Acompanhe:
Livros

A Casa Assombrada — John Boyne

52 Livros em 52 Semanas

 

A casa assombrada

Título: A Casa Assombrada
Autor: John Boyne
Editora: Cia das Letras
Ano: 2015
Páginas: 296
Classificação: 5/5
Skoob | Goodreads

Sinopse: Eliza Caine tem 21 anos e acaba de perder o pai. Totalmente sozinha e sem dinheiro suficiente para pagar o aluguel na cidade, ela se depara com o anúncio de um tal H. Bennet. Ele busca uma governanta para se dedicar aos cuidados e à educação das crianças de Gaudlin Hall, uma propriedade no condado de Norfolk – sem, no entanto, mencionar quantas são, quantos anos têm ou dar quaisquer outras explicações. Assim, ela larga o emprego de professora numa escola para meninas e ruma para o interior.

Chegando a Gaudlin Hall, Eliza se surpreende ao encontrar apenas Isabella, uma menina que parece inteligente demais para sua idade, e Eustace, seu adorável irmão de oito anos. Os pais das crianças não estão lá. Não se veem criados. Ela logo constata que não há nenhum outro adulto na propriedade, e a identidade de H. Bennet permanece um mistério.

A governanta recém-contratada busca informações com as pessoas do vilarejo, mas todos a evitam. Nesse meio tempo, fica intrigada com janelas que se fecham sem explicação, cortinas que se movem sozinhas e ventos desproporcionais soprando pela propriedade. E então coisas realmente assustadoras começam a acontecer…

~

Já falei um pouco sobre os livros do John Boyne em um dos posts da série “Minha estante” aqui no blog, então era só uma questão de tempo até ele aparecer na lista de livros deste desafio.

Quando Eliza se candidata à vaga, ela acha estranho que foi contratada com rapidez, sem nem mesmo uma entrevista, mesmo assim ela deixa Londres para trás e parte para Gaudlin Hall. Ainda na estação de trem, Eliza sente um empurrão que quase faz com que ela acabe embaixo de um trem.

Como se isso não fosse estranho o suficiente, ela é recebida na mansão apenas pelas duas crianças de quem ela deveria tomar conta: Isabella – uma menina tão desconfiada quanto inteligente – e Eustace – um doce menino. Os pais das crianças não estão em lugar nenhum e o único adulto presente na propriedade é o cocheiro.

Na primeira noite, Eliza sente um puxão forte em seus pés. Depois vêm outros acontecimentos estranhos: As janelas da casa, que são chumbadas, se abrem misteriosamente e ela é arremessada para fora – e depois de volta para dentro? -, a água gélida da torneira se transforma em água fervente e queima suas mãos. Intrigada pelos acontecimentos e pela ausência dos pais das crianças, Eliza tenta buscar respostas com os habitantes da cidade, mas todos eles parecem entrar em pânico quando ela chega perto.

O livro sustenta o tom de mistério com uma história bem amarrada, e o ritmo dos acontecimentos mantém o interesse na leitura.

De modo geral, gostei bastante do livro. Depois de me decepcionar um pouco com “O garoto no convés” de Boyne, este foi uma surpresa agradável. Li muito pouco de mistérios sobrenaturais, mas achei bem interessante a construção da história de A casa assombrada e me surpreendo como Boyne consegue escrever tão bem e prender tanto a atenção do leitor em temas tão variados como casa assombrada x segunda guerra mundial.

Recomendo para: A leitura é bem fácil, então pode ser lida por adolescentes ou adultos sem qualquer dificuldade. Não chega a dar medo, então pessoas medrosas podem ler sem problemas!

Onde comprar: Amazon | Americanas | Submarino


Compartilhe:
Comente:
Post Anterior Próximo Post

Você também pode gostar de:

2 Comentários

  • Responder Carla Nascimento

    Eita, eu penso em fazer esse desafio mas tenho medo de não conseguir, ainda mais porque tenho o costume de só ler na rua.
    Não conhecia nem o livro nem o autor, mas gostei bastante do título, bem o que eu costumava ler na adolescência.

    http://www.faltouacucar.com

    19 de junho de 2015 às 19:07
    • Responder Ana P.

      @Carla Nascimento, também tinha esse medo quando comecei o desafio! (Na verdade, estou super atrasada). Mas a vantagem é que só de colocar a meta ela já te obriga a ler muito mais do que você leria normalmente (mesmo que você esteja atrasada).

      Gosto bastante dos livros do John Boyne! Tem algumas outras resenhas dos livros dele por aqui se ficar curiosa (:

      14 de setembro de 2015 às 21:03

    Deixe uma Resposta