Graeme Simsion
Romance
Record
2013
320
Perto de completar 40 anos, o peculiar professor de genética Don Tillman havia desistido do amor. Para acompanhar sua rotina severamente cronometrada, com esquema de refeições padronizadas, um cronograma para a execução de cada compromisso (inclusive para a prática de exercícios físicos antes de dormir) e lidar com sua falta de habilidade social, só mesmo a mulher perfeita. E ele já sabe como encontrá-la. Ou pelo menos acha que sabe. Ele desenvolve o projeto Esposa Perfeita, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a selecionar candidatas adequadas a seu estilo de vida. Mas quando Don conhece a jovem Rosie ele descobre que nem tudo na vida pode ser programado... e que o amor pode, de repente, vir a seu encontro.
Eu estava procurando um simples romance para intercalar entre um livro mais elaborado e outro, então comecei a leitura de O Projeto Rosie sem grandes expectativas.
Logo de cara o personagem principalmente, Don Tillman, me lembrou um péssimo encontro que tive um rapaz que procurava demais uma mulher com características especificas, ele me contou que ela Tinha que trabalhar de segunda à sexta para passarem os sábados juntos e os domingos almoçando com sua mãe.
O encontro foi péssimo claro, tanto que dei uma desculpa para sair correndo.
Então, não foi legal o começo da leitura por conta desta lembrança nada agradável. Só que descobri que Don não era estranho, todas as outras pessoas que eram estranhas para ele. Seu problema é a única coisa não esclarecida pelos estudos no campo de atuação de Don, a genética, o motivo para sua incapacidade de arrumar uma parceira, uma namorada ou até mesmo uma amiga, já que ele só tem dois únicos amigos, Gene e Cláudia.
Don planeja cada hora do seu dia, desde sua refeição até quantos minutos ele leva de casa até o trabalho pedalando. Quando ele decide implementar o Projeto Esposa — um questionário com perguntas sobre maquiagem, pontualidade, conhecimentos matemáticos, preferencias culinárias —, primeiro ele procura uma mulher perfeita que não existe, depois ele entende que o questionário absurdo que formulou não é para achar uma mulher que seja “adequada” para ele e sim, para que ache alguém que o aceite.
Quando Rosie entra na sua vida – sem ter se candidato ao Projeto Esposa – ela não é nada adequada: fumante, vegetariana e incapaz de chegar na hora marcada, Don descobre que o amor não é para ser lógico e planejado, é para ser sentido.
“Durante toda minha vida fui criticado pela minha suposta falta de emoções, como se isso fosse um defeito absoluto. As interações com os psiquiatras e psicólogos — inclusive Cláudia — partem da premissa que eu deveria estar “mais em contato” com minhas emoções. O que eles realmente querem dizer é que eu deveria me deixar levar por elas […]”
Além do amor, este livro fala sobre aceitar pessoas que são “estranhas” ao nosso ver e claro, fala sobre relacionamentos de diversos aspectos: casamento aberto, relacionamento pais x filhos x padrastos e sobre amizade.
Recomendo a leitura para aqueles dias que sentimos que não nos encaixamos em lugar nenhum.
Beijão
Respostas de 18
oi, oi.,
ain, adorei! acabei de salvar o teu post nos favoritos pra procurar o livro pra comprar mais tarde. <3 eu adoro livros com essa temática, que tratam sobre assuntos do nosso dia a dia, mas focando em algo que nem prestamos tanta a atenção. só pela capa, eu já imagino que a leitura seja bem agradável! <3
bjs!
Não me venha com desculpas
Leia sim Adriel, tu vai gostar ❤️
Não conhecia o livro, e nem lembro de já ter visto ele numa livraria.
Mas adorei a resenha e A-M-E-I a indicação de “quando ler”!
xD
Super recomendo a leitura Lila 🙂
Já li esse livro faz um tempinho, mas eu gostei bastante. Achei leve e divertido.
Ri sobre o encontro, que péssimo, gente! Fica difícil gostar de um livro ou filme quando nos lembra situações do tipo rsrs.
Beijo! :*
Eu diria que a lembrança foi até engraçada (pra não dizer trágica) HUAHUAUHS mas o livro é realmente bom.
Beijão
NOOOOSSA! Faz muito tempo que li esse livro :O
Paguei super barato numa promoção e esse foi o motivo da compra.
Mas ele é tão fofo, tão gostoso de ler que deu até saudades rsrs.
Super recomendo!
SIM, é fofo e delícia de ler mesmo ❤️
Beijão
Essa estratégia de colocar uma leitura leve entre duas mais densas é 10/10. Aderi pra vida, também <3 É ótimo ter esse período pra respirar e não encher a cabeça com muitas reviravoltas loucas (por mais que sejam ótimas, acaba deixando a gente muito agitado e é bom dar uma acalmada, né?). Quando li sobre essa mania de Don de querer encontrar alguém dentro das suas expectativas, lembrei d'O Teorema Katherine! Mas acho que uma história não tem nada a ver com a outra ("acho", porque não tive cabeça pra terminar o teorema hahaha). Achei a mensagem uma gracinha, Sté <3
Nunca li O Teorema de Katherine mas já quero ❤️ E nossa SIM, melhor estratégia que aderi pra vida, assim não sofro de ressaca literária!
Beijos
Que amor essa foto de perfil <3
Gostei da sua ideia de intercalar livros mais leves entre leituras mais pesadas. hehehe
vou segui esse conselho!
Brigada Cin ❤️
Ah então, é ótimo pra você não ter uma ressaca literária depois de ler algo mais pesado 🙂
Beijão
Já tinha visto algumas resenhas desse livro em alguns blogs e ele já está na minha lista de leitura. Adorei a resenha e essa capa é linda!
Beijos
Depois me fala se gostou da leitura Bianca,
Beijão ❤️
Geeeente! É sempre tenso quanfo um personagem de cinema ou livros nos lembra alguma criatura desagradavel. Mas que bom que isso nao te impediu de concluir a leitura! Eu particularmente adorei a sinopse e achei bem original!
Beijo
Beinghellz.com
Na verdade foi bem engraçado pra não dizer trágico HUASUASHUASHUASHUASUH Mas o livro é tão gostoso de ler que não tinha como parar ❤️
Eu ainda não li, Ste!
E a lista só aumenta, porque agora quero ler *_*
Leia sim porque é uma delicia ❤️