Divergente | Insurgente | Convergente Book Cover Divergente | Insurgente | Convergente
Divergente
Veronica Roth
Distopia
Rocco
2012 | 2013 | 2014
504 | 512 | 528
Série Divergente — Veronica Roth 1

Divergente

Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

Insurgente

a Chicago futurista criada por Veronica Roth em Divergente, as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Em Insurgente, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama - e a própria vida – enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor.

Convergente

A sociedade baseada em facções, na qual Tris Prior acreditara um dia, desmoronou – destruída pela violência e por disputas de poder, marcada pela perda e pela traição. Em Convergente, o poderoso desfecho da trilogia de Veronica Roth iniciada com Divergente e Insurgente, a jovem será posta diante de novos desafios e mais uma vez obrigada a fazer escolhas que exigem coragem, fidelidade, sacrifício e amor. O livro, que chega ao Brasil no momento em que Divergente estreia nos cinemas, alcançou o primeiro lugar na lista de bestsellers do The New York Times.

Depois de muito lutar contra, finalmente decidi ler a trilogia Divergente. O meu “lutar contra” não teve nada a ver com a história do livro. Desde que fiquei sabendo um pouco sobre o plot distópico fiquei interessada, mas quando entrei nesse desafio louco meio que prometi à mim mesma que tentaria evitar ler séries porque sempre que entro em uma série entro em um modo de leitura obsessivo que, de modo geral, é muito mais fácil do que ler três livros separadamente. E, exatamente por emendar uma leitura na outra e nunca saber que história pertence a qual livro, quis fazer um post só para a série toda (e manterei ele “raso” para evitar spoilers).

A série Divergente se concentra em Beatrice (Tris) Prior, uma adolescente de 16 anos. Na sociedade em que vive, aos 16 anos os adolescentes têm de escolher uma das cinco facções para se juntar. Durante os testes de aptidão, que servem para ajudar a guiar suas escolhas, Tris descobre que é uma Divergente, apresentando aptidões para a Abnegação, Erudição e Audácia, ela deixa sua família na Abnegação e se submete aos difíceis testes de iniciação da Audácia, envolvendo provas físicas e mentais que colocam a prova a coragem de seus candidatos.

O primeiro “conflito” da série é o cruel teste de iniciação da audácia, mas logo isso perde o foco, quando fica evidente que há algo muito maior no controle, planejando uma destruição em massa. O sistema de facções está sujeito a ruir a qualquer momento e conflitos armados aparecem a cada poucos capítulos.

Os livros têm a presença de ação, estratégia, ficção científica, politica e – não sei se feliz ou infelizmente – romance, que parece ser obrigatório para tornar algo vendável, mas neste caso o romance de Tris e Quatro – o instrutor da turma de iniciandos transferidos – é palpável e real, não é tratado como o romance ideal e platônico de uma garota que nunca teve um namorado.

Enquanto os dois primeiros livros têm a leitura mais rápida, o terceiro é mais demorado e se concentra na parte mais “científica” da coisa toda. Foi este terceiro livro que me deixou um tanto decepcionada e abaixou a classificação da série.

Se você se pergunta se vai ou não gostar da série, eu te ajudo: Se você gostou de Jogos Vorazes, é provavel que goste de divergente também.

Ah! Aproveitem e leiam o post da Steh, comparando o primeiro livro com o filme (aqui).

52 Livros em 52 Semanas