Talvez seja culpa do meu mapa astral. Dizem por aí que meu Vênus em virgem me torna praticamente uma escrava das pessoas que eu amo. O fato é que eu reparo em tudo à minha volta. E eu tenho uma sensibilidade muito grande quando se trata das pessoas que eu amo.

Às vezes me basta uma mensagem pra torcer o nariz e perguntar se aconteceu alguma coisa. E pelo tipo de “não” que volta eu sei que aconteceu.

Quase nunca adianta insistir, dizendo que você sabe que aconteceu e perguntando o que. Se vocês são próximos e essa pessoa não se sentiu à vontade para assumir que não está bem, não adianta forçar a barra. Mas é aí que entra uma habilidade da qual eu tenho tanto orgulho: saber o que faz as pessoas felizes.

Sejamos sinceros: você dificilmente vai poder resolver o problema de alguém. Mas você pode gastar um minuto do seu tempo e ser a fonte de uma distração, nem que seja por um segundo apenas.

Cada pessoa – e cada momento – é diferente. Tem momentos em que a melhor coisa que você pode fazer é perguntar “você quer que eu te deixe quieta?” ou falar “se precisar, eu tô aqui”. Mas há momentos em que uma foto de um gatinho, um vídeo de algum animal fazendo alguma besteira, uma cerveja, um chocolate ou um simples “ei, eu te amo, tu não tá sozinha” são capazes de maravilhas.

Por favor, tomem tempo para conhecer as pessoas. Não é como se precisássemos abrir um livro e nos dedicarmos a estudar alguém por 2 horas. Se você tem alguém adicionado no Facebook e presta 10% de atenção na sua timeline, eu aposto que você tem informações suficientes para saber os interesses dos seus amigos.

Eu sinto que isso é 100% papo de velho anti-tecnologia, mas parece que cada vez mais o cool é não se importar. Mas, gente do céu, como que se vive em sociedade sem se importar? Sem olhar para o lado com carinho e empatia? Cultive seu círculo de amizades. Faça isso pelos outros e você estará fazendo isso a você mesma. Por mais natural e espontâneo que esses pequenos esforços pela felicidade do outro sejam, eles refletem de volta pra ti. E não tem sensação mais inebriante do que olhar para o lado e se ver cercada de gente incrível.

 

A todo mundo que eu carrego dentro de mim, obrigada. Vocês são incríveis e é uma honra conseguir, de vez em quando, arrancar um sorriso e uma fração de felicidade em meio a um dia ruim.

Saiba fazer as pessoas felizes 1