Foto por Oslo Rådhus
Bom, acredito que todos aqui já sabem que na semana passa a Suprema Corte dos EUA aprovou nacionalmente o casamento entre pessoas do mesmo sexo. E logo depois o Facebook explodiu em incontáveis fotos coloridas pelas cores da bandeira do movimento LGBT.
Depois que a empolgação de todos diminuiu um pouco e os filtros coloridos começaram a sair, aos poucos, dos perfis, começaram a surgir as especulações: “Ah, a nova moda agora é colocar esse filtro”, “Na verdade o Facebook só fez isso para recolher ainda mais informações para venda de anúncios”, “Não, isso é um teste psicológico”, e por aí vai…
Mas sabe o que realmente significou essa mobilização toda?
Significou declarar, aberta e publicamente, de um modo bem simples que as pessoas eram à favor da causa. Significou, para incontáveis homossexuais, que estavam ou não pisando em território seguro com seus amigos. Significou aceitação, segurança e, ainda, conforto.
Conforto para um número de pessoas que, pelo menos uma vez sentiu medo. E esse conforto, para uma pessoa acostumada a sentir medo, é de um valor inexplicável.
A cada foto colorida de conhecidos com o qual tenho pouco contato eu sentia como se recebesse um abraço quente e reconfortante. Uma surpresa deliciosa que não deveria ser uma surpresa, porque deveria ser algo normal. Mas não é.
Então eu queria parar um momento pra agradecer cada um que tomou míseros segundos para mudar sua foto. Eu tenho certeza que você confortou pelo menos uma pessoa, pelo menos um pouco.
Respostas de 3
Oi Ana!!
Prazer em conhecer o seu cantinho.
Eu achei toda a movimentação muito boa, mas sabe… eu não coloquei minha foto colorida… Talvez se tivesse pensando que isso é uma vitória a favor da igualdade, eu teria colocado, mas acho que ainda estamos tããããoooo longe de qualquer tipo de igualdade, não sei no seu face, mas no meu, vi pessoas colocando o filtro sendo que meses antes xingaram a novela por mostrar o casal de lésbicas, ql a lógica?!?
Eu realmente espero que essa decisão nos EUA traga mudanças e esperanças de um dia viver em um mundo sem preconceito e desigualdades!
Adorei aki!!
Bjinhos!
@Juliana, de fato, estamos longe de uma igualdade, mas é bom comemorar os pequenos passos. Porque, se formos parar para pensar, estes pequenos passos são gigantes se pensarmos neles acontecendo 5, 10 anos atrás.
Estamos no final do ano e o meu namorado ainda tem essa foto no perfil, foi um movimento lindo de apoio, não era moda, era comemoração, felicidade. Parabéns pelo post
http://www.pinkisnotrose.com