Sejá lá o nome que tenha em seu curso, praticamente todos os cursos requerem que, ao final da graduação, você elabore um trabalho de conclusão de curso. Que é, basicamente, o trabalho mais importante da sua vida acadêmica, e que vai precisar ficar pronto no mesmo prazo que todos os trabalhos que você realizou até agora.

No meu caso, um professor do quarto semestre questionou a turma: “E aí, já sabem o tema do TCC de vocês?”

Existe vida durante o TCC? 1
Calma, segura a crise. Você não precisa saber o tema do TCC na metade da faculdade. Ajuda se você souber em que área gostaria de fazer. No meu caso, faço faculdade de Design e minha área de atuação é o Design Editorial (de impressos), mas eu só descobri isso justamente nesse quarto semestre em que o professor nos aterrorizou.

Uma vez sabendo a área, é legal pensar no que você gostaria de fazer, mas, caso não tenha nenhuma ideia, vale a pena conversar com algum professor da área em busca de uma ajuda. Eu descobri o tema do meu sozinha, mas uma amiga teve o tema sugerido pelo professor da área, que ela então escolheu como orientador.

O orientador, por sua vez, merece uma sessão só dele. Como você o imagina? O herói salvador, que vai te dar todas as diretrizes, te recomendar os livros, concordar com suas justificativas e comparecer a reuniões semanais, além de responder emails em 24h.

A realidade?

Existe vida durante o TCC? 2
Ele vai tentar te ajudar, mas vai te sabotar sem querer. Ou assim vai parecer. Você vai mandar o texto, ele vai mandar tirar aquele item e na próxima reunião vai perguntar porque você tirou aquele item.

 

Ok. Mas e aí? Como sobreviver ao TCC?

O ponto mais importante, ao meu ver, é escolher algum tema que você realmente goste. Afinal, vais ter que conviver com este trabalho durante, pelo menos, um semestre. O mínimo que você pode fazer é tornar este período menos torturante.

E daí pra frente, planejamento. Você acha que vai ter que ler muita coisa? Comece antes. Tem dificuldade de escrever? Procure alguém que possa te ajudar. Tem dificuldade em ser produtivo sem que tenha pessoas te cobrando? Pague um amigo pra te cobrar. Apesar de ter um orientador e ser um trabalho acadêmico, o TCC vai te fazer andar com seus próprios pés. É um processo que exige bastante auto-disciplina e, acima de tudo, vontade de ver o trabalho finalizado.

Mas também não dá pra fingir que a vida não acontece enquanto você se tranca no quarto pra escrever e desvendar as misteriosas normas da ABNT para referências. E é aí que entra o planejamento e a disciplina. Dá pra ir em festa? Dá. Dá pra fazer estágio junto? Dá. Dá pra fazer o que você bem entender, desde que você não esqueça que tem um TCC pra entregar.

A única coisa que não dá é fingir que ele não existe e tentar tirar todo o atraso no último mês.

Prometo que semana que vem explico um pouco sobre como foi o processo do meu TCC e mostro o resultado!