Uma história de Extraordinário
R.J. Palacio
Infantojuvenil
Intrínseca
2015
90
Em Plutão, R. J. Palacio traz a história de Christopher, o melhor amigo de infância de August Pullman, um garoto de feições incomuns que encantou leitores do mundo inteiro no romance Extraordinário.
Exclusivo em e-book, o livro alterna entre o presente e flashbacks de quando os dois meninos eram vizinhos. Plutão acompanha Chris ao longo de um dia especialmente complicado. Os pais estão se divorciando e ele está com dificuldades na escola, mas mesmo afastado do velho amigo, é relembrando alguns desafios e aprendizados que teve ao lado de Auggie que Chris encontra algum conforto. Uma linda história sobre o valor da amizade na vida das crianças, uma vivência intensa e marcante.
Eu podia jurar que tinha resenhado aqui o livro “mãe” deste. Mas, já que aparentemente eu pulei essa resenha, vou fazer um breve resumo: O personagem principal de Extraordinário é Auggie Pullman. Auggie nasceu com deformidades faciais que tornaram seu convívio social bem difícil. Este livro principal traz um pouco do início da experiência de Auggie na escola — já no quinto ano, depois de ter estudado por um bom tempo em casa — e as dificuldades que ele enfrenta para convencer a todos que, apesar de sua aparência incomum, ele é igual a todos.
Com o sucesso de Extraordinário, vieram os spin-offs. Um deles é Plutão.
Plutão na verdade é Christopher. Sua mãe e a mãe de Auggie eram amigas desde que estavam grávidas — simultâneamente — e, por consequência, seus filhos também se tornaram amigos desde bebês. Christopher sabe que Auggie é diferente, mas também sabe que ele é um gatoro como ele. Mas agora eles moram longe um do outro e, com a distância, até mesmo pararam de se falar. É de manhã quando a mãe de Christopher o acorda e lhe dá a notícia de que Darth Daisy, a cachorrinha de Auggie, morreu. Se recusando a ligar ao amigo, Christopher segue com sua rotina. Mas é neste dia que um acidente coloca sua pequena existência em perspectiva.
♠
Assim como Extraordinário, Plutão é um livro rápido e sua leitura é deliciosa. Tanto pela narrativa simples e fluída como pela significação da história e como a mesma é fácil de ser relacionada com a vida do próprio leitor. Indicado não só para adultos, R J Palacio usa uma linguagem simples, que pode ser tranquilamente entendida a partir da primeira década de vida. A história de Auggie serve como lente para o entendimento de que diferenças não tornam pessoas inválidas, nem menos dignas de respeito. A “moral” clara das histórias de Extraordinário são marcadas, mas não forçadas a ponto de tornar o livro demasiadamente infantil ou motivacional.
Respostas de 14
Já tinha uma certa curiosidade para ler a obra, e agora fiquei ainda mais na vontade! Adorei a resenha!
http://WWW.SEMQUASES.COM
Não esqueça de começar por “Extraordinário”! (:
oi, oi.
eu já li “Extraordinário” e posso dizer com toda a certeza de que foi o livro mais fofo que li no ano passado. a inocência do Auggie me encantou demais. eu já li “O capítulo do Julian” e amei. muito boa a ideia da escritora. contudo, não achei pra baixar “plutão”. sim, sou pobre e nem dinheiro pra comprar eu tenho. hahaha. agora que li tua resenha, confesso que fiquei curioso. bem que alguém poderia me mandar o arquivo por e-mail. hahahaha.
bjs!
Não me venha com desculpas
Oiê! Adoro teus comentários sempre <3
Me manda um e-mail (anapm.agostini@gmail.com) pedindo o livro (;
Também achei incrível a inocência do Auggie e a 'simplicidade' com a qual ele encara as coisas.
Beijos!
ana do céu, eu ainda não li extraordinário!!! cada vez que leio uma resenha dele me sinto ainda mais ET por não conhecer a historia. preciso resolver isso hahah beeeijo :**
Quando eu li não tinha ouvido muito sobre, mas a capa sempre me chamou muuuito a atenção. É incrível, vale muito a pena! :*
Que história fofa! Os personagens parecem ser bastante interessantes do ponto de vista psicológico.
Vou buscar para ler com certeza! <3
Poesia em Transe
Oi Gabriela, tudo bem?
Então, os personagens não são muito profundos porque são crianças, então não tem todo aquele desenvolvimento psicológico que se espera dos personagens adultos. Mas é muito interessante ver a perspectiva dessas crianças!
Oi Ana, esse spin-off parece ser uma delícia ~ assim como o livro “de origem”. Adorei a resenha!
Os dois spin-off que li até agora são tão bons quanto Extraordinário! Preciso arranjar um jeito de ler o terceiro haha
Acredita que ate hj nao li Extraordinario?! Sempre quero ler e esqueço de comprar, vou colocar na minha lista ja!
Beijos
Vale muito a pena! Já obriguei algumas amigas a comprarem quando vão comigo à livraria haha
Beijos!
Todo mundo fala tão bem de Extraordinário, mas até agora eu não li o livro 🙁 Preciso ler logo, porque parece ser uma história muito gostosa de ler. E Plutão parece ser tão bom quanto, e eu adoro spin-offs! Adorei a resenha!
Beijos
Meu Conto de Fada
Só vou te dizer 01 coisa: Leia!
Beijos!