Audiobook: ouvindo pela primeira vez 1

torci o nariz para audiolivros ou audiobook? Sim! Mas também já fiz isso com livros digitais e hoje eu gosto de um ebook tanto quanto um livro físico. Acredito que tem espaço para todos.

Deixei de consumir um ou outro? Não. Eu só mudei a forma de escolher. Livros físicos agora só edições especiais, de escritores que coleciono, obras que quero reler como sagas, etc. Os livros digitais tornaram mais acessíveis a leitura, da para ler em todo lugar de forma prática e em qualquer luz.

Mas aí o audiobook – que não é tão novo, se popularizou com os podcast mas eu não tenho costume de ouvir podcast (gosto só dos de entrevista e não aqueles temáticos, simplesmente não consigo prestar atenção, prefiro vídeo).

A primeira vez ouvindo um audiobook

Sem a menor vontade de conhecer um audiolivro porque parecia simplesmente chato ouvir alguém lendo um livro, conheci o Canal da Fantasia no Spotify por recomendação da plataforma mesmo e vi que eles tem um tipo de áudio livro diferente – o áudio dramatizado.

Tem uns títulos famosos pelo que olhei como O Senhor do Anéis, O Hobbit e Harry Potter (não sei se todos os livros). E o diferencial desse tipo de áudio, eleva sua experiência com o audiolivro em outro nível.

Coloquei O Senhor dos Anéis para ouvir e logo no início… “Um anel para todos governar…” já ganharam meu coração porque é DRAMATIZADO! Gente, é incrível. O que seria um áudio dramatizado?

Audiobook: ouvindo pela primeira vez 2

Não sei uma explicação técnica, mas é como se eu estivesse em um teatro e não pudesse ver, só ouvir.

E com isso, eu emergi na história de um jeito – fantástico! Um exemplo para vocês entenderem melhor, é em uma parte que os personagens estão acompanhando e acendem uma fogueira. Enquanto eles tem a narrativa, o narrador conta que o som da fogueira estava presente então no áudio, eles incluíram o som de uma fogueira com seus galhos estalando na chama quente.

Quando tem chuva, incluem barulho de chuva. E o meu favorito: quando é uma canção, eles realmente cantam!

E cada personagem é narrado por uma pessoa diferente. A leitura flui muito bem.

Audiobook: ouvindo pela primeira vez 3

Só que isso estava tão bom que cheguei a pensar que os caras estavam inventando partes né, afinal eu não consigo ler (ou ouvir no caso) Tolkien. Não é o meu estilo de leitura favorito e por isso, nunca consegui terminar de ler nem o primeiro livro “O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel”.

Peguei o livro físico que tem aqui em casa e passei a acompanhar junto com o áudio. E sim, é igualzinho sem tirar nem por. Não teria porque ser diferente, eu que sou doida.

Tem sido uma experiência com audiobook muito boa, mas não sei se eu escutaria de um jeito diferente. Só alguém lendo e talz… Continuo achando chato e prefiro assim, eu mesma ler – seja físico ou digital. Mas essa versão dramatizada está muito boa, finalmente vou terminar de ler essa trilogia de Tolkien.

Fora que, essa leitura diária tem me ajudado muito com as crises de ansiedade. Eu tenho problema de, em dias ruins, não consegui focar na leitura. Com o audiolivro, eu preciso focar senão passa e eu não entendi o que aconteceu, dai tem que voltar – é aquilo da cabeça estar longe e você ficar na mesma frase sempre sabe? Com o audiobook, eu me forço a prestar atenção para não perder a história e tem sido muito bom.

Conheça o Canal da Fantasia

Audiobook: ouvindo pela primeira vez 4

Claro que vou divulgar o trabalho dos caras, não é publicidade. Descobri por acaso e eles fazem um trabalho que merece ser conhecido.

Além do Spotify, eles estão no Instagram @canaldafantasia e no Facebook. E também em outras plataformas de áudio e no YouTube.

Quem ainda não deu uma chance para esse tipo de leitura, recomendo muito essa versão de áudio livro!

Um beijo