Durante – quase – toda a minha vida, lembro de ter internet em casa… Ela chegou lá em 1995 quando eu mal tinha completado 3 anos de idade. O meu pai sempre trabalhou com computadores então tinha esta necessidade de estar conectado.

typing-desks-working

Foto via Visual Hunt

Agora acredito que todos sabem, o rumo que a internet no Brasil quer tomar, as tão temidas franquias. Apesar da Anatel ter suspendido a ideia da franquia por tempo indeterminado, não foi para dar voz aos consumidores.
A blogagem coletiva desde mês do grupo de Blogueiros Geek propôs que falássemos como era a vida no tempo da internet discada, já que se os planos de franquias forem para frente, nossa vida vai regredir e voltar a ser como os tão sofridos anos 90.

Só que muito pior do que os anos 90.

Como disse, eu era um criança nesta época, só usava a internet após muitas tentativas de discagem (quem lembra do barulhinho?) e só depois da meia-noite. Meus pais eram até legais neste quesito porque eu estudava a tarde, então podia usar a internet assim bem tarde da noite um pouquinho.

internet

Os meus sites favoritos da época eram barbie.com e bratz.com ambos em inglês. Não havia muitos sites em português, para crianças então nem se fala.
O segredo da época era ter paciência. Paciência para deixar o site carregar. Paciencia para não chutar tudo quando a conexão caia…

Naquele tempo quando as tardes eram livres, nada de jogar LoL ou Dota não. Os jogos eram todos offline e a maioria das brincadeiras de criança eram na rua mesmo. O computador passava a maior parte do dia desligado e sem internet ilimitada, o pacote Office era o software mais usado e mais importante de todos.

Quando criei meu primeiro blog, lá em 2003, já tínhamos banda larga em casa e ilimitada. Com meu IQC, depois o MSN, Orkut, Fotolog… Eu nunca tive um limite do que podia criar. A internet chegou na minha vida para me conectar com o mundo, assim como na vida de todo mundo.
Lá nos tempos da internet discada, quando precisava de notícias do meus avós que moravam bem no interior aqui de Minas Gerais ou ligávamos depois da meia-noite durante os fim de semana ou gastava cartões e cartões telefônicos nos orelhões.

Com a internet ilimitada até meu avô e seus quase 80 anos tem whatsapp.

A vida no tempo da internet discada 1

Photo credit: Skley via Visualhunt / CC BY-ND

Hoje dia 3 de Maio, comemoramos o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. Liberdade essa que vai ser tirada com as franquias!
Não quero ter que escolher entre quais vídeos ou não poderei assistir, quais sites acessar, se poderei ou não atualizar o blog e nossa, será que com o limite da franquia poderei subir um vídeo no meu canal do Youtube? Estas escolhas eu deixei no século passado, quando as nossas vidas não eram tão dependentes da internet como é hoje.

A hashtag #internetjusta está fazendo barulho e não podemos parar. Vocês podem ajudar acessando a página Movimento Internet Sem Limites.

Como era a sua vida nos tempos da internet discada?

barra_bg