Sejá lá o nome que tenha em seu curso, praticamente todos os cursos requerem que, ao final da graduação, você elabore um trabalho de conclusão de curso. Que é, basicamente, o trabalho mais importante da sua vida acadêmica, e que vai precisar ficar pronto no mesmo prazo que todos os trabalhos que você realizou até agora.
No meu caso, um professor do quarto semestre questionou a turma: “E aí, já sabem o tema do TCC de vocês?”
Uma vez sabendo a área, é legal pensar no que você gostaria de fazer, mas, caso não tenha nenhuma ideia, vale a pena conversar com algum professor da área em busca de uma ajuda. Eu descobri o tema do meu sozinha, mas uma amiga teve o tema sugerido pelo professor da área, que ela então escolheu como orientador.
O orientador, por sua vez, merece uma sessão só dele. Como você o imagina? O herói salvador, que vai te dar todas as diretrizes, te recomendar os livros, concordar com suas justificativas e comparecer a reuniões semanais, além de responder emails em 24h.
A realidade?
Ok. Mas e aí? Como sobreviver ao TCC?
O ponto mais importante, ao meu ver, é escolher algum tema que você realmente goste. Afinal, vais ter que conviver com este trabalho durante, pelo menos, um semestre. O mínimo que você pode fazer é tornar este período menos torturante.
E daí pra frente, planejamento. Você acha que vai ter que ler muita coisa? Comece antes. Tem dificuldade de escrever? Procure alguém que possa te ajudar. Tem dificuldade em ser produtivo sem que tenha pessoas te cobrando? Pague um amigo pra te cobrar. Apesar de ter um orientador e ser um trabalho acadêmico, o TCC vai te fazer andar com seus próprios pés. É um processo que exige bastante auto-disciplina e, acima de tudo, vontade de ver o trabalho finalizado.
Mas também não dá pra fingir que a vida não acontece enquanto você se tranca no quarto pra escrever e desvendar as misteriosas normas da ABNT para referências. E é aí que entra o planejamento e a disciplina. Dá pra ir em festa? Dá. Dá pra fazer estágio junto? Dá. Dá pra fazer o que você bem entender, desde que você não esqueça que tem um TCC pra entregar.
A única coisa que não dá é fingir que ele não existe e tentar tirar todo o atraso no último mês.
Prometo que semana que vem explico um pouco sobre como foi o processo do meu TCC e mostro o resultado!
Você também irá gostar de
Deixe um comentário Cancelar resposta
6 Comentários
Disclaimer
Todo o conteúdo publicado aqui no Quase Mineira e suas redes sociais, são 100% originais. Imagens retiradas da internet são devidamente creditadas ou estão linkadas na página do blogroll. É proibido copiar parcial ou total sem prévio aviso (Lei do Direito Autoral Nº 9.610 de 19/02/1998).
Se você detêm direitos autorias sobre qualquer imagem aqui no blog e deseja sua remoção, entre em contato:
Durante o meu TCC eu só chorei, chorei, chorei e quase morri x.x Meu ~orientador~ só falava que não tava bom, nunca tava bom! Desenvolvi um certo ~não amor~ por aquele professor.
Como minha faculdade é de dois anos, ficamos sabendo do TCC no ultimo semestre = 4 meses para se virar. Já falei que quase morri?
Mas valeu a pena, receber ele de novo e poder falar UFA ACABEI foi a melhor sensação do mundo.
Ah, meu tema foi Comida Escoteira.
Menina, nem fale! To até nervosa já com o meu. Como meu ensino médio está sendo em num curso integrado de informática, o meu tcc é um projeto pra apresentar, além da parte escrita. Mas não é só apresentar não. Ele tem que tá em uso hahaha Eu ajudei meu namorado no tcc dele e até que gostei da parte escrita. O bom que já vou treinando né? haha
Beijos
Enfim, resolvido!
@Laise Costa, a parte boa do projeto é que você se envolve mais do que se fosse só uma pesquisa. (O meu também foi um projeto). E sim! É sempre bom ter esse envolvimento, porque um dos maiores “desesperos” é aquele “meu deus, por onde eu começo?!” hahaha
Beijos!
Gente, orientador é o mesmo que o professor responsável por avaliar seu tcc?
No final do meu técnico, fiz 2 TCC’s praticamente juntos e eu queria fazer tudo perfeito e logo, mas a galera do grupo era mais tranquila e sempre entregava tudo ok antes das apresentações rs.
Com o da faculdade, eu estou mais calma, pensando no que vou fazer e espero que não tenha tanto problema com a parte teórica.
Espero mais dicas haha
http://www.falandoemturismo.tk
Então, Bia. O orientador é quem te acompanha no decorrer da elaboração do TCC. No meu caso a avaliação do TCC era feita por uma banca de, no mínimo, 3 pessoas, sendo que uma delas era o orientador. Mas até onde eu sei, varia de faculdade para faculdade (ou mesmo de curso para curso).
O ideal é dar uma conversada na coordenação do seu curso pra já saber como é o TCC (:
[…] A melhor parte é a alegria de ter o TCC aceito e você pode se formar. E para refletir vale a leitura do Existe vida durante o TCC? […]