TCC de gastronomia?

Aqui estou eu para lembrar da pior época da minha ex vida universitária, onde temos que fazer aquela monografia maldita que nos faz questionar: Farei algum dia outra faculdade para passar por isso de novo?
Ainda não posso dizer que não farei nunca.jamais.meu.deus, mas por enquanto o tal do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) ainda me assombra.

Mas vamos a pergunta de 1 milhão de Dilmas: Como é o TCC do curso de Gastronomia?
Resposta:
Depende da faculdade, é claro!

Isto acontece com qualquer curso, o TCC depende da faculdade, do corpo docente da mesma e de como eles querem que você sofra.
De acordo com minha pesquisa, a maioria das faculdades de gastronomia tem o TCC parecido: Criar um restaurante, fazer os pratos, escrever tudo sobre ele, desde a parte administrativa até o alho que vai no arroz e apresentar para a bancada do TCC… Parece legal, mas nenhum TCC é fácil minhagente!

Na faculdade que eu cursei e sobrevivi para contar pra vocês, o sistema é outro a pouco tempo (antigamente o TCC era esse do restaurante também), escrever uma monografia sobre qualquer tema relacionado à Gastronomia.

Tema definido, você passar a engolir todas as regras da ABNT que deveria ter aprendido durante o ensino médio mas não aprendeu porque tava escrevendo trabalho na folha de almaço. E toda a semana durante o ultimo semestre você (ou seu grupo, como foi meu caso) vai mostrar seu resenho pro professor/orientador mandar você reescrever tudo de novo porque não vai ta bom, mas claro ele é não totalmente do mal porque o trabalho dele é te ajudar.




Meu tema foi: Comida Mateira Escoteira. Falei sobre a comida que nós, escoteiros, preparamos durante os acampamentos, seus valores nutricionais, modos de preparos e etc… Farei um post sobre isso prometo!
Minha vida durante o TCC foi…… Pois é.

A melhor parte é a alegria de ter o TCC aceito e você pode se formar. E para refletir vale a leitura do Existe vida durante o TCC?

Um beijo!