O Menino de Vestido Book Cover O Menino de Vestido
David Walliams
Infantojuvenil
Intrínseca
2014
192
O Menino de Vestido — David Walliams 1

 A vida de Dennis não é nenhum mar de rosas - ele foi abandonado pela mãe, não se entende com o irmão, o pai está deprimido e, para piorar, há uma regra em casa que proíbe abraços. Só duas coisas o fazem feliz - jogar futebol e olhar vestidos bonitos. Ele é o atacante do time do colégio e adora a revista Vogue. Durante uma detenção, Dennis conhece Lisa, a menina mais bonita da escola e que também se interessa por moda. Os dois se tornam amigos e passam a se encontrar na casa dela. Até que um dia ela o convence a pôr um vestido e ir à aula fingindo ser uma aluna de intercâmbio. É nesse momento que a vida chata e comum de Dennis se transforma em algo extraordinário.

Era uma vergonha que o pai de Dennis quase nunca o abraçasse. Gordos são bons de abraço. São agradáveis e macios, como um sofá grande e confortável.

Este é um livro infanto-juvenil, o que torna sua leitura extremamente rápida, do tipo ler-tudo-em-uma-tarde. Mas, mesmo sabendo se tratar de um livro infanto-juvenil que provavelmente não se aprofundaria muito na história, eu queria muito ler por conta do título. Apesar disso, eu não sabia o que esperar da história ou dos personagens.

Dennis ainda é um adolescente, ele tem 12 anos e vive com seu irmão – dois anos mais velho – e seu pai. Sua mãe os abandonou quando ele ainda era criança. Seu pai destruiu tudo que o lembrava dela e se fechou completamente, tornando-se uma pessoa dura e fria. Tudo que Dennis tem para se lembrar de sua mãe é uma fotografia levemente chamuscada que ele conseguiu resgatar da ira do pai. Mas, em meio a sua família fria, Dennis é sensível.

Na foto, sua mãe usa um vestido amarelo. Assim como a modelo na capa da revista Vogue que Dennis encontra na banca de Raj. Dennis não pensa muito, apenas esconde a revista em meio a outras compras e leva-a para casa, onde passa a admirar as belas roupas das modelos em segredo. Até que seu pai o descobre.

Dennis recebe a fúria do pai e as brincadeiras do irmão, debochando dele por gostar de roupas femininas. Mas ele também ama futebol! Qual o problema de gostar de futebol e de vestidos?

O que seu pai e seu irmão lhe falam não apaga seu interesse e ele eventualmente se torna amigo de Lisa, a garota popular do colégio. Além de apreciar revistas de moda, Lisa também gosta de desenhar vestidos! Juntos eles veêm revistas de moda e opinam sobre as roupas ilustradas nas fotografias.

Eventualmente Lisa o convence a experimentar um vestido e a deixar que ela o maquiasse. Dennis gosta, até demais, e resiste quando Lisa sugere que ele vá à escola disfarçado de menina, mas acaba cedendo. Com a descoberta, Dennis é obrigado a cumprir suspensão.

Quando parece que o livro desandou e vai reprovar as atitudes de Dennis, a história vira do avesso e se encerra com um final que dá aquela aquecida no coração, sabe?

A crítica social ao sexismo está presente, e é bastante clara. Mas ao mesmo tempo é delicada, adequada ao público ao qual o livro é destinado. Queria ver esse livro como leitura obrigatória nos colégios, em vez de versões adaptadas de Os Lusíadas. A literatura é extremamente importante para informar e ajudar a construir o pensamento de um indivíduo, e acredito que seria muito mais proveitosa podendo incluir questões contemporâneas, em vez de focarmos apenas em grandes clássicos que não atraem a atenção do público infantil de forma alguma.

Recomendo para: Leitura leve, com conteúdo. Leitura para crianças e adolescentes, podendo ser usado para ilustrar alguns dos problemas relacionados ao sexismo na sociedade.

52 Livros em 52 Semanas