Você confere todas as postagens sobre Escotismo – aqui.
Como prometido, estou de volta para falar de outro movimento inspirado nos Escoteiros. As Bandeirantes.
Ou melhor, não posso dizer que as bandeirantes são uma inspiração do escotismo, os dois movimentos tiveram o mesmo criador Robert Baden-Powell.
Em 1907, quando o movimento escoteiro foi criado, ele era destinado apenas para rapazes. Mas em 1909 com ajuda da sua irmã, Agnes Baden-Powell, foi fundado um movimento ‘escoteiro’ para garotas, a Girl Guides (Meninas Guias, em inglês), que significa aqueles que abrem caminhos, passagens e foi para preservar este significado que no Brasil, foi adotado o nome de “Bandeirantes”.
Hoje o movimentos Escoteiro e o Bandeirantes, são independentes, isso é cada um com sua organização mundial.
Foi Agnes e Olave Baden-Powell, irmã e esposa de B-P, respectivamente, que ajudaram a consolidar o movimento bandeirante pelo mundo e pelo Brasil.
No Brasil, foi em 13 de Agosto de 1919 que oficialmente 11 moças fizeram sua promessa, essa é a data oficial da fundação da Federação Brasileira Bandeirante.
Assim como os Escoteiros, eram inicialmente para rapazes, as Bandeirantes eram para moças, foi a partir 1960 que o movimento bandeirante passou a aceitar rapazes também.
As Bandeirantes do Brasil tem como missão ajudar crianças e jovens a devolverem seu potencial máximo como responsáveis cidadões do mundo… Eles promovem atividades externas, como acampamentos e atividades que promovem o bem para a comunidade.
A convivência e o trabalho em equipe no Bandeirantismo incentivam a participação democrática, o espírito de cooperação, convivência respeitosa com diferenças, autonomia, o exercício da liderança, o aprendizado de novas habilidades, a criação e fortalecimento de laços de amizade e companheirismo.
Independente de nível ou faixa etária, a vivência no Bandeirantismo baseia-se num ambiente simbólico representado por cerimoniais, símbolos, uma linguagem própria introduzindo a Lei e a Promessa, que constituem o ideal fundamental do Bandeirantismo Mundial agregando valores por este preconizado em sentimento de “pertencer” em relação a uma equipe, grupo e a associação.
A mística no Programa Educativo trabalha o imaginário, o concreto, a contemplação, a reflexão, a espiritualidade e a fé.
Contam com mais de 10 milhões de associados em 145 países.
Uma curiosidade sobre as Bandeirantes: Foram elas que popularizam a ideia que escoteiros/bandeirantes vendem biscoito de porta em porta. São elas que arrecadam dinheiro assim, lá nos Estados Unidos.
Você pode saber como se tornar um voluntariado e ter mais informações no site oficial Bandeirantes do Brasil.
Você também irá gostar de
Deixe um comentário Cancelar resposta
2 Comentários
Disclaimer
Todo o conteúdo publicado aqui no Quase Mineira e suas redes sociais, são 100% originais. Imagens retiradas da internet são devidamente creditadas ou estão linkadas na página do blogroll. É proibido copiar parcial ou total sem prévio aviso (Lei do Direito Autoral Nº 9.610 de 19/02/1998).
Se você detêm direitos autorias sobre qualquer imagem aqui no blog e deseja sua remoção, entre em contato:
oiii
Sou bandeirante a alguns anos já e gostei bastante do artigo, porém se a foto era para representar o movimento no Brasil, ela está errada… =/
esse simbolo é o atual da Associação da Inglaterra e a foto me parece ser de algum grupo de guias lá da Asia.
Não sei se foi proposital para mostrar o MB no mundo, mas como o artigo se refere ao Brasil…
Bom, um grande abraço e obrigado por divulgar o movimento
marcos
@Marcos, como eu só usar fotos que não sejam protegidas por direitos autorais, esta foi a unica que pude usar apenas para ilustrar o post 🙁
Pretendo visitar grupos de bandeirantes e falar mais sobre este movimento