Se você pretende cursar Gastronomia, eu escrevi Aquilo que ninguém te contou sobre Gastronomia e alguns leitores me procuraram com dúvidas sobre o curso, o mercado de trabalho e qual a vibe da vida real… Reuni algumas perguntas e criei este F.A.Q., se surgirem novas dúvidas eu faço uma segunda parte deste post.
- Eu amo cozinhar desde pequeno, devo cursar Gastronomia?
Qualquer coisa que você escolher ser na vida, seja cozinheiro, publicitário, contador ou mordomo, você deve fazer com amor. Todo mundo conhece aquela história de que quando se trabalha com o que se gosta, não se trabalha… Enfim, se você quer cursar Gastronomia ou qualquer curso, tente, estude, faça um estágio, não gostou? Próximo! Conhecimento nunca é demais 🙂
Lembrando que gastronomia não é aquele glamour televisivo ok?
- Qual a duração do curso?
A maioria dos cursos superiores de Gastronomia são tecnólogos, isto é, duram 2 anos. Algumas sim (bem poucas) possuem o bacharel de gastronomia com duração de 4 anos. A verdade? Dois anos esta de bom tamanho, ninguém sai da faculdade sabendo as 1800 receitas da Larousse mas sim, as técnicas que é preciso para executa-las.
Depois do curso, é quase obrigatório fazer um curso de especialização na sua área, como confeitaria, padaria, carnes, gastronomia italiana e assim vai… Eu, me especializei em Garde Manger (cozinha fria).
- Sobre Ser Chef
Conhece o Caminho do Chef? Como disse, Ser chef não é fazer faculdade de gastronomia. Para ser chef é preciso anos de experiência + formação.
Só se sair Chef da faculdade em duas situações: Abrir seu proprio restaurante ou virar Chef de TV, estilo Edu Guedes.
- MasterChef , Top Chef e outros realitys…
Competições são legais e saudáveis, eu mesma já participei de algumas da área aqui no Brasil e estou esperando a versão profissional do MasterChef Brasil kkk
Mas não entre na faculdade achando que a cozinha é linda, com pessoas sorrindo felizes igual nos realitys, porque não é. Ok, tirando Hell’s Kitchen. Pronto. Assistam Hell’s Kitchen. É o mais real! Seu chef não esta lá para se dar 3 estrelas michelan por um bom prato. Fazer um bom prato faz parte da sua função portanto não é mais que sua obrigação.
- Onde estudar?
EM SÃO PAULO PORFÁ! Se você esta esperando indicação de faculdades, ixi aqui não é o site do MEC. Minha dica é se puder, estude em São Paulo – SP. Porque?
Por que São Paulo é a capital mundial de gastronomia, é lá que estão os melhores restaurantes do mundo como o D.O.M e o Mani. Os melhores chefs. Os melhores estágios = melhor oportunidades de começar bem uma carreira.
- Sobre o mercado de trabalho
Outra fantasia que sonda a gastronomia é que cozinheiro/chef ganham bem. Bem… não aqui no Brasil, claro. Essa é uma profissão que se trabalha muito além das 8h diárias e que se paga muito mal. Os estágios quando pagam, variam de R$100 à um salário mínimo… Quando pagam. ~Estou te dando o nome do meu restaurante no seu currículo e ainda tenho que te pagar um salário?~ pois é 🙁
- Sobre estudar no exterior
Eu sempre indico fazer cursos fora, aqueles que são rápidos e práticos. Agora investir sua vida anos estudando no exterior para trabalhar no Brasil? Éehn…. Tem certeza?
Então é isso gente, se ficou alguma dúvida, comente! Preciso saber se ficou claro, se faltou alguma coisa… Opiniões, criticas, tudo é bem vindo.
Um beijo.
Você também irá gostar de
Deixe um comentário Cancelar resposta
9 Comentários
Disclaimer
Todo o conteúdo publicado aqui no Quase Mineira e suas redes sociais, são 100% originais. Imagens retiradas da internet são devidamente creditadas ou estão linkadas na página do blogroll. É proibido copiar parcial ou total sem prévio aviso (Lei do Direito Autoral Nº 9.610 de 19/02/1998).
Se você detêm direitos autorias sobre qualquer imagem aqui no blog e deseja sua remoção, entre em contato:
Bem realista e direta 🙂 Tirou várias dúvidas que eu tinha sobre o Curso. Eu não pretendo fazer Gastronomia, mas sou muito interessada em cursos livres (e rápidos) sobre culinária vegetariana, espero fazer logo logo. Parabéns pela sua profissão! Conta mais sobre o seu dia-a-dia na cozinha. Beijos!
Eu tava sentindo falta de alguém falando a real sobre Gastronomia, muita gente entra na área achando que vai ser lindo igual na televisão e não é bem assim… Eu adoro a culinária vegetariana, se estiver em SP posso indicar lugares bacanas para fazer o curso *-*
Muito obrigada, logo mais vou contar mais sobre a correria que é um dia na cozinha
Um beijo
Admiro muitooooo que trabalha com isso, na verdade vejo como arte rs
Super show suas dicas *_*
É uma arte mesmo e um estilo de vida *-*
Que bom que gostou das dicas, tinha muita gente com dúvida
Um beijo
[…] Amou Gastronomia e decidiu fazer dela a sua carreira? No blog Quase Mineira você encontra várias perguntas e respostas sobre a gradução na FAQ – Gastronomia. […]
é isso ai mesmo. Só um adendo, dá pra fazer estágio nos grandes restaurantes de SP, mesmo não morando em SP. Eles abrem estágio de férias para estudantes do Brasil todo. Acredito que sem remuneração porque aí seria exigir demais. Minha professora fez no Mani.
Sim sim, eu ia fazer um estágio de férias ai na sua terrinha mas no final não deu certo 🙁
[…] inspirei a escrever este post depois de ver a Tefa fazendo um FAQ sobre Gastronomia. Mas é incrível, é só eu falar que estudo Gastronomia que as pessoas surgem com as mesmas […]
[…] Amou Gastronomia e decidiu fazer dela a sua carreira? No blog Quase Mineira você encontra várias perguntas e respostas sobre a gradução na FAQ – Gastronomia. […]