Biblioteca de Almas Book Cover Biblioteca de Almas
O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares #3
Ransom Riggs
Fantasia
Intrínseca
2016
416
Biblioteca de Almas — Ransom Riggs 1

Biblioteca de Almas é o último volume da celebrada trilogia iniciada com O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares. Neste terceiro livro, depois de sofrer com a morte do avô, conhecer crianças com habilidades peculiares em uma fenda temporal e partir pelo mar em uma busca desesperada para curar a srta. Peregrine, Jacob vai finalmente enfrentar a inevitável conclusão dessa turbulenta jornada.
Jacob descobre uma poderosa habilidade e não demora a explorá-la para resgatar os amigos peculiares e as ymbrynes da fortaleza dos acólitos. Junto com ele vai Emma Bloom, uma menina capaz de produzir fogo com as mãos, e Addison MacHenry, um cão com faro especial para encontrar crianças perdidas.
Partindo da Londres dos dias atuais, o grupo vai percorrer as ruelas labirínticas do chamado Recanto do Demônio, uma complexa fenda temporal que abriga todo tipo de vícios e perversões. É ali que o destino de peculiares de toda parte será decidido de uma vez por todas. Tal como os volumes anteriores da série, Biblioteca de Almas une fantasia, aventura e sombrias fotografias de época para criar uma experiência de leitura única.

~ Pode conter spoilers do primeiro e segundo livros. Para ler a resenha do primeiro volume da série, veja:
Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children ~

A história de Biblioteca de Almas começa exatamente no mesmo ponto em que o segundo livro termina. (Assim como o segundo começa exatamente onde termina o primeiro).

Tendo acabado de ser resgatados por Addison, Jacob e Emma precisam agora encontrar não só sua ymbrine como também todos seus colegas, que foram capturados por wrights. Com a ajuda do faro poderoso de Addison, e com a recém descoberta habilidade de Jacob de controlar hollowgasts, eles acabam em Devil’s Acre. Tendo serviço como um loop de punição anteriormente, repugnante parece ser apelido para tal lugar. Peculiares são exibidos em vitrines, vendidos como escravos; outros tantos parecem zumbis, viciados em Ambrosia, uma substância feita com pedaços da alma-peculiar de outros peculiares que, ao mesmo tempo que fortalece seus poderes por alguns minutos, os enfraquece a longo termo.

Em Devil’s Acre, atravessando uma ponte guardada por um hollowgast – que Jacob não consegue controlar muito bem – encontra-se a fortaleza dos wrights. É lá que eles precisam chegar e, de algum modo, derrotar todo o mal que se instaurou sobre o universo peculiar.

Novamente com muita ação e várias surpresas, a leitura deste terceiro livro foi incrivelmente fluída. Dos três, este foi o único que li diretamente no papel (preferi ler o segundo no Kindle para ler mais rápido) e é inegável que, mesmo que as fotografias estejam presentes no formato digital também, a leitura no formato impresso foi muito mais incrível.

De modo geral, acho que posso dizer que foi a série que eu mais gostei de ler até agora (sem contar, é claro, Harry Potter). Apesar de literatura fantástica não ser muito minha praia, eu também não acho que classificaria esta série como fantástica, apenas como peculiar. Algo completamente diferente de tudo que eu já li – em termos de história mesmo e também da construção imagética, por conta das fotografias. E que me surpreendeu e me encantou muito. Parte de mim quer encontrar mais livros assim, e parte de mim não quer nunca mais ler livros assim para assegurar à essa série o reino absoluto do meu coração ❤️

52 Livros em 52 Semanas