Já ouvi muito falar que o Escotismo é bom para crianças, que seriam bom ser escoteiro Quando criança… E qual o papel do adulto nesta história?
Ser adulto voluntario em um movimento tão grande, requer muitas responsabilidades e amor.
O chefe escoteiro passa por cursos de formação pessoal, palestras, reuniões semanais e planejamentos das atividades, além de congressos e Indabas*
Nosso objetivos como chefe, não é ensinar uma criança a acampar ou fazer nó. Pôr que se escoteiro não é só isso. É trabalhar com o desenvolvimento físico, moral e intelectual. Formar cidadãos e deixar o mundo melhor do que encontramos.
“É necessário que o escotista seja um grande motivador no processo de desenvolvimento do jovem. Auxiliando-o no acolhimento, nas etapas de progressão, incentivando as conquistas de especialidades, propondo atividades atrativas, orientando individualmente a cada jovem e estreitando a relação entre a família e o Grupo Escoteiro.”
Desenvolvimento físico
Proporcionar o desenvolvimento físico do jovem por meio de jogos ao ar livre, exercícios, excursões e acampamentos, onde o jovem aprende fazer fazendo.
Desenvolvimento Moral
A finalidade é o caráter com um propósito. E o propósito é que essa geração seja sadia no futuro, para desenvolver a mais alta forma de compreensão e dever para com Deus, pátria e o próximo.
Desenvolvimento Intelectual
O propósito de trabalhar o desenvolvimento intelectual, é preparar o jovem para que tenha conhecimento em casa uma das etapas como cozinha; campismo, nós, natação e salvamento; primeiros socorros; regras de segurança, orientação, transmissão de sinais, estudo da natureza, entre outros.
Além do chefe escoteiro, temos os pais (a base do grupo, sem pai para levar seus filhos, não existe movimento) e os dirigentes. O papel do adulto dirigente é gerir o grupo escoteiro, os chefes de sessão e seus assistentes para que proporcionem a melhor vida escoteira para todos, isto inclui burocracias, como relatórios, reuniões, sistemas para atualizar, parte financeira e assim vai…
O escotista e o dirigente institucional sabem que, mesmo sendo voluntários, tem sérias responsabilidades para com a sociedade, pais ou responsáveis e pelas crianças e jovens do Movimento. O escotista e o dirigente institucional responsáveis planejam o trabalho para aproveitar ao máximo o tempo disponível com os jovens, estudando os objetivos que tem em vista e a melhor maneira de atingi-los de acordo com o propósito do Escotismo.
créditos: escoteiros.org
Sobre o INDABA*
Nada mais é do que uma reunião dos chefes escoteiros, seja do mesmo grupo, do mesmo distrito, e por aí vai… Este fim de semana, estarei em Santa Rita do Sapucaí para o INDABA Distrital do Sul de Minas, com os chefes do meu grupo escoteiro e vou gravar um vlog para vocês. Então se inscrevam no canal do blog para ficar sabendo dos vídeos primeiro.
Se ficou alguma dúvida, não deixem de comentar!
Um beijo
Respostas de 4
Não me canso de dizer que admiro muito esse trabalho =D Acho lindo e só temos o que aprender com ele ^^
@Clay, eu ainda te levo em um grupo pra conhecer de pertinho tudo isso 😀
Fiz o curso preliminar, o CTR escoteiro e mes que vem tem o básico UFUF tudo pelos jovens <3
@Isabela Carapinheiro, tenho o básico em novembro D:
Mas é tudo pelos jovens \o
SAPS