Campanha Eu Como Cultura

No começo de dezembro do ano passado, o Chef Alex Atala, lançou uma campanha chamada “Eu como Cultura” para arrecadar 1 milhão de assinaturas e pressionar os deputados a aprovarem o projeto que poderia incluir a gastronomia brasileira como beneficiária da Lei Rouanet.

Para quem não conhece, a Lei Rouanet faz com que o Governo abra a mão de parte dos impostos para que as empresa usem esse dinheiro para algum projeto cultural que vai transformar de um jeito a vida da comunidade.

Lei Rouanet. A Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313, de 23 de dezembro de 1991), institui políticas públicas para a cultura nacional, como o PRONAC – Programa Nacional de Apoio à Cultura.
Lei Rouanet – Wikipédia, a enciclopédia livre

Vou tentar dizer a importância da inclusão da gastronomia nessa lei de forma bem simples, então vamos lá: Olha o tamanho do nosso pais, tem uma floresta gigantesca, um cerrado riquíssimo e não existe pão de queijo mais gostoso que o de Minas Gerais ops ❗  E da onde vem a maior parte dos ingredientes que precisamos para manter a gastronomia brasileira com padrão mundial? Isso mesmo, de fora. De tudo qualquer lugar, menos daqui.

Porque isso? Por que para explorar a riqueza de ingredientes brasileiros, como a baunilha brasileira, o tucupi, o jambu, a macuaba e o pequi é preciso de dinheiro. E que com essa lei isso seria possível.

Eu Como CulturaMas bem, não foi dessa vez que a gastronomia ganhou essa vitória. O projeto do deputado Jean Willys (PSOL-RJ) apresentou foi arquivado, mas não quer dizer que acabou, é que o governo anda priorizando projetos lá no Norte e Nordeste.

Se você deseja saber mais sobre a campanha acesse o site oficial – Eu Como Cultura e para ajudar basta divulgar usando as hashtag oficiais #EuComoCultura e #GastronomiaEhCultura

Um beijo