David Ebershoff
Ficção
Fábrica 231
2016
368
Com estreia nos cinemas em fevereiro, já acenando com um possível novo Oscar para Eddie Redmayne, ganhador da estatueta de melhor ator por A teoria de tudo, A garota dinamarquesa reconstrói a história de Lily Elbe, talvez a primeira transexual da história a fazer a cirurgia de redesignação sexual (ou “mudança de sexo”). Vivendo até a meia-idade como Einar, um pintor dinamarquês na Europa dos anos 1920 e 1930, ela teve a sorte de contar não apenas com um médico pioneiro, mas com uma mulher brilhante, generosa e apaixonada, sua própria esposa, Greta, para encontrar sua verdadeira identidade. Num momento em que as questões de gênero estão cada vez mais em voga, o aclamado romance de David Ebershoff, que volta às prateleiras com novo projeto gráfico, capa com o pôster do filme e posfácio assinado pelo autor, é um livro delicado e envolvente e uma leitura necessária nos dias atuais.
“Mais uma vez, Einar sentiu-se exausto por ninguém no mundo saber quem ele era.”
Entrei em contato com essa história pela primeira vez através de sua adaptação cinematográfica. E devo dizer que, apesar do livro ser muito mais rico em detalhes — por motivos óbvios —, as divergências na história mostrada no livro e no filme são mínimas e irrelevantes. Acredito que esta seja uma das adaptações mais fiéis que já pude assistir.
O livro é extremamente dramático. A história se passa na Dinamarca dos anos 30, mostrando a vida de Einar e Greta, um casal de pintores. Enquanto Einar é famoso por suas pinturas de paisagens, Greta luta para ser reconhecida pintando retratos. E é ajudando-a a finalizar um retrato que Einar sente nascer Lili.
Os dois tratam Lili como uma prima de Einar que vem apenas visitar, e posar para Greta — de quem se tornou musa. Mas a crise de identidade de Einar se engrandesse com o tempo, enquanto Greta se beneficia do recém-obtido destaque com séries de retratos da moça que a inspirava.
Apesar de ser uma personagem secundária, é impossível deixar de falar da força de Greta e sua determinação em fazer Einar feliz. É ela que o coloca em contato com o professor Bolk, que declarava poder ajudar Einar se tornar, definitivamente, Lili; através de uma série de cirurgias.
O livro não é baseado em fatos reais, mas inspirado por eles. Como diz o próprio autor: “Alguns fatos importantes sobre a transição real de Lili encontram-se nestas páginas, mas a história tal como narrada aqui, com detalhes de lugar, tempo, linguagem e vida interior, é uma invenção da minha imaginação.”
Mesmo imaginando que o preconceito fosse muito presente na época em que a história se passa (mesmo porque ainda o é), o preconceito não é o protagonista desta história. “A Garota Dinamarquesa” é uma história incrível sobre identidade e auto-aceitação. Hoje Lili é reconhecida como um ícone do movimento trans, e este holofote que está sendo direcionado para a sua história é imensamente importante para abrir discussões sobre a transsexualidade.
Onde comprar: Amazon | Submarino | Americanas
Respostas de 19
Ainda não assisti o filme Ana (nem li o livro). Bacana saber que a adaptação é bem fiel, essa história realmente me parece ser incrível e inspiradora.
Super indico os dois!
O livro não é muuuito rápido de ler, então se achar muito devagar corre pro filme que é sucesso! (:
Já vi várias pessoas comentando desse livro, parece ser bem interessante…
http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/
oi, oi.
que bom saber que o livro não é tão diferente do filme, pq eu amei a produção pras telonas. fiquei tão triste ao fim do longa. <3
tua resenha só me fez ficar com muita curiosidade pra saber mais detalhes do livro, q eu sei q tem coisas bem mais "picantes". hahaha!
bjs!
Não me venha com desculpas
Oi Adriel!
Desculpa decepcionar, mas vou ter que te falar que eu não lembro de nada ~picante~ não, viu? ): HAUHAU Assim, até tem algumas descrições mais ~explicitas~ mas não lembro de nada puxado pro erótico, sabe?
Espero que tu consiga ler em breve e que tu goste <3
Essa história é muito linda, eu vi o trailler e meus olhos já encheram de lágrimas, porque sou dessas hahahhaa
O livro então deve ser igualmente encantador. Vê esse post me lembrou que preciso ver esse filme urgente <3
Dany Guimarães| Legalmeente Ruiva | Legenda da Trindade
http://www.legalmeenteruiva.com
Sou dessas também, viu! hahah
Corre assistir que o filme é ótimo <3
Eu ainda não vi o filme. Socoorro.
Mas esse é um dos livros que eu mais quero ler =(
A hsitória deve ser muito delicada, mas ao mesmo tempo muito profunda! Quando eu ler eu te chamo pra dizer o que eu achei.
beijos
Vai assistiiiiiir e ler porque vale muito a pena!
E não deixa de ver o filme porque ainda não leu o livro, os dois são ótimos <3
E é bem isso mesmo, bem sensível e profunda.
Me chama sim!
Beijos!
Eu queria ler, mas morro de preguiça de ler alguma coisa se já sei o que vai acontecer. 🙁
Mas o filme é lindo e a atriz que faz a esposa dele é incrível demais! <3
Eu achei que ia ficar com preguiça também, mas acaba que eu fico agoniada pensando “ué, quando que chega a hora que acontece tal coisa?” e acaba indo rápido!
Mas nossa, o filme é muito bom e bem fiel ao livro, então zero reclamações <3 E todo o elenco é muito bom!
Já tinha lido resenha do filme e fiquei com vontade de assistir.
Achei sua resenha do livro bem mais cheia de informações, agora quero ler e assitir rs.
Beijos
Lê e assiste sim <3 Vale muito a pena fazer os dois
A história chama muito a minha atenção e ainda não li o livro nem vi o filme. Tenho muita vontade!
Nem vi o filme e nem li o livro mas já ouvi falar muito bem e agora chamou minha atenção!! Amei
http://www.antesdaprimavera.com.br
Ahhh que legal saber que o livro não foge muito do filme. A hitória é realmente tocante! =D
esse filme é maravilhoso, eu vi no cinema e amei, mt bacana conhecer o livro tbm
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
Assim como “Quarto” estou enrolando para assistir esse filme, porque quero ler primeiro hahahah.
Preciso acelerar a leitura *_*
Daqui a pouco tem resenha de “quarto” aqui também <3 Mas com ele eu fiz a ordem certa e li antes de ver o filme haha (e recomendo fazer o mesmo), mas com esse aqui não vai ter problema nenhum se tu colocar o carro na frente dos bois não viu?
Beijos!