E aí fui abraçando quem não merecia, amando quem não devia e lascou tudo, rs.
Mas é assim mesmo. Hoje eu sou mãe, algo que jamais imaginei que viveria, mas sou mãe. E a vida é mesmo uma caixinha de surpresas, a gente tem que aprender também a manusear o que tiramos de dentro dela!
Obrigada pelo post, amei!!
Parabéns, minha nena!!! <3
Obrigadinhaa <3
Ih, sobre isso de ter medo de desistir das coisas, acho que é algo pelo qual todo mundo passa e que a gente só aprende mesmo que é melhor deixar pra lá depois de se ferrar um pouquinho né...
Fico feliz que tenha gostado do post!
Adorei seus conselhos! Estou chegando lá (vou fazer 24 esse ano) e me sinto tão velha e experiente haha
E cara, tem tanta coisa que eu aprendi que se eu soubesse antes…
Parabéns pelo seu aniversário e que muitos mais venham!
Um beijo,
Foca no Glitter
Que bom que gostou dos conselhos e obrigada pelos parabéns <3
Beijos!
Com o tempo a gente descobre que o tempo passa rápido, mudanças são necessárias e que a vida de adulta e dos 25/30 anos não é exatamente como a gente imaginava e não temos que ficar nos cobrando por isso.
Feliz 25, Ana!!
Exatamente, Luana!
<3
Ai, que texto delicioso! Tenho diversas dessas impressões, penso que ‘parei nos 16’ e quando paro para analisar, mudei imensamente. É aquele quesito de mudar para continuar a mesma, não é? Uma delícia ir descobrindo a essência e a firmando cada vez mais. Você abordou também a temática das releituras, demonstrando que são sempre descobrir e inovar e isso é fato, um que sempre ratifico. Somos feitos delas e de acúmulos de sensações, mais do que de experiências. Não existe tempo para mudar o tempo. Adorei as suas bases emitidas!
http://WWW.SEMQUASES.COM
Que bom que gostou do texto, Vanessa! <3
Que ideia maravilhosa essa de passar o dia do aniversário comendo! Meu aniversário é logo mais, no final de julho, e estou pensando em adotar a tática, hehe. No mais, é bom olhar para os anos que se passaram e ver o quanto mudamos e evoluímos, né? No momento não parece nada de mais, mas quando a gente relembra nota a diferença que se fez. Um beijo!
Eu sou super comilona, especialmente depois que vim morar longe dos pais.
Feliz aniversário adiantado / atrasado!
Beijos!
Que delícia ler esse texto! Refletiu muita coisa que eu penso também sobre a vida adulta, sobre o medo, sobre viver!
Ah, e essa ideia de passar o aniversário comendo onde mais gostava é ótima, pena que só aguento comer pouquinho hahaha
Beijo
Blog Lua Soares
Que bom que gostou do texto, Luana!
Beijos!
Todo mundo sabe que o aniversário é um dia mágico em que você não engorda, então se tem uma coisa que vale a pena fazer nesse dia, essa coisa é comer!
Saudades de quando eu achava que os aniversários eram datas mágicas que mudariam a minha vida por completo no melhor estilo De Repente 30, hahaha. E nenhuma prateleira está completa sem um livro “daqui uns anos eu tento de novo”. No meu caso é um livro de crônicas que meu professor de redação me deu séculos atrás, que até hoje não faz o menor sentido.
HAUAHAUAHUA eu não sabia dessa magia do aniversário, mas vou começar a usar essa motivação ainda mais daqui pra frente!
Tomara que um dia esses livros ~um dia eu volto~ de fato um dia façam sentido haha
Beijos!