Trabalhamos tanto durante a Black Friday que me senti inspirada a compartilhar com vocês sobre o meu dia a dia em um e-commerce. Se você quer investir na área, gosta de comércio, vendas, marketing e tudo isso na internet, senta aqui e vamos conversar sobre minha experiência.
Desafios de trabalhar em um e-commerce
O maior desafio de trabalhar em um e-commerce é mostrar que o que você oferece é real, seguro e bom. Diferente do varejo convencional que oferece o produto pro cliente ver e experimentar, aqui temos que mostrar o valor do serviço. Nos últimos cinco anos, as lojas virtuais brasileiras tiveram um aumento enorme no número de vendas e ainda tem muito espaço pra crescer.
Mas nós ainda enfrentamos o desafio do brasileiro que não confia em compras pela internet, o medo de não chegar, de não ser o que ele espera ou a expectativa dos correios fazer cagada… Este cliente é mais difícil de conquistar, o produto não esta na mãos dele pra sentir se custo-beneficio é bom ou não.
No dia a dia, eu do suporte técnico tenho que garantir o mais importante: o site precisa estar no ar. O trabalho do desenvolvedor, do TI e da manutenção precisa ser perfeito. Eu tenho que garantir que venda seja realizada de maneira objetiva, otimizando todos os dias o processo de compra para que ocora de maneira intuitiva.
E o cliente esta a um clique da concorrência, se o site não o prender, ele se dispersa na primeira mensagem do Whatsapp que receber e não volta. A competição entre os e-commerce é muito acirrada, por isso para a exigência para trabalhar em uma loja virtual é grande.
Quando as coisas dão errado, elas dão muito errado, socorro!
Do mesmo jeito que em uma loja física podem ocorrer incêndios ou enchentes causando prejuízos enormes, em um e-commerce seu site pode parar por alguma atualização sua ou problemas no servidor. A diferença é que o cliente não entende porque ele não vê. Se o seu site para ou aparece uns erros doidos de programação, ele fecha e não volta, é triste.
O dia a dia de um e-commerce
Então faz parte da minha rotina diária, fazer backups e testes antes de qualquer mudança, por menor que seja. A quantidade de arquivos que são gerados, fotos, imagens, códigos e vídeos testes que produzimos antes de você entrar no site e esta tudo lindo é absurda.
E por mais que esta parte técnica do e-commerce seja a mais importante, existem diversos outros cargos essenciais dentro da empresa e quanto maior a empresa, mais diversos eles são. É preciso por exemplo, a galera de atendimento ao cliente. Os clientes têm muitas dúvidas, muitas! E é ali que você vai garantir a venda ou não. Por não ser cara a cara, a ginga vem das palavras então a galera tem que ser afiada no marketing.
Propaganda, propaganda, propaganda… O pessoal dessa área podem comemorar porque é a que mais precisa de profissionais qualificados, criar anúncios e estratégias de marketing para trazer novos clientes é um desafio diário. Eu que também estou na parte de análise de SEO, então estou analisando concorrentes, escrevendo planejamentos estratégico de conteúdo, lendo artigos sobre novidades do mercado de SEO sempre. O trabalho de mostrar pro Google que nosso site é bonitinho para a primeira página de busca é o mesmo de concorrer a melhor vitrine do shopping.
O que tem de parecido entre uma loja virtual e uma loja física, é a parte de estoque. Temos a salinha de estoque, um sistema de gerenciamento, armazenagem, fornecedores, logística… E apesar do cliente não vir aqui, nem sempre trabalhar em um e-commerce significa fazer home office. Eu trabalho um escritório administrativo normal mesmo o negócio tendo começado na sala da casa dos meus chefes. No escritório é mais fácil se manter focado, receber fornecedores e fazer reuniões.
Em suma, estou digitando este post enquanto subo novos códigos para testar novas funções para melhorar a experiência do cliente dentro do site. Aqui não da pra servir um café quando ele passa pela porta, mas ele tem que se sentir acolhido do mesmo jeito ao entrar no nosso site.
Não é fácil, os desafios fazem parte do dia a dia. E quanto mais a gente vende (e tomara que a gente venda cada vez mais) maiores são os obstáculos.
◊
Ficou alguma coisa sobre como é trabalhar em um e-commerce? Deixa nos comentários!
Beijos
Respostas de 9
ter um comercio seja como for é muita ralação e com ecommerce nao é diferente, muito legal vc dividir um pouco da sua experiencia com a gente
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
É bem isso mesmo!
Beijão
Nossa Stephanie, muito legal ler sobre essa sua experiência trabalhando com e-commerce. Eu nunca tive essa experiência, imagino que os desafios sejam muitos. Boa sorte, sucesso e boas vendas pra vocês, viu? 🙂
Obrigada Camila 😀
Imagino que deve ser bem puxado mesmo. E até arrisco a dizer que é até mais difícil do que uma loja física. Gostei de conhecer a sua experiência!
Beijo!
Cores do Vício
Eu nunca trabalhei em uma loja física então não posso confirmar, acho que aqui a gente cansa mais a mente do que o corpo
Amei seu texto, meu marido tem uma loja no Mercado Livre, é totalmente diferente da loja virtual, no entanto ele não para um minuto, é muita responsabilidade e você tem que ter um diferencial. Não é fácil, mas com dedicação é possível.
A correria e a dedicação é a mesma 😉