Como cuidar de porquinhos-da-índia

O Guia Rápido animal de hoje é sobre os animais que crio e cuido faz vários anos já: os porquinhos-da-índia! Ou cobaia ou guinea pig, este roedor sul americano da família Caviidae que é uma explosão de fofura.

Se você comprou ou adotou este animal sem saber nada sobre eles, eu tenho um canal no YouTube onde tem todas as dicas detalhadas de cuidados de alimentação, alojamento, saúde, comportamento, higiene… Enfim, lá ta tudo completinho pra vocês.

Neste guia você vai encontrar um resumo de como cuidar de porquinhos-da-índia e não se sentir tão perdido logo de cara.

  • Cercado, gaiola, alojamentos.

Em primeiro lugar, porquinhos-da-índia não podem ser criados em gaiolas. Nem mesmo na maior delas e acredite, vai ter muito vendedor querendo vender gaiolas “enormes” e “próprias para este roedor“. Não caia nessa. Eles devem ser criados em cercados de tela aramadas ou material semelhante.

Eles precisam de espaço! Gaiola nenhuma oferece espaço suficiente pra porquinhos-da-índia, deixando eles estressados e propícios a várias doenças, além que, a falta de espaço torna eles animais agressivos, perigoso de deixar perto de crianças.

Leia também: Inspiração • Cercados para porquinhos-da-índia

  • Alimentação

Porquinhos-da-índia devem diariamente comer ração, feno e verduras/legumes. A ração tem que ser própria pra este tipo de animal, não serve ração de coelho e inclusive faz muito mal. Feno ajuda a manter o intestino regulado, a gastar os dentes e contém vitaminas necessárias. Verduras, frutas e legumes completam a dieta porque são ricos em vitaminas e minerais.

Estas três categorias são obrigatórias na dieta diária do seu porquinho-da-índia.

  • Características e comportamento

Porquinhos são lindos, fofinhos e pequenos lá na loja né? Mas cuidado! Eles crescem e crescem muito! Algumas raças chegam a medir 30 cm e pesar até 5 kg, é um dos motivos que não da pra criar em gaiolas. Tenha ciência do espaço que precisa.

Como cuidar de porquinhos-da-índia

Eles são animais sociáveis, adoram companhia, é recomendado ser criado em dupla ou grupos porque podem literalmente morrer de carência (to falando muito sério) e também são assustados. Então até acostumar com a casa e o dono vão crescer ficar escondidos dentro da casinha.

  • Saúde e higiene

Eles não precisam tomar banho, porque se mantêm limpos como os gatos. E são animais sensíveis, pode morrer muito fácil se não tiverem o cuidado necessário com limpeza do cercado e alimentação. Mas eles não transmitem doenças, nem precisa de vacinas.

Único remédio que eles precisam tomar duas gotinha diariamente é a vitamina C (aquela normal de farmácia) isso se, não tiver na composição da sua ração. Por isso recomendo Megazoo, Nutrópica ou Funny Bunny que são rações que já vitaminadas e completas.

Eu sempre menciono nos vídeos que, cuidar de porquinhos-da-índia, pode ser mais complicado que cuidar de cães e gatos que são mais independentes. Então exige mais paciência e responsabilidade.

Qualquer dúvida sobre os cuidados deste tipo de roedor, respondo aqui nos comentários ou lá na nossa página do facebook.

Beijão