carta_10anos

Há alguns meses, o Rotaroots propôs em uma blogagem coletiva escrever uma carta para você mesmo de 10 anos atrás. Na época eu não ia escrever porque sabia que ia ser intenso. Mas então, vi o post no blog da Manu Vieira e estou aqui com a cara e coragem para encarar aquela menina com 12 anos de idade.

Olá Stephanie,

Não vou perguntar se está tudo bem, essa é você com 22 anos e eu sei que você não deve estar com medo e sim, empolgada com ideia de conhecer você mesma do futuro. E quer saber? Eu vou te dar um spoiler, você fez faculdade. A faculdade que você quis. Mesmo que muita gente te julgou inteligente demais para fazer o curso. Você não iria reconhecer a pessoa que nos tornamos.

Minha primeira dica é: saia daquela igreja. Você irá fazer isso de qualquer jeito daqui uns anos, mas com o coração tão destruído que os fantasmas irão de deixar com insônia o resto da vida. Talvez você precise de terapia, mas isso nem eu descobri ainda.
Não quero te assustar, mas você perde tempo demais tentando agradar pessoas horríveis que continuarão horríveis. Então, saia daquela igreja.

Esqueça dos amigos que você acha que tem. Eles só te acham certinha ou idiota demais. Sabe as pessoas erradas que todos vão falar para você parar de andar? Ande com eles. Você precisa começar a viver. Claro, que em casa, você pode continuar a brincar de Barbie e de casinha mesmo que todos te ache velha demais pra isso. Você sentira saudades de brincar em casa. Alias, você sentirá saudades de muitas coisas. Menos daquelas pessoas horríveis. Aprenda, que religião não define caráter. Pessoas ruins continuarão ruins. E as melhores pessoas não precisam Estar na igreja. Quem te fala isso, tem inveja porque nunca terão amizades verdadeiras. Tenha pena delas.

Você continua odiando… Ah… você sabe quem. Só que agora você não se importa. Alias, para de importar. Família não significa sangue. Então pare de chorar. Só pare. Você vai me agradecer daqui uns anos se evitar entrar em depressão. A única coisa boa dessa fase é que seu pai, sim seu pai aquela pessoa que você acha tão ruim, vai se tornar seu melhor amigo. E o único que em anos, vai continuar sendo o único que sabe te entender porque você é, com orgulho exatamente como ele.

Você não tem que ser forte. Por ninguém. Por mais que te peçam isso. Você pode chorar, você pode ficar triste e brava. Libera isso. Talvez, depois de 10 anos, você consiga dormir todas as noites.

E ah, lembra da nokaa? Você ainda irá continuar amiga dela, mesmo que de longe. Ela continua incrível então continue valorizando cada conversa com essa doida rsrs.

Tenha orgulho de tudo o que você é, mesmo que você se sinta sozinha. Você é feliz. Vai continuar sendo. Mas preciso ser franca, pare que querer ir pra Itapeva todas as férias, ou para qualquer lugar. Se puder fique em casa, continue com o blog. Faça novos amigos. Conquiste uma nova família. Não tente apressar as coisas. Quando você achar o cara certo, será pra sempre.

Pare de escrever em diários. Só vão te fazer chorar. Guarde boas lembranças com você. Compartilhe com o blog ué. Mas por mais deprimente que esta leitura esteja sendo. Lembrasse que você se tornou uma mulher (com os dentes alinhados acredita?) feliz, forte e corajosa.

Com amor,
Stephanie Ferreira, chef, blogueira e cake design.